Samoieda

U Calila Galvão    t 7 de outubro de 2014


O samoieda é um cão de porte elegante e um pelo branco denso. Não é por acaso que está na lista dos 10 cães mais bonitos do mundo. Ele é um cachorro de origem russa e se adapta facilmente a climas frios. Essa é uma das características que não permitiu ao samoieda de se popularizar no Brasil já que somos um país de clima tropical.

Tudo sobre Samoieda

Informações

História do Samoieda

Tudo sobre Samoieda

O nome samoieda vem de uma tribo que habitava a região da Sibéria Ártica chamada de Samoyedos. Eles criavam uma raça de cachorros a qual deram o nome de Bjelkier que significa cão branco que se reproduz branco. Eles não permitiam que a raça cruzasse com lobos ou com outras raças e por isso, até os dias de hoje, ela permaneceu quase que inalterada.

Os cães foram treinados originalmente com a função de guardar o rebanho de renas, puxar trenós, caçar e também para aquecer pessoas. A raça tinham uma relação bastante íntima e estreita com a tribo que eram homens muito gentis e calmos. Essas características acabaram passando para os cachorros e se fixaram neles.

Tudo sobre Samoieda

O samoieda chegou pela primeira vez no ocidente através das mães de um explorador norueguês chamado de Fridtjof Nansen. Ele importou 40 exemplares da Sibéria e viajou pelo mundo com eles. Porém, quem mais propagou a raça pelos países ocidentais foi Ernest Kilburn-Scott, um cientista inglês. Foi ele quem levou o cão Sabarka, pela primeira vez, a terras inglesas. Foi esse mesmo cientista que modificou o nome da raça para Samoyede em homenagem à tribo que os criaram.

A introdução dessa raça na América se deu através da princesa de Montyglyon, Mercy d’Argentau. Ela ficou encantada pelo cachorro Moustan em uma de suas visitas à Rússia. O seu entusiasmo para com o cachorro foi tão grande que o próprio dono, Grã Duque Michael o deu de presente para a princesa. Em 1904, Mercy se estabeleceu como moradora em terras americanas e começou a participar de exposições caninas com Moustan e outros três samoiedas que havia adquirido.

Tudo sobre Samoieda

Por causa de como foi criado, o samoieda que se desenvolveu nas Américas se tornou diferente do tipo inglês. Este, por ser tratado como cão de companhia acabou ficando menor, enquanto que aquele desenvolveu um porte mais atlético e robusto, pois sempre foi considerado como um cão de trabalho. A raça chegou a Brasil pelas mães do Sr. Werner Degenhardt.

Características do Samoieda

O seu pelo extremamente branco e denso entra em contraste com o nariz e os olhos muito pretos. As orelhas ficam sempre eretas possuindo pontas arredondadas e a sua cauda é elegantemente curvada para cima sobre o dorso. Uma característica marcante no samoieda é a sua boca com os cantos um pouco curvados para cima o que dá a impressão de que ele está sorrindo.

Temperamento do Samoieda

Tudo sobre Samoieda

Ele é um excelente e exímio companheiro sendo alegre, muito gentil e dócil, sendo esta última uma característica marcante da raça. O samoieda é extremamente apegado ao dono e gostam de ser acariciados o tempo inteiro. Uma de suas estratégias para receber carinho é colocar a cabeça debaixo da mão do dono ou estão cutuca-la com a pata.

Essa raça é extremamente apegada à família e prefere passar o dia com as pessoas na sala do que brincando no quintal de casa. Eles querem atenção todo do tempo e se deixados de lado podem fazer o tipo destruidor e começar a danificar o que ver pela frente. Outro comportamento que eles adquirem quando não lhe é dado atenção é o de latir demais.

Tudo sobre Samoieda

O latido do samoieda deve ser controlado desde a infância e para isso é preciso que ele esteja sempre em contato com estímulos diferentes. Se isso não for providenciado pode se tornar um sério problema, pois esse cachorro tem o hábito de latir para o mínimo ruído que seja. Isso o torna um excelente cão de guarda, mas pode fazer você perder a noite.

Outro comportamento que deve ser controlado nesse cachorro é o hábito de pular. Ele é bastante sociável e por isso pode pular nas visitas e nos conhecidos. Isso pode se tornar um transtorno, pois como é um cachorro de grande porte idosos e crianças podem sair machucados das brincadeiras desse peludo.

Tudo sobre Samoieda

Se você tem outros animais em casa, o ideal é que o samoieda seja criando com eles desde filhote e assim serão uma grande família. Também convive bem com outros cães já que se desenvolveu por muitos anos em matilha. Ele pode tentar disputar o território o que pode gerar algumas brigas entre os cães.

Cuidados e higiene especiais com o Samoieda

Esse cachorro não precisa de muitos banhos, pois a oleosidade que possui próxima à raiz do pelo impede que a sujeira grude e assim ele também não fica com mal cheiro. Em vez de banhos semanais, o que se recomenda são escovações 1 vez por semana que retiram a sujeira e os pelos mortos. Na época de muda, que ocorre de 6 em 6 meses, a escovação deve ser feita de 2 a 3 vezes por dia.

910111213

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Cuidados com os cães importantes no inverno

Cuidados

Cuidados com os cães importantes no inverno

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Dicas

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Curiosidades

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Saiba tudo sobre microchip para cães

Curiosidades

Saiba tudo sobre microchip para cães

Saiba como lidar com cães que choram

Curiosidades

Saiba como lidar com cães que choram

Anuncie Grátis! »