O Akita Americano é um cão muito majestoso, fiel e companheiro, além de inteligente, protetor e de forte personalidade.

Também é um cão que se adapta muito bem às baixas temperaturas, inclusive à neve, pois possui um denso pelo de duas camadas.

Assim como ele, há outros cães semelhantes muito parecidas! Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre essas raças, veio ao lugar certo.

Veja abaixo alguns cães semelhantes ao Akita Americano, começando pelo mais parecido:

Cães semelhantes – Akita Inu

Cães semelhantes
Cão da raça Akita Inu brincando na neve com criança, que está sentada no banco. Crédito da foto: Freepik

O Akita Inu faz parte dos Cães semelhantes e é o seu “primo”. Na verdade, é seu descendente, já que o Akita Americano é uma raça que foi adaptada do Inu quando o mesmo veio para os Estados Unidos.

A raça foi cruzada com o Pastor Alemão na época da Segunda Guerra Mundial e, fruto desses cruzamentos, surgiu o Akita Americano, que ficou mais forte e robusto.

É por isso que eles são conhecidos como “O Grande Cão Japonês”, pois são maiores que seus parentes japoneses. Sim! O Inu tem origem oriental, lá do japão, e é bem antigo.

Era um cão de caça por lá, e costumava caçar grandes animais, como ursos. Eles possuem essa característica aguçada em seu DNA até hoje – com forte senso de caça e também de marcação de território. Herança de seus descendentes!

Resumindo, as semelhanças entre as duas raças estão nas origens e no temperamento. Ambas as raças são discretas, silenciosas, majestosas, determinadas, corajosas e com grande senso de proteção com seus tutores. São ótimos cães de guarda e muito parceiros!

Fisicamente falando, o Akita Inu é menor de tamanho, menos robusto e possui cores claras: o tradicional branco e amarelo. Já o Americano possui cores mais escuras, como o marrom, preto e cinza.

Curiosidade: Você sabia que essa raça de cão é muito amada no Japão, sendo considerada como um amuleto da sorte?

Cães semelhantes – Pastor Alemão

Cães semelhantes
Cão da raça Pastor Alemão deitado em gramado. Crédito da foto: Freepik

O Pastor Alemão faz parte dos cães semelhantes da origem do Akita Americano, já que os primeiros tutores cruzaram esta raça com o Akita Inu – o que mais tarde originou no Americano que conhecemos.

Este também é um excelente cão de guarda, muito leal aos seus donos e companheiros. São lindos e majestosos, com a pelagem nas cores marrom, dourada, acinzentada e preta.

É também de grande porte, assim como os cães citados acima, mas sua origem é da Alemanha.

Atualmente, o Pastor Alemão é uma das raças mais conhecidos e apreciadas no mundo todo! Assim como os Akitas, eles soltam muito pelo e a escovação diária é mais do que necessária para a retirada de pelos mortos.

Outra semelhança é o porte majestoso, com um incrível charme e um toque de realeza no olhar!

Curiosidade: Seu nome é assim devido à sua origem, em que era um cão pastor nos trabalhos campestres. Isto é, ele era usado para pastorear animais, como ovelhas, bois e vacas.

Cães semelhantes – Chow Chow

Cães semelhantes
Chow Chow caramelo sentado em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

O Chow Chow fz parte dos cães semelhantes e é um charme só! Super peludo, remete à aparência de um majestoso leão, e encanta a todos que o vêem. Possui uma outra característica incomum, sua linguinha azul!

Quanto a personalidade, o Chow Chow é conhecido por ser bem educado, elegante e super calmo.

Assim como os cães citados acima, este também é um excelente cão de guarda e companhia. Muito leal aos seus donos, são protetores e independentes.

Possui porte médio, mas também é robusto e de musculatura forte. Assim como o Pastor e os Akitas, ele precisa se exercitar diariamente! Por isso, será necessário criar uma rotina de exercícios para ele, já que possui muita energia.

Ah! Ele também é mais reservado, assim como seus amigos.

Apesar da aparência fofa, é um bichinho que não gosta de ser agarrado ou provocado. Tendo isso em mente, pondere bem na hora de disciplinar o seu companheiro!

Curiosidade: Você sabia que o filhote não nasce com essa mutação? É isso mesmo. A coloração azul só começa a aparecer a partir de oito semanas de vida.

Cães semelhantes – Husky Siberiano

Cães semelhantes
Mulher abaixada na neve abraçando seu cão da raça Husky Siberiano. Crédito da foto: Freepik

Conhecido como o “Lobo dos cachorros”, faz parte dos cães semelhantes, esse cão é amante das temperaturas negativas, assim como o Akita Inu e Americano. Se adapta muito bem à neve e resiste à baixas temperaturas muito bem.

É uma raça independente também, mas apesar disso é muito companheiro e amigável! Os Husky Siberianos são fáceis de lidar e adoram companhia, seja do tutor quanto de outros cães.

São cães de porte grande e, como seus companheiros acima, adoram um exercício físico! Eles não cães de colo – o negócio deles é brincar e se exercitar! Por isso, crie uma rotina de passeios e brincadeiras com ele.

Semelhante ao Akita, o Husky Siberiano possui uma dupla pelagem que os protege do frio.

Curiosidade: A comparação com os lobos não é à toa! Sua semelhança se estende além da aparência física. Especialistas afirmam que o uivo desses cachorros podem ser ouvidos em até 16 quilômetros de distância.

Cães semelhantes – Malamute do Alasca

Cães semelhantes
Cão da raça Malamute do Alasca sentado na neve. Crédito da foto: Freepik

Do grupo dos trabalhadores e também muito semelhante a um lobo, o Malamute do Alasca também faz parte dos cães semelhantes é um cão afetuoso, apegado aos seus donos e que gosta de dominar o lar.

Por isso, é importante que o tutor esteja por perto para controlá-lo ou, se preferir, adestrá-lo.

Possui porte médio, é bem forte e estruturado. Muito peludo, mais que o Husky Siberiano inclusive, é também um cão de trenó! Por isso, se adapta muito bem às baixas temperaturas e à neve.

Como seus amigos acima, o Malamute do Alasca é muito enérgico e precisa de altas doses de exercício diariamente para gastar toda esse energia!

É um cão que precisa de grande espaço para se exercitar, como um grande quintal. O mais indicado é levá-lo para caminhar, correr e até mesmo nadar por algum período todos os dias.

Curiosidade: Outro parente do lobo? Isso mesmo! Hipóteses dizem que o Malamute do Alasca seja descendente de cachorros lobos que foram domesticados por caçadores na América do Norte há mais de 4 mil anos.

Cães semelhantes – Samoieda

Cães semelhantes
Mulher abaixada em rua com neve, abraçada em seu cão da raça Samoieda. Crédito da foto: Freepik

O Samoieda faz parte de cães semelhantes e é um cão de porte médio, amigável e muito sociável! Cheio de vida, esse cãozinho é um ótimo companheiro, animado e, claro, muito fofinho!

Seus lindos pelos encantam a todos e necessitam de escovação diária.

Muito semelhante ao Akita Americano e aos outros cães citados acima, o Samoieda tem bons níveis de energia e necessita de uma rotina de atividades e exercícios físicos.

Eles devem ser diários, já que ele é adora uma brincadeira!

Ele também é um cão de trenó, como os dois cães de cima, e veio de regiões frias. Mais precisamente, da Sibéria. Por isso, ele é mais adaptado ao frio intenso.

Sua aparência dá uma impressão de força, resistência e agilidade. Cuidado com o calor, já que ele é muito peludo! Nessa época, é bom maneirar nos exercícios.

Ele adora interagir com as pessoas e se apega facilmente à família humana, amando muito seus donos.

Outra semelhança é que ele é um ótimo cão de guarda também! Além disso, eles eram pastores de renas.

Curiosidade: O Samoieda é uma das raças mais puras do mundo, tendo como ancestral direto o lobo cinza, assim como o Husky Siberiano, o Malamute do Alasca e o Chow Chow.

Cães semelhantes – Bernese Mountain Dog

Cães semelhantes
Dois cães, um da raça Akita Inu e um da raça Bernese Mountain Dog, sentados um ao lado do outro na neve. Crédito da foto: Freepik

O Bernese Mountain Dog é também faz parte dos cães semelhantes conhecido como Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou simplesmente Bernese.

Seu nome se deve pelo fato dele ser originário da cidade de Berna, na Suíça.

Por isso, assim como todos os cães citados anteriormente, ele é muito bem adaptado ao frio e a neve.

Sua pelagem é macia e majestosa, encontrada nas cores branco, preto, marrom, cinza e dourado.

Seus pelos são bastante densos e costumam cair com mais frequência, sendo necessário passar a escova pelo menos a cada dois dias para evitar nós e retirar os pelos que já caíram.

Como seus amigos de cima, o Bernese Mountain Dog tem muita energia e precisa gastá-la diariamente.

Por isso é que a raça se dá muito bem em casas com quintais, onde vai poder brincar à vontade.

Caso a residência não seja grande, os passeios se fazem ainda mais necessários, pois fortalecem a musculatura e os ossos, algo que vai garantir uma velhice mais saudável.

Ele é um cão de grande porte, criado também para pastorear. Até hoje, adora marcar território e guardar as propriedades de seus tutores.

Uma outra semelhança é que ele não late muito. É um animal silencioso e tranquilo, exceto na presença de um estranho ou invasor na propriedade ou, então, ao sentir que os seus donos estão sendo ameaçados. 

Resumindo, o Bernese é um ótimo companheiro da família e um grande amigo para crianças, sendo muito amigável, fiel e afetivo.

Ele também não tem problema em conviver com outros pets, inclusive de outras espécies. Apesar do tamanho grandão, o Bernese Mountain é super tranquilo!

Curiosidade: O Bernese é a 41ª raça mais popular no Brasil e entre os nomes mais comuns para os cães dessa raça estão: Thor, Beethoven, Amora, Zeus, Luna, Nina e Apolo.

Esperamos que tenha gostado deste artigo com os Cães Semelhantes ao Akita Americano. Conheça também as 10 Melhores Raças de Cachorro Para a Família.

Lambeijos e até a próxima!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here