Você sai todos os dias de casa no mesmo horário para trabalhar. Quando está na porta e olha para trás vê aqueles olhinhos pedindo pelo amor de Deus para você não deixá-lo em casa sozinho. Você fica cheio de pena, sai com o coração apertado de tristeza, mas não pode fazer nada. Precisa trabalhar e precisa ir só.
Já pensou em poder levar o seu amigo todos os dias para o seu trabalho? Essa proposta já é realidade em diversas empresas nos Estados Unidos e agora está se tornando aqui no Brasil. Algumas poucas empresas já aceitam os pets no ambiente de trabalho.
Confira também nossa lista com as raças de cachorros mais calmas.
A importância dos animais na corporação
Como essa é uma estratégia nova em terras brasileiras, as empresas preferem ir com calma. Ter animais no ambiente de trabalho do dia para noite não é algo tão simples. Por isso, algumas estão optando por ter um Pet Day, ou seja, um dia na semana para que os seus funcionários possam levar o seu animal de estimação para o trabalho.
Um animal de estimação dentro da empresa consegue oferecer vários benefícios. Ele cria uma ambiente mais alegre e descontraído, cria interações entre os funcionários da empresa, até mesmo aproximando aqueles que não eram muito próximos. O ambiente de trabalho fica mais dinâmico e produtivo.
Um estudo realizado pela Universidade de Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, com 550 funcionários chegaram a conclusão de que funcionários que levam os seus cães para o trabalho estão mais satisfeitos. Eles se tornam mais criativos e produtivos quando estão com o animal de estimação do lado. Esse resultado se baseou no nível de estresse, que ficou muito abaixo da normalidade com a presença dos animais.
Dicas para a empresa
Permitir que os cães possam conviver com os seus donos também no ambiente de trabalho é uma forma de melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários gastando muito pouco. Porém, a empresa precisa estabelecer algumas regras e limites e orientar os donos dos pets quanto a presença dos animais na empresa.
Locais específicos
Os cães ou qualquer outro animal, não deve entrar em todos os ambientes da empresa, pelo menos não nos mais óbvios. Por exemplo, não é aconselhável que eles fiquem em lugares como uma lanchonete ou uma cantina onde há comida. cães costumam soltar pelos e isso pode ser um problema. Os banheiros também são uma exceção.
Treine o seu cachorro
Cães que não estão acostumados a conviver com muita gente e que não tem contato com outros animais precisam de um tempo para se socializar. É importante que o cachorro seja exposto num ambiente mais movimentado antes de levá-lo para a empresa. Assim, você poderá avaliar o nível de estresse do seu amigo de quatro patas.
Pergunte
Antes de levar o seu cachorro para o trabalho pergunte se alguém se opõe e se há um motivo razoável para não levar o cachorro. Pode ser que a sua colega do lado tem alergia aos pelos dos animais e isso poderá se tornar um grande transtorno para você, seu cachorro e a outra funcionária.
Elevador
O elevador pode ser um problema na hora de entrar nele com um cachorro. Não dê uma de mal educado e vá entrando com o seu cachorro. Primeiro, pergunte se todos estão confortáveis com aquela situação. Se não, o jeito é esperar o próximo elevador e quem chegar depois, tem a opção de entrar ou esperar o próximo.
Verifique sua agenda
De que adianta levar o cão para o trabalho se ele ficará sozinho o dia inteiro dentro da sua sala? Antes de levar o cachorro para a empresa, olhe a sua agenda e veja se não há muitas reuniões e compromissos agendados. É melhor que o cão fique sozinho em casa, que é um ambiente conhecido, em vez de sozinho no trabalho.
Tudo muito bom, tudo mt bonito, mas e para as pessoas que tem alergia a cachorros ou gatos, como faz?