Weimaraner

U Calila Galvão    t 21 de janeiro de 2014


Essa raça não é muito conhecida aqui no Brasil, mas é um verdadeiro sucesso na Europa. Uma característica marcante e que o faz único entre os outros cães é a coloração acinzentada na sua pelagem. Seus olhos claros e seu porte atlético o faz um verdadeiro lorde com toda a sua elegância. Mas apesar de tanta pompa, ele é muito dócil e extremamente fiel ao seu dono.

Tudo sobre Weimaraner

Informações

Origem

Não se tem muita certeza de qual raça o Weimaraner vem. Acredita-se que o seu ancestral seja o braco alemão de pelo curto e eles são conhecidos desde 1600, mas só tiveram seus padrões estabelecidos e conhecidos em 1800. O Weimaraner foi criado a partir de cruzamentos com o braco e outra raça, como o Pointer e o Bloodhound, com o objetivo de formar um cão perfeito para a caça. E a meta foi alcançada porque essa raça é considerada uma das melhores do mundo para esse esporte.

Weimaraner2

Recebeu este nome em homenagem ao esportista grão-duque de Weimar, que colaborou ativamente do desenvolvimento da raça na Alemanha. O German Weimaraner Club foi criado especialmente para acompanhar de perto qualquer evolução da raça, demonstrando grande interesse nesses cães. Esse mesmo clube restringia a sua venda para qualquer pessoa e só podiam pertencer aos membros do clube dificultando o acesso de muitas pessoas.

Tudo sobre Weimaraner

Depois de alguns anos, finalmente o Weimaraner conseguiu sair dos muros da Europa. O German Weimaraner Club aceitou um norte americano como um membro e permitiu que ele levasse consigo dois exemplares para os Estados Unidos em 1929. Essa raça começou a despertar o interesse de muitas pessoas, pois eles conseguiam ter um excelente desempenho nos campeonatos de obediência. Aos poucos ele foi se tornando muito popular e reconhecido como exímio cão de caça. Em 1943 a AKC adicionou o Weimaraner à sua lista. Nos dias atuais são utilizados como cães policiais em algumas delegacias dos Estados Unidos.

Características do Weimaraner

Eles são cheios de energia, possuem um porte atlético, são muito fortes e precisam de um espaço considerável para poder correr à vontade já que foram criados para isso. Apesar de muitos conhecerem apenas os tipos pelo curto, grosso e aderente, existem outras variedades como o de pelo longo, liso e macio. A cor mais comumente encontrada em o cinza e suas diversas variações, mas a cabeça e as orelhas podem ter um tom mais claro que o resto do corpo.

Tudo sobre Weimaraner

                Os machos pesam em torno de 35 até 45 kg e podem medir até 70 cm de altura enquanto que as fêmeas ficam entre 30 e 40 kg e medir entre 57 e 65 cm de altura. Os olhos possuem cor de âmbar, variando desde tons mais claros até os mais escuros e com formato mais redondo. As patas são compridas, com coxas fortes e desenvolvidas como deve ser um bom corredor para ganhar muita velocidade.

Temperamento

Eles são muito doces e bastante fieis aos seus donos. A obediência também é outro ponto positivo, mas se o cão for colocado em um espaço muito pequeno como apartamentos esqueça a história de obedecer! Eles precisam gastar muita energia e vão providenciar isso de qualquer forma, você querendo ou não. Para quem quer treinar o seu cão, o Weimaraner é uma boa aposta pois são muito fáceis em aprender comandos.

Tudo sobre Weimaraner

Apesar de seu porte um tanto grande, eles convivem muito bem com crianças pequenas e adoram brincar. Como são muito apegados aos donos não ficam muito bem com longos períodos distante deles. Podem desenvolver depressão e ficarem muito desobedientes. Portanto, se você é daqueles que passa a maior parte do dia fora de casa, o Weimaraner não é a melhor escolha a se fazer.

Cuidados e saúde com o Weimaraner

Quanto ao pelo, os cuidados são mínimos. Por terem um pelo curto são muito fáceis de escovar e de lavar. Não possuem muitos problemas de saúde e são muito conhecidos por estarem sempre saudáveis, mesmo com o avançar da idade. Não costumam desenvolver patologias graves como tumores ou problemas cardíacos. As mais comuns são problemas de pele, torção gástrica (comum em raças de grande porte) e dor no ouvido, causada pelo acúmulo de sujeira ou excesso de umidade. Sua expectativa de vida varia entre 10 e 13 anos.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Conheça raças de cães que foram extintas

Curiosidades

Conheça raças de cães que foram extintas

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Anuncie Grátis! »