É preciso saber a hora certa de dar banho, mas também como escolher o shampoo ideial para o seu peludo. Isso porque os cães não são todos iguais e não é só usar qualquer shampoo. Então nesse artigo você vai descobrir como escolher o shampoo ideal.

Nesse artigo você aprende sobre alguns critérios e aprende dicas valiosas para fazer uma boa escolher. Escolher o shampoo ideal para seu peludo vai ajudar o seu cão a ficar mais feliz e saudável.

Shampoo para cães

escolher o shampoo

Os cães tem uma pele muito mais sensível que os humanos, então escolher o shampoo certo para o seu peludo inclui ir a pet shop. Nada de cair na tentação de usar o seu shampoo, ou uma barriga de sabão de roupas para economizar.

Pode apostar que comprar o shampoo correto é um ótimo investimento. Assim você evita doenças de pele. Cuidando assim da saúde do seu cãozinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre banho em filhotes e saiba quando e como fazer

Cor dos pelos

cão branco

Cães de pelagem branca ou preta costumam precisar de um shampoo específico. Isso porque a pelagem dessas cores costuma ficar manchada, pelo sol e outros fatores. Sendo que a pelagem branca pode ficar amarelada e isso costuma incomodar os tutores.

Opte por shampoos clareadores para os peludos brancos e escolher o shampoo para pelos escuros é a dica para os cães pretinhos. Pode parecer besteira, mas você vai notar uma enorme diferença se optar por esses produtos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados na hora de dar banho no cachorro

Sensibilidade da pele

cão albino

Alguns cães possuem peles ainda mais sensíveis e até alergias. Nesse caso vale a pena procurar o veterinário, não apenas para o tratamento de alergias. Peça orientação de como cuidar da pele do seu peludo.

Shampoos dermatológicos podem ser os melhores nessas ocasiões. Procure a opinião do veterinário mesmo assim.

Shampoo neutro

cão tomando banho

Shampoos neutros costumam ser mais baratos e servir para uma gama maior de cães. Para escolher o shampoo neutro você deve observar se seu peludo não apresenta nenhuma das características destacadas anteriormente.

Se o cãozinho não tem pelagem branca ou negra, nem maior sensibilidade, ou alergias. Então escolher o shampoo neutro pode ser a melhor escolha.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre enriquecimento ambiental e como usar para deixar seu cão mais feliz

Observe o cão

banho em filhotes

Observar se o cão gosta e se sente bem com o shampoo também é importante. Assim como nós humanos não gostamos de usar shampoos que tem cheiros desagradáveis para nós, o mesmo acontece com os cães.

Por isso o ideal é fugir de shampoos com cheiros muito fortes. Vale a pena levar o cãozinho para a pet shop e deixar ele dar uma cheirada nos shampoos e descobrir os que ele não gostou. Assim você nem precisa comprar e experimentar, já leva algo sabendo que ele não se incomoda.

Outros produtos são necessários?

escolher o shampoo

Você pode usar sabonete também específico para cães. Se você quer dar uma economizada pode usar primeiro o sabonete e depois o shampoo. Assim economiza o produto. Mas lembre-se que cães são cães e não pessoas. Eles não precisam de condicionadores, perfumes, colônias, nada disso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre humanização dos cães e saiba porque isso é perigoso

 Pet Shop

Nem todo mundo da banho no seu cão em casa. E às vezes ou sempre, opta por banhos na pet shop. Vale a pena conversar e procurar saber quais os produtos que eles estão usando. Ficar para assistir o primeiro banho ou até seu cãozinho se acostumar a situação também é legal.

Muitos cães não se sentem bem durante o banho, ou alguns mesmo tranquilos e dóceis podem ficar desconfortáveis em banhos em pet shop. Por isso não é só escolher o shampoo certo para dar banho em casa. É ideal que você esteja atento a todos os detalhes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here