Saiba quais são os cuidados necessários com cães recém-nascidos

U Milena Costa    t 30 de novembro de 2016


Se você resolveu deixar que seus cãozinhos cruzem, ou sua cadelinha está grávida é importante saber tudo sobre os cuidados com recém-nascidos, afinal de contas, as cadelas e seus filhotes precisam de todos os cuidados.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como deve ser feita a cruza dos cães

ninhada de cães

Lugar adequado para recém-nascidos

Depois que os filhotes nascem é necessário que o dono tenha uma caixa com pano macio e espaço suficiente para a mãe e os filhotes. Essa caixa deve estar em um local seguro, limpo, arejado e tranquilo.

Longe de crianças, pessoas estranhas e outros animais. Para que a mãe possa ficar com suas crias e ter tranquilidade. Esse local precisa ser aquecido e confortável para a mãe e suas crias. É vital que os cãezinhos estejam aquecidos a 32°C durante os cinco primeiros dias e essa temperatura seja diminuída aos poucos até 24°C.

mãe e ninhada

Cuidados com a mãe

Um dos maiores cuidados com os filhotes é cuidar da mãe deles, afinal ela é a fonte de alimentação e que cuida deles, a mãe precisa ter alimentação reforçada e ter muita atenção do dono. É importante estar atento se ela está comendo bem e aceitando todos os filhotes.

Durante as primeiras semanas a mãe lambe a genitália dos filhotinhos e isso estimula que eles urinem e defequem, deve-se estar atento se ela faz isso. Se a cadela não estiver fazendo isso é preciso usar um algodão umedecido para simular a lambedura da mãe e estimular a eliminação de xixi e fezes dos filhotes.

mãe e ninhada

Assim como mães humanas, cadelas também podem ter depressão pós-parto, se ela não estiver comendo normalmente, dormindo demais e evitando os filhotes então ela pode ter depressão. A depressão pode acontecer logo após o parto ou semanas depois, portanto toda a atenção é necessária.

Alimentação dos filhotes

O leite da mãe cadela é muito mais forte que qualquer outro leite para os filhotinhos. É muito importante ajudar os cãezinhos a chegar nas mamas caso eles não consigam durante as primeiras semanas e se a ninhada for grande é importante estar sempre atento se todos os filhotes estão conseguindo se alimentar corretamente.

filhote mamando

Mesmo em ninhadas menores, alguns filhotes não conseguem mamar devido a grande disputa entre os irmãos e isso obviamente é ruim. Em alguns casos a mãe pode rejeitar os filhotes ou não ter leite suficiente –ou no caso de filhotes abandonados- nesses casos será necessário que o tutor alimente o cãozinho que precisar.

Existem receitas caseiras, alternativas como leite de cabra ou leite específico para cães que são vendidos em pet shops, é extremamente necessário consultar um veterinário que possa dizer qual será o leite ideal para alimentar seus filhotinhos recém-nascidos.

Mudança de alimentação

filhotes

Durante a primeira semana cada cãozinho mama oito vezes por dia, na segunda semana diminui para sete refeições diárias, e a redução continua até três ou quatro refeições por dia é aí que os filhotes devem ser acostumados a alimentação diferente do leite, o desmame acontece de forma gradativa.

Se a mãe estiver alimentando normalmente suas crias ela vai começar a regurgitar a própria comida para acostumar seus filhotes a comidas diferentes. Se isso não acontece então o tutor pode começar a incorporar granulados para cães triturados, até que comecem a aceitar os granulados inteiros.

filhotes comendo

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba qual a melhor idade para retirar o filhote da ninhada

Deve-se dar bastante água aos filhotes sempre, depois disso pode-se passar a dar ração para filhotes para que se acostumem, caso ainda seja dura para eles pode-se misturar com um pouco de água para amolecer a comida.

Vacinação e eliminação de parasitas

Os filhotinhos podem começar a tomar vermífugos com três semanas, é preciso estar atento ao peso, ao remédio específico e o correto para eliminar parasitas que os filhotinhos tenham recebido da mãe durante a gestação.

filhotes

A partir de oito semanas, ou seja, dois meses, é preciso levar os filhotinhos para vacinação, pois nessa época eles começam a perder os anticorpos herdados da mãe. É nessa época que o desmame também acontece, e o filhotinho precisa ser levado ao veterinário para ganhar seu cartão de vacinação e receber as vacinas necessárias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana