As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

U Calila Galvão    t 5 de dezembro de 2014


Todo animal deve ser vacinado dentro da faixa de tempo recomendada e isso deve ser feito, apenas, por um médico veterinário. Vacinar o seu cachorro é um sinal de amor e carinho, pois ele viverá por mais tempo e livre de diversas doenças, inclusive zoonoses (doenças que podem ser transmitidas para os homens pelos animais). Porém, alguns cães podem apresentar uma certa sensibilidade às substâncias contidas na vacina.

As vacinas

As vacinas podem apresentar efeitos colaterais?

Elas são fundamentais na hora de criar um forte exército no sistema imunológico. Dentro das vacinas existe uma cópia do agente agressor em uma quantidade tão pequena que é impossível que provoque a doença. Esse mecanismo é utilizado para que o corpo possa produzir uma quantidade considerável de agentes capazes de eliminar o invasor quando ele aparecer na sua forma ativa. Com a vacina, o exército de anticorpos já fica pronto para atacar a qualquer momento.

Dica: Leia também nosso artigo sobre os legumes e verduras permitidos para os cachorros.

Efeitos colaterais das vacinas para cães

Sim, as vacinas podem provocar efeitos colaterais nos animais. Mas, não é por isso que você vai deixar de proteger o seu amigo não é mesmo? As principais reações causadas pelas vacinas são febre alta, falta de apetite, o animal fica muito quieto e aparenta tristeza e pode haver também queda de pelos no local onde a substância foi aplicada.

As vacinas podem apresentar efeitos colaterais?

Em casos muito raros podem ocorrer reações alérgicas violentas causando o choque anafilático. É uma espécie de pane geral que afeta todo o organismo e o animal deve ser levado imediatamente para o veterinário realizando um atendimento de emergência. Por isso, é preciso ficar bem atento ao bicho depois que ele toma a vacina e esse tipo de reação costuma acontecer dentro de 24 a 48 horas após a vacinação. O sintoma mais comum é dor no local da aplicação, o que pode ser normal no caso da vacina contra raiva e a região pode ficar dolorida por alguns dias.

As vacinas protegem 100%?

Infelizmente não. Porém, ainda é a melhor maneira de combater uma doença grave como a cinomose. A vacina pode não ser o bastante para manter o sistema imune do seu animal em estado de alerta, assim a resposta imunológica pode não ser a esperada para um animal vacinado. É importante que antes da vacinação uma avaliação clínica completa seja realizada pelo médico veterinário.

As vacinas podem apresentar efeitos colaterais?

Existem alguns grupos de risco quando se trata de vacinação e por isso, a história do cachorro é importante. Por exemplo, cães de rua, cadelas no cio, filhotes e cachorros que já tenham apresentado reações alérgicas fazem parte desse grupo. O dono deve passar todas as informações que o médico lhe perguntar, inclusive aquelas que achar relevante para o exame mesmo se não for questionado sobre elas.


16 respostas para “As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?”

  1. keli disse:

    Meu cachorro tomou a vacina ontem e hoje teve uma espécie de convulsões e acabou de falecer tenho certeza q é da vacina,pq ele não tinha nada derrepente morreu …o q faço

    • jessica disse:

      a minha tbm teve uma convulsão, mas nao morreu ainda , Deus queira q nao morra!!!

    • Alessandra andrade disse:

      Meu cachorrinho de 5 messes tomou a vacina Pneumodog quando cheguei em casa tava perdendo sangue do nariz levei na veterinária ficou enternado no outro dia morreu tenho certeza que foi a vacina ele tava bonzinho 😭💔

  2. augusto disse:

    Pessima noite hoje,

    Gostaria de saber quem e o irresponsavel da secretaria de zoonoses que liberou a vacinação de animaism em Suzano.
    Minha esposa e filhas estao em prantos o dia inteiro ,pois hoje levaram o gato para tomar a vacina antirrabica e ao chegar em casa o gato saiu correndo da caixa de contençao para vomitar,e desde que chegou que nao se alimenta e esporadicamente vomita e defeca sangue.

