Ter muitos cães em casa traz uma grande alegria. É sempre aquela festa todos os dias mas, os cães também têm os seus dias ruins, principalmente se sentem que o seu território foi invadido. Sabe aquela história do irmão mais velho ter ciúmes do irmãozinho que acaba de chegar e ganha toda a atenção dos donos? Com os cachorros os sentimentos se repetem e é preciso ter muito cuidado.

Cães viviam em matilhas desde o início dos tempos e era comum que um deles tomasse à frente do grupo e passasse a liderá-los. Essa função era conquistada pelo cachorro mais forte e se alguém tentasse tomar o seu lugar, certamente haveria uma grande briga até a morte para ver quem vencia. Os tempos mudaram mas, os instintos continuam os mesmos de tempos atrás. Só que os cães não vivem mais em matilhas e você precisa mostrar em é que manda.

O ciúme é sempre ruim?

Cachorro na janela do carro
Cachorro na janela do carro – Foto: Freepik

O sentimento deve ser visto de forma diferente quando se trata de cães. Nós humanos, achamos que o ciúme é bom até certo ponto e que esse sentimento não deve ultrapassar um certo limite. Já com os cães a história é um pouco diferente. Por exemplo, esse sentimento de posse em um cão de guarda pode ser bem aproveitado se o adestramento for realizado para que o ciúme esteja sempre canalizado para defender os familiares. Do contrário, o cão pode se tornar agressivo até mesmo com os próprios donos.

Os cães sentem ciúmes ou não?

Casal e cachorro com a língua pra fora
Casal e cachorro com a língua pra fora – Foto: Freepik

Na verdade, o que chamamos de ciúmes é na verdade o velho instinto de líder da matilha sobressaindo. Se o cachorro sentir que você não tem o controle da situação então, ele vai interferir como o líder da situação. É justamente nesse ponto onde mora o perigo. No momento em que você for dar carinho a outro cão que mora com você e o outro cão se colocar entre vocês, é preciso que algo seja feito ou então, haverá problemas futuros.

Veja também: Aprenda a construir uma casa de cachorro

Comportamento de líder

Cachorro com coleira
Cachorro com coleira – Foto: Freepik
Cachorro em fundo branco
Cachorro em fundo branco – Foto: Freepik

Permitir que o cachorro se torne o dono da situação pode fazer da sua vida um verdadeiro inferno! Existem situações absurdas nas quais os cães impedem os donos de receber visitas e atender ao telefone pois, latem o tempo inteiro querendo atenção exclusiva. Até a hora de dormir se torna um problema pois, o cão acorda qualquer um se ele quiser brincar não importa a hora. E ainda há situações em que o pet senta no sofá e não permite que o dono faça o mesmo.

Entende agora porque tomar a liderança da situação é tão importante? Se você não tiver pulso firme para lidar com esse tipo de comportamento, viverá sendo refém do seu cão dentro da sua própria casa. Alimentar esse tipo de situação é ainda pior. Sempre que algo parecido acontecer não dê ouvidos ao cão, ignore-o e se ainda assim ele não parar de incomodar, repreenda-o e coloque-o de castigo, num lugar onde ele fique sozinho e afastado de todos.

leia também: Entenda a mudança de comportamento dos cachorros idosos

A situação pode piorar

Cachorro com a língua pra fora
Cachorro com a língua pra fora – Foto: Freepik

Se você acha que isso que acabou de ler é o pior que pode acontecer está enganado. O cão pode ficar tão controlador que não vai seguir nenhuma de suas ordens e se você insistir pode até atacar a você e sua família. Mas, as coisas não precisam ser assim. Cuidar de um cão não é apenas dar amor, é principalmente, impor limites, educá-lo com disciplinas e regras. Alguns cães oferecem maiores dificuldades para serem educados em casa. Neste caso, você pode procurar a ajuda de um adestrador profissional.

Como evitar esse tipo de comportamento

Uma menina e três cachorros em fundo branco
Uma menina e três cachorros em fundo branco – Foto: Freepik

Liderança é fundamental: você tem que se ver como o líder da casa. Não permita que chantagens emocionais e aquele jeito de cachorro sem dono, que todos sabem fazer muito bem, amoleça o seu coração e faça você ceder.

Determine qual é o espaço dele: os cães podem ser muito espaços e tomar os locais da casa que pertencem a você como sofá e até mesmo a sua cama. Faça com que ele entenda qual é o seu lugar e o dele. Não deixe que ele se torne o dono do pedaço nem pela primeira vez. Esse tipo de comportamento é difícil de tirar.

Eles latem quando você está no telefone ou dormindo: se você ceder a primeira vez, será difícil desfazer esse tipo de comportamento. Faça ele entender quem é que manda e continue fazendo o que você estava fazendo.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde
    Meu cão de um aninho Fidel RIIND,ele é muito ciumento até mesmo com meu esposo não deixa ninguém se aproxima de mim.
    Antes dele nós já tínhamos o José Dirceu é um Pastor já idoso e muito dócil e a Pretinha é RIND e sempre se deram bem!
    Agora ele briga e avança encima de todos querendo minha atenção só pra ele…
    O que preciso fazer para mudar essa situação desse ciúmes do Fidel comigo?
    Já fui mordida pelo Dirceu por causa dele…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here