Saiba tudo sobre o choro canino

U Milena Costa    t 19 de abril de 2017


O choro canino é diferente do choro humano e muito tem a ver com a comunicação dos animais, principalmente com a comunicação do seu cãozinho com o tutor. Portanto vamos falar nesse artigo sobre o choro canino, sobre o que esse choro pode significar e como o tutor deve agir.

cão triste

Como é o choro canino?

Os cães não liberam lágrimas quando choram, é importante ficar atento a esse ponto, porque se seu cão está lacrimejando ele não está chorando e sim provavelmente tem algum problema nos olhos, o recomendado é leva-lo a um veterinário.

Os cães choram por meio da vocalização, isso mesmo, aquele som fino e triste que eles emitem em algumas situações é o choro canino, quem adotou ou comprou um filhotinho deve se lembrar do som fino que o cãozinho provavelmente emitiu na primeira noite. Assim é o choro canino.

cão triste

O que pode desencadear o choro canino?

A maioria dos cães filhotes choram na primeira noite na nova casa, isso porque estão em um lugar novo, porque foram separados da mãe e dos irmãos e naturalmente se sentem inseguros, ficar perto do cão na primeira noite pode ajudar no início da criação do laço entre cão e tutor e também acalmar o filhote.

A solidão é um dos grandes motivos do choro canino, quando o tutor precisa ir trabalhar e o cãozinho precisa ficar em casa sozinho, seja filhote ou adulto, é possível e até natural que o cão chore.  Isso porque os cães são animais que vivem em matilha, eles sentem a necessidade da presença de sua família. A ansiedade por separação pode causar o choro canino sim.

cão triste

Dores físicas causam choro canino, se seu cãozinho pulou e ao cair machucou a pata, ele vai chorar, é normal. Outros desconfortos físicos, como dores pelo corpo causados por alguma doença e até mesmo um mal estar causado por febre podem fazer o cão chorar. Fique atento para cães de grande porte e fortes, cães de algumas raças tentam não demonstrar sinais de fraqueza, por isso podem não chorar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu comportamento pode influenciar na personalidade do seu cão

Frio, fome, sede. Situações como essas podem e geralmente fazem o cãozinho chorar, por isso estar atento a alimentação rotineira e ao seu cãozinho receber sempre água fresca, além de proporcionar um lugar confortável e aquecido para o cãozinho dormir e brincar.

cão triste

Outro motivo muito comum para os cães chorarem é para chamar atenção, assim como as crianças humanas, os cães aprendem que se chorarem os seus tutores veem e lhe dão atenção, e por isso muitos cães começam a chorar para que seus tutores venham e façam suas vontades.

Como agir quando o cão chora?

É necessário entender primeiro qual o fator desencadeante desse choro, tente buscar no tópico acima uma razão que se encaixe com os sinais e situação do seu cão, depois de entender o que causa o choro, lidar com ele é simples.

cão triste pela morte do dono

Seu cão chora por dores? Levá-lo ao veterinário é a melhor forma de lidar com isso. Seu cão chora por conta da ansiedade de separação? A melhor forma de lidar com isso é criando seu cão de forma independente, criar distrações para ele passar o dia é uma ótima as saída, inclua brinquedos interativos, regularize a rotina de atividades físicas do cãozinho, passe um tempo com seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como e porque você deve criar seu cão de forma independente

O cãozinho chora para chamar a atenção? A melhor forma de agir é não lhe dar atenção enquanto ele chora, vá até o cão quando ele estiver calmo, é preciso repetir sempre esse comportamento, para que o cão entenda que não vai ganhar sua atenção quando chorar, e sim quando estiver calmo.

Atitudes que deixam um cachorro triste

Se o filhotinho chora na primeira noite é importante brincar com ele, mostrar que esse novo ambiente é um lugar seguro e bom, para tranquilizar o cãozinho na hora de dormir, dar-lhe um ursinho de pelúcia pode ser uma boa ideia, assim o cãozinho se aconchega nele e não se sente sozinho, muitos cães adultos continuam apegados a essa pelúcia da primeira noite.

Dica

Choro é normal, mas se o cão persiste nesse choro por dias e você não consegue tranquilizar seu cão de forma alguma,  então é importante leva-lo a um veterinário para que um bom profissional possa analisar a situação e cuidar do seu cãozinho da melhor forma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir