cachorro late

Como lidar com cães agressivos que costumavam ser dóceis

Cães agressivos provavelmente já foram dóceis e por algum motivo mudaram de comportamento. Para os tutores passar por uma situação dessas pode ser assustador. Mas é preciso manter a calma e ficar atento a todas as coisas que podem te ajudar a reverter a situação.

Com dicas importantes, muita paciência e dedicação, é possível resolver o problema. Por isso fique tranquilo e tenha em mente que seu cão não é mal. Ele provavelmente só está reagindo a alguma situação, e por algum motivo ele reage de forma agressiva.

Mudança de comportamentocarrapato

As mudanças de comportamento não surgem do dia para noite. Muitas vezes começa com uma rosnada que o tutor nem ouviu. Pode começar também com alguma rosnada ou latido para o tutor e aí a pessoa fica com medo e acorrenta o cão.

O que acontece que é não existe essa desculpa de “meu cachorro ficou agressivo sem motivo”. Os cães sempre tem um motivo para morder, latir ou rosnar. E nem sempre uma rosnada significa que o animal é violento. Pode ser só por estar avisando que não gostou de algo.

Aproveite para ler sobre a nova teoria que desmistificou a teoria do cão dominante

Medocachorro late

O medo é o principal fator para as situações tornarem cães agressivos. Geralmente é medo de pessoas por já ter sido maltratado. Ou medo de algum objeto. Pode ser medo também de perder o alimento ou os brinquedos que ele tanto gosta.

Nessa circunstância o cãozinho está apenas protegendo as coisas dele. Ou ele mesmo. Então quando o cão leva uma bronca das grandes por isso, ou é acorrentado. Então ele se torna mais agressivo na tentativa de se defender ainda mais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães com medo de fogos de artifício

Estresse

O estresse é outro motivo para provocar desconforto nos animais. Assim cães agressivos podem apenas estar estressados. Então um cão que não gosta de algo que o tutor esteja tentando forçar a fazer. Pode estar apenas demonstrando que não quer fazer aquilo por estar bastante desconfortável.

Então é preciso ficar atento aos sinais do seu peludo. Não necessariamente são cães agressivos. Eles podem simplesmente estar estressados com a situação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre raças brasileiras que talvez você não conheça

Reforço do comportamento negativo

Cães agressivos por algum motivo podem fazer o tutor dar algo a ele que ele quer. Não necessariamente ele está forçando o tutor. Mas o dono fica com medo e dá um osso para acalmar o cachorro. Então o peludo aprende que se ele se demonstrar agressivo ele ganha coisas.

Obviamente o cãozinho vai repetir a atitude, provavelmente sem a vontade de atacar. Mas simplesmente por que ganha algo assim. O tutor vai repetir e o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.

Como evitarComo lidar com cães agressivos que costumavam ser dóceis

É preciso estar atento a tudo e evitar que colocar o cãozinho em situações estressantes. Faça o possível para não expor ele a coisas que ele tenha medo. E também tente não reforçar comportamentos negativos.

Os cães precisam se acostumar as situações. Então se ele se demonstra com medo ou estressado por algo, tente acostumá-lo aquela coisa e demonstre que é algo bom. Reforçando os comportamentos positivos.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como deixar o cão mais obediente com dicas simples

Como lidar com cães agressivoscachorro late

As dicas são basicamente as mesmas. Mostre que as coisas que ele não gosta são legais e faça o seu cãozinho ficar mais tranquilo. Recompense quando ele estiver calmo e assim ele vai querer repetir esse comportamento.

Também ignore os comportamentos agressivos para que ele não consiga nada com eles e comece a desistir dessas atitudes. Assim você guia o peludo para o comportamento mais aceitável.

Adestramento positivo

Nem todo mundo tem coragem de colocar as dicas em prática sozinho. O importante é você saber que cães agressivos podem voltar a ser dóceis e tranquilos. Antes de tudo fique calmo, não prenda seu cão e também não xingue nem brigue com ele.

Se achar necessário busque a ajuda de um adestrador profissional. Confira as qualificações dele e só recorra a um adestrador que use reforço positivo. Se ele usar coleiras de choque ou som e outros recursos violentos, fuja dele.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *