Como cuidar de machucados simples nos cães

Veterinário
Foto: Freepik

É comum os cães desenvolverem machucados simples em casa. Às vezes eles podem estar correndo ou brincando e esbarrar nas coisas. Os cães maiores principalmente costumam ser muito estabanados. E independente do tamanho eles pode se machucar de repente de diversas formas.Por isso nesse artigo vamos te mostrar como proceder caso seu cão se machuque em casa. E assim você poderá cuidar dele e tomar conta da situação. Ao invés de simplesmente se desesperar como muita gente acaba fazendo.

Esteja preparado

Antes de ocorrer alguma incidente, é preciso que você esteja preparado para justamente dar conta sem correria do que acontecer. Então vamos listas aqui coisas que é importante você ter em casa para fazer curativos simples e resolver o problema do peludo.

  • Focinheira de procedimento

Não importa o tamanho do seu cachorro, mesmo os pequeninos podem morder ao sentir dor. É um reflexo. Você provavelmente já empurrou alguém que te machucou sem querer. Ou gritou com alguém que estava cuidando de um machucado seu.

Para os cães o reflexo é morder. Eles não fazem por mal, mas para manter sua segurança é importante ter uma dessas em casa adequada para o tamanho do seu peludo.

  • Faixa

Pode ser necessário enfaixar o peludo para segurar o curativo direitinho.

  • Algodão

Facilita para fazer a limpeza de uma ferida.

  • Gaze e esparadrapo

Pode ser necessário para fechar a ferida. Geralmente é o preferencial para evitar que bactérias e bichos como moscas tenham contato com o local frágil.

  • Cicatrizante para cães
Pug
Foto: Freepik

É importante ter um cicatrizante específico para cães em casa. Sempre dentro da validade. Os de spray podem ser mais fáceis de aplicar.

Avalie a situação

Antes de sair mexendo é importante avaliar a situação, cachorro que bateu a cabeça ou ficou desacordado não é situação simples de resolver em casa. É preciso ir ao veterinário imediatamente.

Mas nos casos simples você pode resolver sozinho. Foi uma feridinha simples na pata ao esbarrar em algo? Dá pra você mesmo fazer o curativo. É importante averiguar direitinho qual foi a situação. Só dá para resolver em casa coisas bem simples.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cuidar de um cão doente se você tem mais de um cão

Curativo em machucados simples

Para fazer o curativo o indicado é primeiro colocar a focinheira. Por mais que você conheça seu cão, como foi falado, ele pode te morder devido ao reflexo da dor.

Depois você deve lavar a ferida com água fria e limpa. Se possível potável para ter certeza que está bem limpa. Você pode usar o algodão para limpar, sempre tomando cuidado para não machucar mais o seu cão.

Feito isso dê uma secada com gaze e coloque o cicatrizante bem em cima da ferida. Logo depois você deve colocar uma gaze limpa em cima e depois fechar com esparadrapo. Para alguns cães mais agitados pode ser necessário colocar a faixa para segurar melhor.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como evitar acidentes com o cão em casa

E depois?

Agora é preciso trocar o curativo todo dia e averiguar se a ferida está melhorando. Impeça que o seu cão mexa nela e não deixe ele lamber a ferida de jeito nenhum. Se a ferida não apresentar nenhuma melhora visual em três ou quatro dias é importante consultar o veterinário.

É bom ressaltar que esses cuidados são para machucados simples. Seguindo essas indicações tranquilamente seu cão vai se recuperar. Mas se você se sentir inapto a fazer curativos em machucados simples pode sim levar o cão ao veterinário.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here