gravida

Tudo sobre a gravidez psicológica em cadelas

É um comportamento muito comum em cadelas e agrupa, além do problema físico, o psicológico. Também conhecido como pseudociese, que vem do grego e significa gravidez falsa, essa patologia acomete quase que 100% das fêmeas caninas. Porém, apenas algumas delas manifestam os sintomas clínicos como a protuberância das mamas e produção de leite. A gravidez psicológica costuma se manifestar entre a 6ª e a 10ª semana depois do cio.

Como e porque ocorre a gravidez psicológica

Cachorro fêmea com gravidez psicológica em fundo branco
Cachorro fêmea com gravidez psicológica em fundo branco – Foto: Freepik

Depois que a fêmea sai do cio ela tende a voltar para o estado anterior e passa por um período chamado de anestro. É durante ele que a fêmea pode começar a desenvolver os sintomas de uma gravidez psicológica. Esse estranho acontecimento tem uma lógica que vem dos tempos em que os cães andavam em matilhas: quando uma cadela dava a luz a uma ninhada, quanto mais fêmeas produziam leite com uma gravidez psicológica, mas filhotes eram alimentados e tinham mais chances de sobreviver.

Dicas de leitura:

Sinais e sintomas da gravidez psicológica em cadelasgravida

As cadelas transformam as suas camas em verdadeiros ninhos chegando a levar almofadas, bichos e pelúcia e brinquedos para o local como se fossem os seus filhotes. As tetas ficam mais inchadas e começam a expelir um líquido como se fosse leite. Seu apetite fica menor, elas tendem a ficar mais quietas e se estressam facilmente.

O que dono da cadela deve fazer?gravida

A primeira coisa é não se apavorar e, assim que notar a cadela diferente, leve-a ao veterinário para identificar o que está acontecendo. Para sinais e sintomas mais amenos é ainda melhor porque basta esperar cerca de 3 semanas que eles desaparecerão de forma espontânea. Se esse não for ocaso, vá retirando do “ninho” os objetos que a fêmea tenha adotado como seus, aos poucos para que ela não fique muito nervosa ou tristes.

Se o acontecimento se tornar frequente e ocorrer após cada cio, a melhor opção é permitir que a cadela cruze ou que se faça a castração. Não se esqueça de escolher um par adequado para cruzar com a sua cadela, de preferência, que seja da mesma raça mas, principalmente, do mesmo tamanho. Cadelas pequenas não são capazes de suportar vários filhotes crescendo na barriga de forma desordenada. Isso pode levar a cadela os filhotes à morte.

Nada de pânico

Pseudociese não é tão perigosa quanto as pessoas fazem parecer. A reprodução é um acontecimento natural na vida de qualquer animal e esse sentimento é instintivo. Nós, seres humanos, não agimos mais por simples vontade da natureza. Hoje, nós temos o controle de quantos filhos queremos ter e se queremos reproduzir. A tecnologia avançou muito e o mesmo pode ser feito pelos cães. Basta que o dono seja responsável o suficiente para decidir o que a sua cadelinha mais precisa.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *