Cães com olhos lacrimejando: o que pode ser? Ao longo deste artigo, você verá as possíveis causas e saiba o que fazer em cada caso!

Cães com olhos lacrimejando: o que pode ser?
Olhos curiosos do cão da raça Border Collie. Crédito da foto: Freepik

Nos cachorros, as glândulas lacrimais produzem lágrimas, que são empurradas das pálpebras aos carúnculas – aquela parte rosa do olho, próximo ao focinho -, onde são drenadas para o saco lacrimal localizado abaixo do olho.

Estes rasgos são transportados para o nariz com a função de manter as narinas do cãozinho sempre úmidas. Deste modo, escorrer lágrimas não é algo comum entre os cães, porém, em alguns casos, você pode perceber seus olhinhos lacrimejando.

Confira abaixo os principais motivos – cães com olhos lacrimejando

Cães com olhos lacrimejando – Conjuntivite em cachorro

A conjuntivite é uma das doenças oculares mais frequentes entre os peludos. Essa inflamação é causada por alergia, bactérias, agentes tóxicos ou vírus. Entre os sintomas estão secreção transparente, clara, aquosa ou amarela-esverdeada, além de coceira e irritabilidade.

Cães com olhos lacrimejando – Catarata em cachorro

O primeiro sintoma de catarata nos cães é a mancha branca que se forma nos olhos, que muitas vezes é causada por traumas e diabetes. O cristalino do olho fica opaco e o cachorro para de enxergar. Quando um caso grave, é necessária uma cirurgia nos olhos do animal.

Cães com olhos lacrimejando – Blefarite ou inflamação das pálpebras

A blefarite é uma inflamação das pálpebras nos cães, que pode ocorrer devido a trauma, reações químicas, queimaduras térmicas, penetração de bactérias, parasitas ou vírus.

Cães com olhos lacrimejando – Uveíte

Como o nome sugere, é uma inflamação da úvea – a camada média do olho -, que gera um fluxo excessivo de lágrimas. Quando diagnosticada, deve ser tratada imediatamente para que evite doenças como o glaucoma ou catarata.

Cães com olhos lacrimejando – Glaucoma Canino

Esta doença ocorre quando a pressão intraocular sobe e, gradualmente, as células do nervo óptico morrem, ocasionando a cegueira no cão. Preste atenção quando seu pet atingir os 5 anos de idade, pois é a partir dessa idade que o surgimento do glaucoma é mais recorrente.

Cães com olhos lacrimejando – Úlceras de córnea em cães

Assim como em nós, os olhos dos cães também são bem sensíveis! Qualquer coisa que encoste nessa região pode causar bastante dor, irritação e desconforto. Uma causa comum de dor ocular nos olhos dos cachorros é a úlcera de córnea, que consiste em lesões na superfície ocular do animal.

Cães com olhos lacrimejando: o que pode ser?
Fotografia de cão com olhos amáveis. Fundo preto. Crédito da foto: Freepik

Resumindo, preste atenção nesses sintomas: vermelhidão, irritação, secreção em excesso e dor nos olhos. Os cachorros também podem apresentar dificuldades para abrir os olhos.

Caso tenha percebido em seu pet algum desses sintomas citados acima, é importante levá-lo a um veterinário de confiança, pois existem muitas razões que podem estar afetando a saúde do pet, como acabamos de ver.

É por isso que só um especialista é quem pode detectar com precisão a causa e, dessa forma, recomendar o tratamento mais adequado.

Qual a melhor maneira de prevenir doenças oculares?

Não existe uma receita certa para seguir, mas existem alguns passos simples e eficientes para minimizar os riscos, como manter a higiene do nosso companheiro em dia e evitar possíveis desconfortos.

Confira algumas dicas:

– Evite expor o pet diretamente a ventos fortes;

– Não deixe os pelos do pet encostarem nos olhos, evitando possíveis problemas oculares. Para isso, mantenha a tosada em dia ou utilize algum acessório – que não o machuque, é claro – para prender os pelos no local;

– Após o banho, quando secar a pelagem, não direcione o vapor do secador diretamente para o rosto, o que pode causar lágrimas em excesso e machucar os olhos do pet;

– Mantenha uma rotina periódica no médico oftalmologista veterinário, principalmente se ele tiver mais que 5 anos de idade, já que essa é uma fase em que devemos dar mais atenção à saúde dos cães;

– Jamais aplique colírio humano nos olhos do seu animal! O colírio deve ser desenvolvido especialmente para cachorros e recomendado pelo veterinário. Caso contrário, a irritação pode agravar, causando úlcera de córnea;

– Dê preferência para shampoos de cachorros específico para cada raça.

Cães com olhos lacrimejando: o que pode ser?
Close-up de um cachorro com olhos de cores diferentes. Crédito da foto: Freepik

Existem raças mais propensas a terem olhinhos lacrimenjando, como os cães braquicefálicos, de focinho curto, como: Shih-Tzu, Schnauzer, Poodle, Yorkshire, Lhasa Apso e Pug. Isso acontece porque eles possuem uma obstrução no canal lacrimal e, como consequência, uma drenagem inadequada da lágrima.

Veja também sobre outras dores em cães e como identificá-las neste artigo.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here