    Quem se responsabilizara pela perda do animal de estimação??

    Pesquisando na internet, e notorio este quadro em todo o pais!!

    No Estado de Sao Paulo foi suspensa a vacinaçao ate segunda ordem,no entanto hoje foi efetuada vacinaçao na cidade de SUZANO,onde resido.

  3. cicero couto disse:

    Pessoal acho que o problema está no lote da vacina. Lamentável, no sábado 26/9 levei o meu cão pra tomar a vacina anti-rábica no bairro de Calmon Viana POá, dois dias depois o cachorro teve uma paralisia nas patas traseiras e não consegue se alimentar direito.

  4. Adriana Gomes disse:

    Boa tarde!
    O cachorro da minha mãe, também estava lindo, em perfeitas condições de saúde, disposto, depois que tomou a vacina da gripe esta desanimado, não se alimenta, não consegue correr no quintal, parece que está perdendo a força das pernas traseiras…minha mãe não dispõe de finanças para leva-lo ao veterinário… e visto que a vacina é para garantir o bem estar dos animais, quem se responsabiliza por isso?
    O bichinho está cada dia pior, minha mãe idosa desesperada…
    O Cachorro caiu o peso, esta muito triste..
    Ele tem um ano de vida, era tão alegre, feliz…
    Olha é triste ve-lo assim

  5. Emely disse:

    Hoje dei a vacina v11- Elevencell no meu filhote de Pinscher, agora ele so fica deitado e triste, não come não brinca, so fica deitado. Oque eu faço? to muito preocupada com ele. Ele pode morrer?

  6. Gabriele disse:

    Dei a vacina V11, ao meu cachorro ele é de grande porte porém ainda filhote, aonde a vacina foi aplicada ( Na região próximo ao pescoço) o pelo começou a cair e apareceu umas manchinhas escuras na pele dele. Agora estou com medo de aplicar a 2° dose.

  7. Angelina disse:

    A vacina RECOMBITEK , pode causar um cio precoce na cadelinha? A minha tomou essa vacina e só daqui a 5 ou 6 meses, entraria no cio. Até acho q não é cio. Mas ela tem um sangramento pequeno como se fosse o começo de um cio. Ela teve apenas 2 cios. Está com um ano e 5 meses. Ela sentiu bem por ter tomado essa vacina. O costume dela é tomar a VIBAC. Como não tinha, a veterinária, aplicou essa. Tirou do congelador e aplicou. Li que essa vacina n pode dar imediatamente que retira do congelador, tem que esperar um pouco. E ela ficou com muita dor no corpo também. Agora não está mais, mas surgiu esse problemas de sangramento. Faz um mes que ela tomou a RECOMBITEK.

  8. Singoala Souza Costa disse:

    Meu cachorrinho um yorkshire tomas todas as vacinas na Pet Master com a Dra. Angeli e nunca teve reação alguma, é necessário vacinar

  9. Gabrielle disse:

    O meu cao tem 2 meses é da raça boxer, tomou a vacina v10 tem 2 diaa ,nao come e ta vomitando e cagando mole. Oq eu faço?

  10. Rachel Araujo disse:

    O minha cadela da raça Weimaraner tomou a segunda dose a Vencomax 12
    e ficou com o rosto todo inchado e a parte do local onde foi aplicada,
    essa reação alérgica vai ser toda vez q der qualquer vacina a ela?

  11. gabriel disse:

    O meu cachorro tomo faz dois dias ele n cone ao vomita essa coisa q parece baba sla faz coco branco e nesses dois dias so bebe água

  12. Cosmy disse:

    Eu dei a vacina anti tabica na minha cadela e ela apresentou vários problemas como vômito desequilíbrio etc. Oq fazer .

  13. Cosme disse:

    Qual o remédio para salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir