Tem um cãozinho novo chegando na área? Vai comprar ou adotar um pet, mas não sabe por onde começar os preparativos para recebê-lo? Então confira nosso artigo com os principais itens para fazer seu enxoval para cães.

Afinal de contas, antes de adotar/comprar um cachorro, é fundamental que você esteja preparado para recebê-lo, seja ele um cachorro filhote ou um cachorro adulto.

Entre os itens essenciais para o enxoval do cãozinho estão a coleira, ração, comedouro, bebedouro, tapete higiênico, dedeira, pasta de dente, shampoo, condicionador, toalha, escova para pelos, brinquedos, caminha, casinha e caixa e transporte. Parece bastante coisa, né?

Então confira nosso artigo com uma listinha de enxoval para cães, para que você não se esqueça de nada! Afinal, o novo integrante da família merece ser bem recebido com muito amor, carinho e conforto.

Veja abaixo!

enxoval para cães
Cãozinho preto e marrom, em fundo laranja. Crédito da foto: Freepik

Enxoval para cães – Confira os principais itens:

Enxoval para cães – 1) Coleira para cachorro

Um dos primeiros itens para comprar ao montar um enxoval para filhote de cachorro, ou mesmo para um cachorro adulto, é a coleira para cachorro.

Atualmente, é possível encontrar com facilidade opções fabricadas em diversos materiais, modelos e estampas. Sua seleção, entretanto, deve levar em conta a funcionalidade.

O ponto fundamental para fazer a escolha mais assertiva diz respeito à indicação e à função da coleira, já que cada porte, raça e comportamento dispõe um tipo específico. Após isso, você pode optar pela estampa que mais lhe agrade.

Os principais tipos encontrados no mercado, são a coleira plana ou tradicional, o enforcador (não muito recomendado), a peitoral e a anti-puxão ou easy-walk.

Enxoval para cães – 2) Ração

A ração para cachorro é um item obrigatório na lista do enxoval para cachorro.

A cada dia que passa, elas estão diversificadas no mercado e, por isso, é preciso ter atenção para escolher o melhor tipo para o seu cão.

O ideal é optar pela ração que seja recomendada para a idade, o porte e a raça do pet.

Também existem opções indicadas para animais com necessidades especiais, como aqueles com problemas renais ou diabetes, por exemplo.

É fundamental estar atento ao valor nutricional, aos ingredientes e se o produto possui substâncias nocivas em sua fórmula, como corantes e conservantes artificiais ou transgênicos.

Atualmente, podemos encontrar várias rações para cachorro, que estão divididas em Standard, Premium e Super Premium.

Enxoval para cães – 3) Comedouro e bebedouro

Ao se pensar em o que comprar antes de ter um cachorro, o comedouro e o bebedouro devem ser lembrados.

Como existe uma grande variedade desses produtos no mercado, é importante ter cuidado com alguns pontos, como o material com o qual o modelo é feito, o tamanho e sua funcionalidade.

Sobre o material, o comedouro e o bebedouro podem ser encontrados em inox, plástico, alumínio e cerâmica.

Em segundo lugar, quanto ao tamanho, devemos ter atenção à altura, diâmetro e a capacidade.

Já sobre a funcionalidade, existem opções automáticas, lentas, interativas, elevadas e ergonômicas. Fique atento, também, à altura dos potes e ao local onde eles devem ser colocados.

enxoval para cães
Cachorro branco peludo deitado em sua caminha azul, com um brinquedinho amarelo. Fundo azul claro. Crédito da foto: Freepik

Enxoval para cães – 4) Tapete higiênico

tapete higiênico para cachorro é mais um item fundamental na casa, principalmente se você mora em apartamento ou em casa sem espaço adequado para o cão fazer a sua necessidade.

Um ponto positivo é que o tapete higiênico é bem prático, além de ser fácil para ensinar ao cão, pois alguns contam com aroma atraente aos animais.

Atualmente encontrado em duas versões, uma lavável e outra descartável, o aconselhado é optar por um modelo que consiga absorver o máximo de líquido possível, pois de nada adianta um tapete vaze com apenas um xixi.

