Cachorro também pode ter miopia?

Já ouviu falar de algum cachorro com miopia? Ou com alguma outra doença ocular? A gente tende a achar que os cães não são assim tão parecidos com os humanos. Porém em muitos aspectos eles são sim muito parecidos com a gente.

Dachshund
Foto: Freepik

E a miopia é uma dessas semelhanças. Quem não conhece alguém com miopia? Ou mesmo não sofre dessa condição? Assim como os humanos os cães podem sim ter miopia e outras condições relacionadas às vistas. Vem entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é miopia?

A miopia é uma condição que atinge por volta de 40% das pessoas ocidentais. Infelizmente ainda não existem registros oficiais relacionados aos cães. Mas eles também apresentam a condição.

Nela a luz apresenta dificuldade de chegar até a rotina. Assim a pessoa ou o cão consegue enxergar objetos bem próximos, mas os objetos distantes ficam muito borrados. Ou seja, eles não enxergam de longe.

Esse tipo de condição também vem corriqueiramente com dores de cabeça frequentes. E por isso incomoda muito as pessoas, é preciso usar óculos quando se tem miopia.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cães e a televisão e entenda se o cães realmente veem tv

Doenças oculares no cachorro

Dachshund
Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que os cães também apresentam doenças oculares. A miopia é uma delas, mas os peludos também podem ter estigmatismo e hipermetropia.

Essa última sendo o inverso da miopia. Ou seja, o cãozinho apresenta dificuldade de enxergar de perto. Algumas pessoas podem ter mais de um dos problemas de uma vez. Isso também se aplica aos peludos.

Aproveite para conferi também nosso artigo sobre a visão canina e aprender um pouco mais

Tratamentos

Assim como existem óculos para pessoas, também existem para os cães. Cachorro também pode usar óculos para proteger os olhos do sol e também óculos de grau para conseguir enxergar melhor.

O uso do óculos é o mais indicado para alguns tipos de problemas tanto em pessoas como cachorro. Ou seja, se o problema é miopia ele muito provavelmente vai precisar de óculos.

Mas em problemas mais graves como catarata é possível que seja necessário uma intervenção cirúrgica. Tudo vai depender da avaliação do médico veterinário e do tratamento mais indicado pelo profissional em cada caso.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a doença do carrapato e as causas, sintomas e como evitar

O que fazer

Beagle
Foto: Freepik

Se você percebeu que seu cão não te olha diretamente quando você está um pouco mais distante. Ou se ele não viu algo bem na frente dele. Ou mesmo se o peludo costuma se esconder da luz e busca locais mais silenciosos e escuros. Ele pode estar com algum problema de visão ou outro tipo de problema.

O ideal a se fazer é sempre procurar o médico veterinário. Por mais que algumas pessoas tenham pouco tempo ou queiram economizar, a saúde do seu peludo é prioridade quando se resolve ser responsável por uma vida.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre tipos de carrapato, entenda melhor sobre o assunto e como cuidar melhor do seu amigo

Também recomendamos ser mais paciente e usar cada vez mais a vocalização para falar com seu amigo, sinalizar alguma coisa e assim deixar ele familiarizado com sua presença. Por mais que ele não esteja cego, o cuidado é redobrado com ele na rua, pois as possibilidades de um acidente aumentam.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here