Como ensinar o cão a morder apenas o brinquedo

Para alguns tutores seria um sonho ensinar o cão a morder apenas o brinquedo dele. Isso por que por mais que ele tenha brinquedos lindos e divertidos. O cão insista em enfiar os dentinhos no sapato, móveis e outros objetos.

Pior que os cães são assim mesmo, se você não tiver paciência e dedicação eles podem nunca aprender a diferenciar o que podem ou não morder. Por isso é importante seguir boas dicas para resolver o problema.

Troque pelo brinquedoosso

Sempre que o cão pegar algo que não deve para morder, o indicado é trocar pelo brinquedo. Pode ser a sua mão, ou um sapato, o controle remoto. Se você não quer que ele morda aquilo então tem que trocar imediatamente por um brinquedo que seja dele e de preferência próprio para mordidas do porte do seu cão.

Evite o acesso a coisas proibidas

job

É óbvio que você não vai esvaziar a casa. Mas deixar o seu sapato caro no meio da sala é covardia. A maioria dos cães vai querer morder, principalmente se ele já apresenta esse comportamento.

Então aceite que seu cão é um cão, e cachorros roem coisas. Pare de deixar as coisas fáceis demais. Coloque as coisas mais irresistíveis para ele em locais de difícil acesso. De preferência bem guardados e longe da vista do peludo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Não permita que morda objetos velhos

Se você deixar o cão destruir aquela almofada velha então ele vai destruir uma almofada nova também. Eles não sabem diferenciar que algo podia por ser velho, eles só identificam que é um objeto parecido.

Se você permitiu com o anterior, então não deve ter problema com esse também. E assim o cão destrói algo novo e você dá uma bronca nele, ele não entende e fica triste por você estar com raiva.  Por isso permita apenas que ele morda os brinquedos.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como limpar corretamente o objeto e ambiente do seu cão

Não corra atrás do cão

Se na primeira tentativa de retirar o objeto do cão não der certo. E o cachorro sair correndo, não corra atrás dele. Isso por que a brincadeira de pega-pega vai parecer divertida para ele. Então ele com certeza vai querer repetir a situação e vai voltar a morder outros objetos proibidos.

Como resolver isso? Peque um petisco, se sente no chão e chame o cachorro. Deixe o petisco bem a mostra na sua mão. Peça o objeto, quando ele soltar dê o petisco. Isso vai fazer ele querer entregar as coisas para você quando você pede.

Depois dê um brinquedo. Ele precisa morder algo e você deve direcionar o cãozinho ao que é permitido. Assim ensina o cão a morder apenas o brinquedo e não as outras coisas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 5 dicas para deixar o cão sozinho em casa

Encoraje a pegar o brinquedo

Sempre que o cãozinho pegar o brinquedo você deve parabeniza-lo. O ato de sorrir, fazer um carinho e dizer palavras legais faz o cachorro entender que aquilo é legal. Então comece a dar bastante atenção ao cão quando ele estiver mordendo o brinquedo.

Proporcione uma rotina

Para ensinar o cão a morder apenas o brinquedo é preciso estar atento a outras situações. O cachorro pode estar com energia elevada e não sendo gasta. Ele pode estar com dores na gengiva por conta da comida, ou outros problemas.

Fique atento ao seu peludo. Proporcione uma rotina tranquila com passeio diário, alimentação equilibrada. Leve o peludo para brincar e tenha todos os cuidados. Escovar os dentes do seu cão e ficar atento a tártaro e mudanças na gengiva também podem ajudar a resolver um problema inesperado.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here