Quer adquirir um filhote de Akita Americano, mas não sabe muito sobra a raça? Então pare tudo o que está fazendo e leia este artigo!

Nele iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre esses filhotinhos peludos e muito adoráveis, que conquistaram o coração de seus donos. Vamos lá?

Akita Americano
Dois filhotes de Akita Americano em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Filhote de Akita Americano – Características comportamentais:

Os filhotes de Akita são muito enérgicos e necessitam diariamente de exercícios e brincadeiras, por isso tenha em mente que será preciso fazer passeios e caminhadas com frequência.

Essa raça é também conhecida por sua inteligência, paciência e por nutrir um grande carinho e sentimento de proteção para com seus tutores.

O Akita Americano é também alerta, receptivo, bastante amistoso e majestoso, obediente e muito valente.

Possui temperamento forte e gosta de marcar seu território – por isso cuidado com estranhos e visitas! Mas, apesar disso, eles são tranquilos, reservados e equilibrados.

Latem pouco e são bem pacientes com as crianças, embora as fêmeas se entendam melhor com os pequenos do que os machos, que podem se aborrecer mais facilmente.

O Akita Americano é um pouquinho dominante e um tanto teimoso, mas com paciência é possível adestrá-lo caso deseje.

Filhote de Akita Americano – Características físicas:

Eles são de grande porte e fazem parte do grupo dos trabalhadores.

Os Akita Americanos são cães com cabeça grande, em formato de triângulo, focinho profundo, olhos pequenos e orelhas pequenas e eretas, que estão sempre levantadas.

Seu rabinho costuma ficar enroscado em cima de seu dorso e sua pelagem é dupla, com um sub-pelo espesso, denso e suave e uma pelagem exterior reta e levantada.

Ou seja, ele é um cão bem peludo e se adapta muito bem ao clima frio. Esta raça está acostumada com a neve inclusive!

Além disso, ele é muito limpo. Uma característica peculiar da raça é o hábito de enterrar suas próprias fezes, assim como os gatos.

Akita Americano
Filhote de Akita Americano, de cor preta e branca, com uma gravata vermelha. Crédito da foto: Freepik

Filhote de Akita Americano – Socialização:

Como todos os filhotes, este cãozinho deve ser socializado desde pequeno para que se torne um adulto sociável e amigável para com os outros animais e pessoas.

A socialização é fundamental para que ele cresça e apresente um comportamento estável e equilibrado.

Com os Akitas, essa necessidade é maior ainda porque, como dissemos anteriormente, ele possui temperamento forte, além de ser fisicamente grande, forte e robusto.

Ele é também muito territorial devido às características e necessidades dos seus descendentes, que eram cães de caça e, mais tarde, de briga.

Vamos ver os aspetos mais importantes para se levar em consideração ao socializar um Akita Americano filhote:

  • Compre um brinquedo resistente para cachorros, pois os filhotes adoram morder e devem canalizar essa energia com os acessórios adequados – e não com móveis e calçados, por exemplos.
  • Desde pequeno deve começar a ter contato com toda a família humana, incluindo os mais pequenos da casa, para que ambos vão acostumando a presença um do outro.
  • O mesmo vale para outros animais! Quanto mais cedo se começar a habituar à presença de outros pets, melhor. A castração é recomendada também.
Akita Americano
Filhote de Akita americano, de cor preta e branca, com coroa de flores ao redor do pescoço. Crédito da foto: Freepik

Filhote de Akita Americano – Outros cuidados:

A expectativa de vida de um Akita Americano é de aproximadamente 10 anos, porém com os devidos cuidados pode-se chegar até aos 12.

Por isso, veja alguns cuidados abaixo que ajudará seu cão a viver melhor e por mais tempo:

  • Evite a acumulação de tártaro nos dentes e gengivas! Limpe os dentes do seu cão com pasta de dentes e uma escova próprios para cães com frequência. É recomendável habituá-lo a esta rotina desde cedo.
  • No início da vida, o filhote deve comer ração adequada para essa faixa etária. Depois de adulto, ele deve comer ração específica para cães de grande porte.
  • A comida adequada ajuda principalmente a evitar doenças articulares e ajuda a nutrir sua grande estrutura. E também ajuda a manter em ótimo estado sua pelagem.
  • Assim como qualquer pet, você deve levá-lo ao médico veterinário pelo menos a cada 6 meses para que ele faça um check-up e veja se está tudo bem!
  • Mantenha a carteirinha de vacinação e vermífugo em dia, pois é super importante para evitar doenças.
  • Treinamentos e exercícios são muito importantes para o bem-estar do seu amigo! Lembre-se: O adestramento deve ser sempre baseado no reforço positivo.
  • E os exercícios físicos devem ser diários, pois é um excelente recurso para controlar o seu estresse e equilibrar o seu caráter.
  • Escove seu pelo com frequência para que o mesmo não dê nós. De preferência, toda semana! E diária no período de troca de pelos.
  • Banhos também são fundamentais para o bem-estar de todo cão! Com o Akita não é diferente, mas lembre-se de dar com um shampoo específico para cães e só depois que a veterinária liberar quando o mesmo for filhote, ok?
Akita Americano
Filhote de Akita Americano deitado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe tudo sobre filhotes de Akita Americano, escolha um nome especial que combine com o seu amigo e seja muito feliz com ele!

Cães são ótimas companhias e merecem todo o amor e cuidado do mundo!

Ah! Uma boa dica de filme é o belíssimo “Sempre Ao Seu Lado” – cujo personagem principal é um cão da raça Akita, que constrói uma forte amizade ao lado de Richard Gere.

Terminamos esse artigo com essa linda frase, retirada do filme:

Eles me ensinaram o que é lealdade… E que não devemos nunca nos esquecer de quem amamos.

Até a próxima!

Veja outros conteúdos que separamos para você:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here