Colocar coleira para passear em cães extremamente agitados e ansiosos não é tarefa fácil. Os cães no geral adoram passear e sabem que quando o tutor coloca a coleira e a guia neles, significa que vão sair.
Por isso eles ficam ansiosos e agitados e podem dificultar bastante a situação. Nesse artigo você aprende a colocar coleira e guia no seu cão na hora de passear e deixa-lo mais tranquilo. Assim o passeio vai se tornar o momento feliz que deve ser e não um transtorno.
Espere ele se acalmar
Se você chama para passear e coloca a coleira e a guia na hora que ele está agitado. Ele entende que aquela é a forma certa de se comportar naquele momento, e então vai ficar mais agitado nesse momento.
Ao invés disso, pegue a coleira e guia e não coloque no cão até ele se acalmar. Isso pode demorar, mas é preciso ter paciência para educar cães. Se o cão se acalmar e quando você começar a colocar a coleira ele voltar a ficar agitado, retire.
Não dê atenção enquanto ele estiver agitado, apenas espere. Com muita repetição desse comportamento, ele vai entender que quanto mais agitado ficar, mais vai demorar, e que não vai passear enquanto não estiver tranquilo.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar melhor a rotina do seu cão
Ensine seu cão a sentar antes
É um grande passo ensinar o cão a sentar antes. Pois fica mais fácil para colocar a guia. E também já é um nível de obediência e o cão já aprende como ele ganha algo se tiver o comportamento que você quer.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a idade certa para castrar seu cão
Use um petisco
Muitas vezes passar a cabeça do cão pela coleira ou peitoral é o mais difícil. Não por que o cão tenha medo disso, mas por que tudo vira uma grande brincadeira para ele. Usar um petisco colocando sua mão dentro da coleira e só dar o petisco quando ele deixar passar a coleira pelo pescoço, ajuda.
Você também pode usar o petisco para ensiná-lo o comando fica. Que pode ajudar bastante na hora de acalmá-lo para colocar coleira ou peitoral e a guia.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre o significado de alguns comportamentos dos cães
Não saia quando colocar coleira
Aí você consegue ensinar o cão a colocar coleira, guia e resolve que é hora de sair. O cão volta a ficar muito ansioso e se preparar para te arrastar pela rua. Para acalmar mais o cão, você pode colocar a coleira e a guia e não sair na mesma hora.
Enquanto o cão não se acalmar, ignore-o. Sempre que você pegar a guia para sair e ele voltar a pular, latir ou ficar enlouquecido. Solte a guia e volte a ignorar o peludo. Vai levar tempo sim, mas só assim ele vai entender que enquanto não se acalmar ele não sai.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como socializar cães tímidos com pessoas
Paciência
É preciso muita paciência. Pode parecer difícil, e é mesmo. Mas você escolheu ter um cão, e educar nunca é fácil. Se você resolveu ter um cão deve estar disposto a todo esse esforço, ou pode estar disposto a aguentar ele agitado e te puxando, pulando ou latindo.
O ideal, no entanto, é ter bastante paciência e se esforçar para conseguir acalmar o cão. Afinal, não é saudável para eles toda essa ansiedade. Mas é preciso ficar ciente que somos humanos, e que nem tudo vai ser do jeito perfeito, se você tentou e não deu certo, pode pedir ajuda de um adestrador profissional.
Sinceramente já tentei de tudo, mas minha cadela é louca. Pula, morde a coleira na hora de colocar, fica absolutamente um diabo da tasmania. Ultimamente desisti de levá-la pra passear. Quando começa a loucura, eu dispenso ela pro quintal e tranco a porta, pra evitar bater nela, de tanto ódio que me dá!