Além disso, você também deve estar atento às dimensões e em como o tapete deve ser higienizado, no caso dos modelos laváveis.

5) Escova e pasta de dente para cachorro

Muitos podem considerar exagero, mas a escovação dos dentes do cachorro é indicada por todos os veterinários, além de ser indispensável para uma boa saúde bucal.

E não é só por conta do mau hálito, mas pela formação de placas e tártaros, que podem causar problemas mais sérios, como até mesmo a perda dos dentes.

Existem tipos diferentes de escova de dente e pasta para cachorro.

As escovas podem ter cabo longo, indicadas para cachorros maiores e mais agitados, dedeiras, para cães pequenos e dóceis, ou ter formato de brinquedo.

Vale ressaltar que também existem vários tipos de pastas, que variam de acordo com o sabor, os ingredientes e as necessidades especiais.

6) Shampoo, condicionador e toalha

Dar banhos no cachorro regularmente previne problemas de saúde, além de ser parte do tratamento para cães alérgicos, então é fundamental que todo pet tome banho.

O shampoo para cachorro é item indispensável na manutenção do pelos e nascimento de novos, mantendo, inclusive, a pele em boas condições.

Já o condicionador hidrata os pelos, especialmente em cachorros de pelo comprido.

É importante que esses produtos não tenham cheiro forte e sejam produzidos com materiais hipoalérgicos. Atualmente, existem opções variadas no segmento, com produtos para todos os tipos de pelagem.

Por fim, as toalhas devem ser produzidas com material suave e não áspero, para que não prejudiquem a pele e o pelo do cachorro.

Enxoval para cães – 7) Escova para pelos

Dando continuidade aos itens de higiene do seu pet, a escova de pentear seu cão é indispensável!

Escovar os pelos do seu cachorro é uma forma de cuidar da saúde do seu melhor amigo, pois o ato desembaraça e remove os pelos mortos, melhorando a respiração da pele do pet.

Além disso, a escovação ainda evita a proliferação de fungos e bactérias e estimula o nascimento de novos pelos.

E como existem cachorros de portes e raças diferentes, existem escovas que se adaptam aos pelos diversos.

Os tipos mais comuns de escova para cachorro são as de cerdas, de aço, de pino, as rasqueadeiras e os pentes.

Cada um desse tipo apresenta modelos indicados para diferentes tamanhos de pelos, dos curtos aos mais longos, dos mais finos aos mais grossos, dos lisos aos ondulados.

Nesse sentido, é importante que o tutor saiba escolher a melhor escova de acordo com a pelagem do pet.

enxoval para cães
Cão marrom deitado, mordendo seu brinquedo. Fundo azul claro. Crédito da foto: Freepik

Enxoval para cães – itens indispensáveis:

8) Brinquedos para cachorro

Brinquedos são fundamentais para a felicidade e bem-estar do seu cão, sabia?

Principalmente para os cachorros que ficam sozinhos boa parte do tempo, pois têm tendência a ficarem ansiosos.

Uma forma de evitar esse problema é com o uso de brinquedos para cachorro. Eles são ótimos para entretê-los, além de deixá-los mais ativos e, com isso, mais felizes.

Portanto, os brinquedos não são itens supérfluos, mas indispensáveis para a qualidade de vida do cão, assim como o enriquecimento ambiental.

Os brinquedos ainda atuam estimulando os sentidos cognitivos do cachorro, estimulando-o física e mentalmente.

Os mais comuns encontrados atualmente são: bolinhas, discos, bichos de pelúcia, cordas, mastigadores e, ainda, os interativos, que são os mais indicados. Use e abuse, ele vai adorar!

Enxoval para cães – 9) Caminha e casinha

Quando você pensa no que precisa para cuidar de um cachorro, a caminha e a casinha para cachorro vêm logo ao pensamento.

Elas são fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida do pet. Por isso, é preciso comprar os modelos mais adequados para que o seu amigo descanse com conforto e segurança.

Nesse caso, deve ser levado em consideração fatores como o tamanho, já que elas precisam ter espaço para que o cão fique em pé e dê uma volta sobre o corpo, o formato, o modelo e o material em que são produzidas, além do porte e da idade do animal.

As caminhas podem ser encontradas em modelos de almofadão, ninho, iglu, divã, e podem ser impermeáveis ou não.

Já as casinhas são encontradas em plástico, madeira ou tecido.

Antes de comprá-la, é importante ter em mente o local em que ela vai ficar, pois alguns materiais não são bons para ficarem expostos ao sol e à chuva, como o tecido, por exemplo.

10) Caixa de transporte para cachorro

Por fim, o último item é a caixa de transporte, que é obrigatória em transportes coletivos, como ônibus e avião. Portanto, é essencial para a segurança do pet.

Ela pode ser encontrada nas lojas em modelos indicados para todos os tipos e tamanhos de cães, dos menores aos maiores, dos filhotes aos idosos.

Existem modelos, inclusive, que trazem acessórios que facilitam o transporte, como pote de água e alça ergonômica.

Além disso, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar a caixa para transporte, como o tamanho (altura, profundidade e diâmetro), o material de produção, o conforto e, principalmente, se ela é segura.

Cão novo chegando em casa? Veja como agir!

Resumindo, antes da chegada do cachorro, você já deve preparar sua casa para recebê-lo da melhor forma possível.

Sendo assim, monte um enxoval para o bichinho com tudo o que ele vai precisar e também já tenha definido o local que será o banheirinho do cachorro e onde você posicionará sua caminha e sua comida.

Lembre-se: cachorros não gostam de comer e dormir próximo ao local onde fazem suas necessidades. Portanto, tenha isso em mente ao escolher onde ficará o banheiro do cachorro.

Caso você já tenha outros animais na casa, evite forçar os animais a dividirem a mesma cama, bebedouro, comedouro, brinquedo e banheiro.

Se cada um dos bichinhos tiver seus objetos, a chance de acontecerem estranhamentos e brigas é bem menor.

Além disso, observe sua casa e retire do alcance do animal tudo o que pode representar um risco à sua saúde, como produtos de higiene e limpeza, objetos cortantes ou afiados e plantas que podem ser tóxicas para os animais.

Também retire do alcance do cãozinho tudo o que você não quer que ele estrague de forma nenhuma.

Você deverá, ainda, pensar em formas de limitar o acesso do animal desacompanhado e sem supervisão a ambientes que possam representar riscos a sua vida e saúde, como piscinas, escadas e até mesmo a rua.

Para ajudar ainda mais o animalzinho, nos primeiros dias da adaptação, tente deixar no local onde ele irá dormir um pano com o cheiro de sua mãe e irmãozinhos, se ele for filhote, ou algo que tenha seu cheiro, como uma roupa. Isso pode ajudar a acalmar o cachorro durante a noite.

enxoval para cães
Ração sendo colocada em um comedouro prateado. Crédito da foto: Freepik

Enxoval para cães – Adaptação com outros pets

Enxoval para cães: Se você já tem um cachorro ou outro animal em casa e deseja aumentar a família pet, antes de tudo é muito importante observar o temperamento do seu bichinho.

Se ele realizou uma boa sociabilização quando filhote ou até mesmo depois de adulto, provavelmente ele não terá grandes problemas em receber e conviver com outro animal em casa, seja de que espécie for.

Entretanto, se ele é muito territorialista, dominante, medroso ou agressivo, é preciso ficar atento para evitar problemas. Mas nada que com muito amor e paciência não se resolva!

Já montou o seu enxoval para cães?

Com os itens da lista acima, você conseguirá montar um enxoval para cães bem completo, para que ele seja bem amparado e tenha tudo o que precisa, além de claro, muito amor e carinho. Prepare tudo para o seu novo melhor amigo!

Afinal de contas, cães são ótimos companheiros e merecem ser muito bem tratados e cuidados.

Em troca, nos darão todo o amor que possuem, um sentimento forte, profundo, puro e leal, que só os cães têm!

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Até a próxima!

Já sabe como montar o seu enxoval para cães? Então veja também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here