Cachorro com diarreia: Como lidar com esse problema que é tão comum entre os pets? Ao longo deste artigo, você tutor irá aprender quais são as possíveis causas, sintomas e tratamentos para este incômodo que atrapalha muito o bem-estar dos nossos cães. Vamos lá?

Cachorro com diarreia
Cão da raça Jack russell terrier deitado em uma caminha cinza, com uma almofada laranja. Crédito da foto: Freepik

Cachorro com diarreia – Causas

A diarreia em cães é algo bastante comum ao longo da vida do animal, podendo ter várias causas, como problemas intestinais ou pela ingestão de comida em mau estado.

Vamos verificar abaixo quais são as principais causas:

  • Verminoses;
  • Protozoários (giardíases);
  • Ingestão de um corpo estranho;
  • Viroses, como a parvovirose e cinomose;
  • Gastroenterite de origem bacteriana, como a salmonela;
  • Alteração da microbiota (disbiose);
  • Alergias alimentares;
  • Mudança repentina na dieta.

Mas como saber se, de fato, o cão está com diarreia?

Bom, sabemos que a aparência das fezes pode se alterar bastante.

Normalmente, fezes diarreicas decorrentes de mudanças na alimentação tendem a ser mais volumosas e pastosas.

Nos casos em que a diarreia está ligada à giardíase, além de volumosas, as fezes têm odor mais forte e apresentam aspecto de clara de ovo.

Por outro lado, quando se trata de um cão com diarreia por intoxicação, as fazes podem variar muito no aspecto, pois podem comprometer diferentes partes do intestino.

Cachorro com diarreia – Tempo de duração da diarreia

Verifique quanto tempo está durante a diarreia em seu cão, uma vez que as diarreias por mudanças alimentares costumam ser mais brandas e durar de 24 a 48 horas, mas as diarreias por giárdia são persistentes e só desaparecem quando tratadas com remédio.

 Cachorro com diarreia
Cão da raça Pug deitado em sofá cinza. Crédito da foto: Freepik

Cachorro com diarreia – Sintomas

Nem sempre, cachorro com diarreia é motivo de preocupação. Porém, quando dura muitos dias e está associada a outros sintomas, a situação pode ser bem mais crítica.

Veja os principais sintomas abaixo:

  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Letargia;
  • Desidratação;
  • Palidez na gengiva.

Se seu cão apresentar um ou mais desses sintomas, é importante que você o leve imediatamente ao médico veterinário para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.

Cachorro com diarreia – Tratamentos

Nós, seremos humanos, também estamos suscetíveis à diarreia. E o tratamento depende muito de cada caso, certo? Com os cães é a mesma coisa!

O tratamento para os tipos de diarreia não tem o objetivo de interromper o problema, já que, na verdade, a diarreia é um mecanismo de eliminação natural do próprio corpo para retirar o agente que está causando o problema.

Então, para o tratamento podem ser usados antibióticos se necessário, enemas e medicações que diminuam as cólicas e a sensibilidade abdominal.

Cachorro com diarreia – O que fazer para ajudar nossos cães?

É importante que você deixe água fresca disponível sempre, já que na diarreia existe a desidratação. Uma outra alternativa é a água de coco, que também é saudável e os cães aceitam bem.

Além disso, ela tem potássio e ajuda a repor a substância que está sendo perdida. Mas é importante que você não dê em excesso!

Provavelmente, o seu amigo não vai sentir muita vontade de comer.

É normal que o pet fique sem se alimentar por algumas horas e fique apenas com a água em pequenas quantidades, o que é bom para que ele não passe mais mal ainda.

Aos poucos, quando observar que ele está melhor, reintroduza os alimentos. Mas lembre-se: a alimentação também deve ser leve.

Uma boa alternativa é servir a comida em pasta, a fim de melhorar a consistência das fezes.

Veja algumas sugestões de alimentos simples para fazer em casa:

  • Batatas cozidas sem casca e sem tempero;
  • Arroz branco cozido sem tempero e sem óleo;
  • Abóbora;
  • Água de arroz (cozinhe o arroz com bastante água até que o líquido fique denso, depois retire os grãos e adicione uma pitada de caldo de carne caseiro para que fique um pouco mais atrativo);
  • Peru ou frango cozido sem pele.

Não existe um método único e cada cachorro responde bem a um tipo de comida, então veja a qual alimento seu cão se adapta melhor.

Mas lembre-se de cozinhar tudo sem sal e temperos, para que a digestão seja o mais simples possível.

Mantenha essa dieta por 3 ou 4 dias ou até observar melhorias. Se a diarreia se prolongar por mais tempo ou se não ele não comer nada, consulte o seu veterinário.

Se o seu cão tem episódios de diarreia frequentes, ele pode sofrer de diarreia crônica. Infelizmente, os casos de diarreia crônica são muito comuns nos cães e, nesses casos, um diagnóstico correto é imprescindível.

Cachorro com diarreia
Cachorro marrom deitado em escada de madeira. Crédito da foto: Freepik

Prevenir é o melhor remédio. Por isso, mantenha a carteirinha de vacinação e a vermifugação em dia. E também ofereça ao seu pet uma alimentação balanceada e saudável, ok?

Ah! E não deixe de levá-lo ao veterinário, ao menos, uma vez por ano para um check-up. Assim, você evitará qualquer tipo de doença no seu amigo.

Cachorro com diarreia – Agora que você já conhece as causas, sintomas e tratamentos, confira também esses conteúdos abaixo sobre saúde animal:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here