Como colocar coleira em cães agitados e ansiosos

Colocar coleira para passear em cães extremamente agitados e ansiosos não é tarefa fácil. Os cães no geral adoram passear e sabem que quando o tutor coloca a coleira e a guia neles, significa que vão sair.

Foto: Freepik

Por isso eles ficam ansiosos e agitados e podem dificultar bastante a situação. Nesse artigo você aprende a colocar coleira e guia no seu cão na hora de passear e deixa-lo mais tranquilo. Assim o passeio vai se tornar o momento feliz que deve ser e não um transtorno.

Espere ele se acalmar

Se você chama para passear e coloca a coleira e a guia na hora que ele está agitado. Ele entende que aquela é a forma certa de se comportar naquele momento, e então vai ficar mais agitado nesse momento.

Ao invés disso, pegue a coleira e guia e não coloque no cão até ele se acalmar. Isso pode demorar, mas é preciso ter paciência para educar cães. Se o cão se acalmar e quando você começar a colocar a coleira ele voltar a ficar agitado, retire.

Não dê atenção enquanto ele estiver agitado, apenas espere. Com muita repetição desse comportamento, ele vai entender que quanto mais agitado ficar, mais vai demorar, e que não vai passear enquanto não estiver tranquilo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar melhor a rotina do seu cão

Ensine seu cão a sentar antes

É um grande passo ensinar o cão a sentar antes. Pois fica mais fácil para colocar a guia. E também já é um nível de obediência e o cão já aprende como ele ganha algo se tiver o comportamento que você quer.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a idade certa para castrar seu cão

Use um petisco

Muitas vezes passar a cabeça do cão pela coleira ou peitoral é o mais difícil. Não por que o cão tenha medo disso, mas por que tudo vira uma grande brincadeira para ele. Usar um petisco colocando sua mão dentro da coleira e só dar o petisco quando ele deixar passar a coleira pelo pescoço, ajuda.

Você também pode usar o petisco para ensiná-lo o comando fica. Que pode ajudar bastante na hora de acalmá-lo para colocar coleira ou peitoral e a guia.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o significado de alguns comportamentos dos cães

Não saia quando colocar coleira

Aí você consegue ensinar o cão a colocar coleira, guia e resolve que é hora de sair. O cão volta a ficar muito ansioso e se preparar para te arrastar pela rua. Para acalmar mais o cão, você pode colocar a coleira e a guia e não sair na mesma hora.

Enquanto o cão não se acalmar, ignore-o. Sempre que você pegar a guia para sair e ele voltar a pular, latir ou ficar enlouquecido. Solte a guia e volte a ignorar o peludo. Vai levar tempo sim, mas só assim ele vai entender que enquanto não se acalmar ele não sai.

Foto: Freepik

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como socializar cães tímidos com pessoas

Paciência

É preciso muita paciência. Pode parecer difícil, e é mesmo. Mas você escolheu ter um cão, e educar nunca é fácil. Se você resolveu ter um cão deve estar disposto a todo esse esforço, ou pode estar disposto a aguentar ele agitado e te puxando, pulando ou latindo.

O ideal, no entanto, é ter bastante paciência e se esforçar para conseguir acalmar o cão. Afinal, não é saudável para eles toda essa ansiedade. Mas é preciso ficar ciente que somos humanos, e que nem tudo vai ser do jeito perfeito, se você tentou e não deu certo, pode pedir ajuda de um adestrador profissional.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here