Saiba tudo sobre caudectomia e cordectomia

U Milena Costa    t 8 de março de 2017


A mutilação de cauda e orelha de cães é proibida no Brasil e gera muita polêmica entre os criadores profissionais e até quem tem um cão sem ser criador profissional. Acontece que está no padrão de muitas raças o corte de cauda e orelhas, mas você entende porque isso é crime no país? Saiba mais sobre a caudectomia e cordectomia.

caudectomia

O que é caudectomia e cordectomia?

A caudectomia é uma cirurgia que corta a cauda dos cães enquanto a cordectomia é um procedimento que corta as orelhas deixando-as para cima.  Além desses procedimentos também é proibida a cirurgia que corta as cordas vocais dos cães para que não latam.

Quais os argumentos de quem é a favor da caudectomia e cordectomia?

Muitas pessoas afirmam que para cães de certas raças é necessário o corte de orelhas e cauda para que o cão possa realizar suas tarefas da melhor forma. Existem pessoas que afirmam que seus cães não ouvem por terem orelhas caídas.

cães de orelhas cortadas

Também existem pessoas que afirmam que cortam as caudas de seus cães para que não brinquem e possam ser melhores cães de guarda, algumas pessoas afirmam ainda que cortam a cauda de seus cães para que não sujem a casa ao abanar o rabo sujo depois de um passeio.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o uso de medicamentos humanos para cães

Porque esses procedimentos são proibidos?

Desde 2008 uma norma federal proíbe esses procedimentos. Acontece que o Conselho Federal de Medicina Veterinária entende procedimentos cirúrgicos com finalidade apenas estética como maus tratos aos animais, portanto veterinários que realizam esses procedimentos podem perder suas licenças.

Os donos e criadores que realizam essa prática também podem ser enquadrados na lei de crimes ambientais que entende a mutilação estética como maus tratos aos animais. Existem casos de animais que desenvolveram infecções sérias devido ao corte desnecessário de orelhas e caudas.

cão com orelhas naturais

Qual a diferença entre cirurgias estéticas e castração?

Ao contrário das cirurgias estéticas a castração tem a finalidade de proteção da saúde do cão, já que diminui muito a possibilidade dos cães desenvolverem doenças como câncer, principal causa da mortalidade canina.

Cortar caudas e orelhas apenas por estética ou sem nenhuma necessidade comprovada de melhoria na saúde do animal não podem ser comparados a castração.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre Castração canina

cães pit bulls

O corte da cauda e nas orelhas dos cães pode ser necessário?

Cauda e orelhas fazem parte do sistema de comunicação dos cães. A cauda, por exemplo, funciona como uma prolongação da coluna vertebral e o corte de orelhas também é muito requisitado por donos que querem colocar seus cães em competições.

Não é necessário cortar as orelhas porque animais de orelhas inteiras também são aceitos nas competições, os dois procedimentos são proibidos, mas existem exceções. No caso de alguma doença, um caso isolado exigir que seja feito o corte de orelhas e cauda então é permitido realizar os procedimentos.

Procedimentos assim exigem que o cão seja sedado, e qualquer procedimento que envolva sedar um animal só deve ser realizado em casos para cuidar da saúde do cão.

cão sendo submetido a cordectomia

Se você não quer que seu cão suje a casa ao abanar a cauda quando chegar de um passeio ou acha que seu pitbull vai proteger a casa melhor se tiver as orelhas curtas se saindo melhor em uma briga com um ladrão.

Então não tenha um cão, opte por um melhor sistema de segurança ao invés de colocar a vida de seu cão em risco, afinal um ladrão invadirá sua casa armado para enfrentar seu cão de guarda, se está preocupado com a sujeira opte por um animal menor.

Mas não submeta um cão a cirurgias de mutilação desnecessárias por puro capricho. A vida de um cão é uma responsabilidade grande, um cão não precisa ter as orelhas cortadas para ser protetor, ele irá proteger a casa em que se sentir seguro e vai proteger a família que cuidar dele. Sempre opte por manter seu cão saudável e equilibrado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir