Há uma série enorme de cães de caça que foram domesticados, sabia? Isso quer dizer que muitos dos cães populares de hoje eram cães de caça.

Isso significa que é possível que o seu pet tão amado fosse, no passado, utilizado na caça e na busca de outros animais. Algumas raças são tão surpreendentes que é difícil de acreditar. Mas é verdade: muitos pets de hoje eram exímios cães de caça.

Algumas destas raças foram desenvolvidas especificamente para serem cães de caça. No entanto, estes cachorros foram ganhando o coração das pessoas. Por isso, eles acabaram sendo cada vez mais utilizados com animais de companhia. Mas esse é um processo que levou tempo. Isso porque alguns destes cães de estimação foram por séculos usados na caça.

Mas a verdade é que hoje eles são domesticados e seus instintos são usados somente nas brincadeiras caninas. Não à toa, alguns deles adoram brincar de morder, correr, buscar objetos inanimados e etc. Sim, isso tudo é herança de seu passado.

Você sabe quais linhagens e raças de cães que ganharam nossos corações eram populares por serem excelentes cães de caça? Quais das raças populares de hoje ficaram mundialmente conhecidas por suas habilidades de caça e rastreio?

Veja agora 6 das principais raças de cães de companhia que eram populares nas caçadas. Boa leitura!

Cães de caça populares: 1) Labrador Retriever

Labrador era um dos cães de caça que se popularizaram e hoje são cães de companhia
Labrador adulto cor de caramelo com língua de fora – Crédito da foto: Freepik

O Labrador Retriever é um dos cães de caça mais conhecidos do mundo. Ele foi criado no Canadá, no século XIX.

Hoje o Labrador é popular por ser um maravilhoso cão de companhia. Mas ele foi muito utilizado na caça, em especial na caça de animais aquáticos. Por isso, ele era conhecido como “cão de pesca”. Você sabia disso?

Estes “ex” cães de caça são muito inteligentes, fiéis e amorosos. Por isso, são super indicados para qualquer tipo de público: pessoas sozinhas, casais, famílias com crianças, companhia de idosos e etc.

Eficiente em tudo que faz

O Labrador Retriever é um excelente cão em tudo que ele faz. Por exemplo, ele atua muito bem tanto como cão policial quanto como guia para pessoas com deficiência visual. Inclusive, estas são algumas das profissões caninas que ele mais desempenha hoje.

Quando eram utilizados como cães de caça, eles também não deixavam a desejar. Isso porque seu nível de excelência nesta atividade também era altíssimo.

Os Labradores eram usados por pescadores na Ilha de Terra Nova, onde surgiram. Os pescadores locais os usavam para trazer as redes de pesca das água congelantes da região. Assim, eles ajudavam os pescadores a levarem à terra firme a pesca obtida por meio das redes.

Cães de caça populares: 2) Beagle

Beagle
Filhote de Beagle em fundo azul – Crédito da foto: Freepik

Os Beagles também são cães de companhia que foram amplamente utilizados como cães de caça. Muito populares, eles são alegres e muito enérgicos, o que era ótimo nas caçadas.

Diferente de outras raças desta lista, provavelmente você já sabia que eles ficaram conhecidos devido às suas habilidades de caça. Isso porque um dos elementos mais conhecidos do Beagle é justamente seu faro.

No passado, o Beagle utilizava esse faro para localizar coelhos e lebres. Mas atualmente, esta habilidade é voltada para suas brincadeiras e sua procura por comidas na casa de seus tutores! Por isso, se você quiser um Beagle, pode ser uma boa ideia guardar seus biscoitos bem escondidos.

O Beagle ocupa a posição 72ª no ranking de cães mais inteligentes do mundo, do Stanley Coren. Mas isso não significa que ele não seja inteligente. Na verdade, isso significa somente que há outras raças que respondem melhor à determinadas habilidades.

Na verdade, o Beagle é extremamente inteligente e aprende com facilidade comandos e truques. E uma dica: ele aprende ainda mais rápido se tiver um petisco como recompensa. Por isso, apostar em adestramento positivo pode ser bem interessante com ele.

Assim como o Labrador, o Beagle também é muito popular tanto para famílias quanto para companhia de idosos. E eles também são muito bons como cães policiais e farejadores. Por isso, são muito utilizados na busca e apreensão de drogas ilícitas e em aeroportos.

Cães de caça populares: 3) Dachshund ou Salsichinha

Close-up de cachorro bassê
Dachshund adulto com coleira – Crédito da foto: Freepik

O Dachshund, também conhecido como Salsichinha, é um cão de pequeno porte e médio que era muito popular pelas habilidades de caça. E isso demonstra que não são somente cães de médio ou grande porte que eram populares como cães de caça.

Esta raça foi originada na Alemanha, na Idade Média. E seu porte menor o permitia adentrar em tocas e caçar lá. Por isso, estes cães ficaram famosos por serem caçadores de raposas e texugos.

Mas esta raça conquistou o coração das pessoas. Por isso, os Dachshund passaram a ser usados como cães de companhia por volta de 1800, no século XVII. Pouco depois disso, a raça chegou nos Estados Unidos. Neste novo território, eles foram registrados oficialmente pelo Kennel Club.

Impopularidade do Dachshund na história

Todavia, eles se tornaram muito impopulares no período da Segunda Guerra Mundial. Isso aconteceu porque a raça foi mundialmente associada aos alemães. No entanto, a impopularidade durou pouco tempo. Isso porque a raça voltou a ser uma raça popular pouco depois do fim da guerra.

Na verdade, hoje o Dachshund é um dos cães mais populares do mundo todo. E eles são umas graças, não? Nada mais justo que voltar a ser tão amado.

Cães de caça populares: 4) Maltês

Pintura a aquarela de maltês cães de caça
Pintura aquarela de Maltês adulto em fundo branco – Crédito da foto: Freepik

O Maltês é, provavelmente, uma das raças mais antigas do mundo. Há indicações da existência deles desde 500 a.C. A sua origem ocorreu na República de Malta e, por isso, seu nome: Maltês.

Além de antigo, esta é provavelmente uma das raças mais surpreendentes da lista. Será possível que cães tão fofos, adoráveis e lindinhos realmente eram cães de caça? Mas isso é verdade, sim.

O Maltês era bastante popular por suas habilidades de caça, em especial caça de roedores. Por isso, ele era conhecido como “rateiro”. Ou seja, a sua popularidade veio do fato de trabalharem como cães de caça de ratos e de outros roedores.

Eles são tão antigos que alguns especialistas o apontam como o mais antigo cão do tipo “toy” (miniatura) da Europa. No passado, o Maltês era conhecido também como Maltese Terrier. E isso justamente devido às suas excelentes habilidades na caça de roedores diversos.

Muito ativos, vivazes e brincalhões, para se ter um Maltês é necessário ter paciência e tempo (para ajudá-lo a gastar suas energias).

Cães de caça populares: 5) Poodle Gigante

Poodle adulto tosado em fundo marrom
Poodle adulto tosado – Crédito da foto: Freepik

O Poodle também é uma raça originária da Alemanha. O seu surgimento data do século XVI, sendo uma raça relativamente antiga.

O Poodle Gigante é particularmente conhecido no mundo por sua fidelidade aos tutores e inteligência. Não à toa, está entre as raças mais inteligentes entre todos os cães.

O Poodle possui uma série de variações na raça, mas a versão gigante é a original. Os Poodle menores foram desenvolvidos por seleção artificial para responder às demandas humanas.

Isso porque ele se popularizou, mas é mais difícil ter cães grandes em apartamentos e casas. Por isso, os humanos selecionaram versões menores para fazer Poodles de outros tamanhos.

Os Poodle Gigantes têm porte atlético e bem firme. Por isso, eles foram amplamente usados como cães de caça de aves aquáticas. E, é claro, isso está associado com as brincadeiras que eles mais gostam hoje: perseguição à objetos e outras práticas na água.

É verdade que os Poodle de tamanhos menores são mais populares hoje. Mas isso não significa que a versão gigante tenha sido esquecida. Ao contrário, eles seguem sendo super populares e queridos em diversos países do mundo.

Cães de caça populares: 6) Cocker Spaniel Inglês

Cocker spaniel inglês olhando para a câmera isolada no branco cães de caça do passado
Cocker spaniel inglês preto adulto em fundo branco – Crédito da foto: Freepik

Por incrível que pareça, o queridinho Cocker Spaniel Inglês também está na lista dos cães de caça. Isso porque ele foi famoso e admirado por suas habilidades como auxiliar de caçadores.

Eles assustavam aves, de modo que as presas fugiam diretamente na direção dos caçadores. Depois de abatidas, eles ainda as recolhiam e levavam aos caçadores humanos.

O Cocker Spaniel Inglês recolhia animais abatidos tanto em terra quanto na água. Por isso, eles eram considerados versáteis nas caçadas. As principais aves caçadas eram faisões e galinhas.

Esta raça ganhou muita popularidade na região da Grã-Bretanha, no século XVIII. E sua popularidade veio justamente devido as habilidades de caça. Isso porque eles ficaram famosos justamente por atuarem de forma brilhante na busca e caça de presas.

E eles seguem sendo amados e queridos, até os dias atuais. Mas é claro que hoje a sua imagem já mudou muito. Hoje eles não são mais amados por serem bons caçadores, mas sim, por sua personalidade querida, brincalhona e afetuosa com os tutores.

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou de alguma forma? Então deixe um comentário e compartilhe com seus amigos que também amam os pets!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here