Pit Bull

Saiba mais sobre suplementos para cães

Muitos tutores, ás vezes por ter cães mais magrinhos ou por possuir cães de grande porte, acabam achando que é necessário usar suplementos alimentares para melhorar a saúde do seu cão.

Porém nem todo cão deve receber suplementação e em muitos casos sendo usado erroneamente pode ser prejudicial ao cão. Nesse artigo você entende mais sobre o assunto e pode tomar decisões melhores a respeito.

Pinscher Alemão
Foto: Freepik

Suplementos

Entre os suplementos principais temos a alta proteína, recomendada para os lugares de clima frio, a média proteína, no entanto, é a mais indicada, pois não corre o risco de cometer excessos e ainda temos a baixa proteína, que diminui o risco de problemas de crescimento dos cães.

Mitos sobre suplementação

Muitos acreditam que suplementar rações com cálcio e vitamina D garante melhor nutrição, ou que cães de raças grandes precisam de mais cálcio.

Existem outros mitos, mas a verdade é que com uma alimentação regular, saudável e equilibrada, o uso de suplementos alimentares ou vitamínicos pode não ser necessário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida da forma correta

O maior equivoco de todos é acreditar que vai conseguir mudar a estatura do cão com suplementos, o que vai definir a estatura do cão é a genética, caso queira um cão grande opte por uma raça maior e observe se os pais possuem a estatura que você deseja.

Malefícios para os cães

Pit Bull
Foto: Freepik

Algumas raças, como os pitbulls, são raças de cães que conseguem desenvolver bastante os músculos e unido a treinamentos, muitos tutores optam por usar suplementos para deixar seus cães ainda maiores.

A verdade é que o uso em excesso pode ser extremamente prejudicial, inclusive porque o aumento do peso causado geralmente por uma alimentação em excesso aliada ao uso em excesso de suplementos pode causar obesidade.

Entre os malefícios os suplementos podem chegar a ter efeito tóxico para os cães, além de causar danos sérios ao fígado dos animais. O excesso do uso de suplementos também pode sobrecarregar os órgãos dos cães.

Quando o cão precisa de suplementos?

A verdade é que se um cão possui uma alimentação balanceada é muito raro que ele vá precisar de suplementos alimentares ou vitamínicos. As rações já são feitas de formas a suprir todas as necessidades nutricionais e vitamínicas dos cães, desde que o dono escolha a ração adequada e ofereça a quantidade ideal.

No caso de cães que possuem problemas de saúde ou que foram alimentados de forma equivocada, como donos que dão a mesma comida que comem para os cães, então pode ser necessário que esses cães tomem suplementos, mas apenas com indicação de um veterinário.

Saiba mais sobre suplementos para cães
Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os motivos pelos quais você não deve dividir sua comida com seu cão

Muitas vezes o tutor pode melhor a nutrição do seu cão apenas trocando os biscoitinhos e petiscos industrializados por petiscos naturais, como frutas e verduras, claro, na quantidade e preparação correta, além de escolher os alimentos indicados para cães.

Como lidar com suplementos?

Já alertamos que suplementos não são extremamente necessários, mas podem representar um risco enorme para a saúde do seu cãozinho se forem usados de forma errada. O ideal é procurar o veterinário e levar seu cãozinho para uma consulta caso você deseja usar os suplementos.

Se você deseja apenas aumentar os músculos do seu cão, caso tenha um cão forte, isso pode acontecer se você levar seu cão para atividades como agility e exercícios de tração, para muitas raças essas atividades representam um desafio e por isso são muito interessantes.

O uso de suplementos pode não ser necessário, jamais utilize suplementos humanos ou sem consultar um veterinário, muitas vezes o alho é usado na extração de vitaminas nos suplementos humanos, a substância pode ser fatal para os cães, outras substâncias prejudiciais para os cães também são usadas em suplementos humanos.

Fique atento principalmente para as necessidades do seu cão do que para a sua vontade e jamais medique por conta própria ou ofereça qualquer coisa ao seu cão por questões estéticas.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *