pão

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Nem todo cão abana o rabo e fica feliz quando chega visita em casa, alguns cãezinhos ficam muito inseguros quando estranhos vem visitar a casa, e às vezes até conhecidos, e esses cães acabam tendo comportamentos que deixam os tutores insatisfeitos.

Nesse artigo te damos algumas dicas de como lidar com essa situação e ensinar seu cão a se dar bem com as visitas. Vale lembrar que embora muitas pessoas não considerem comum cães serem antissociais, é extremamente natural que esse comportamento se desenvolva devido a vários fatores, como territorialismo e até a falta de socialização.

ataque
Foto: Freepik

Jamais force uma interação

Se seu cãozinho não se sente a vontade com visitas você não pode chegar obrigando ele a interagir com alguém que ele não queira, se o cão já é antissocial força-lo a algo vai deixa-lo mais desconfortável.

Tente deixar a situação bem confortável para o seu cãozinho, para que ele não se sinta encurralado ou forçado a interagir mesmo sem querer, força-lo pode causar até incidentes como uma mordida, mesmo que o cão seja tranquilo.

Converse com a visita antes

Vale informar a visita antes da pessoa chegar a sua casa que seu cão é tímido e você está tentando ensiná-lo a interagir com visitas, por isso peça para a visita não avançar com muito carinho se o cão demonstrar que não quer ser tocado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre com 11 coisas que os cães odeiam que os donos façam

Se crianças vão visitar a casa é bom pedir aos pais que conversem com elas, pois crianças tendem a demonstrar interesse por cães e querer fazer carinho, se o cão se demonstrar interessado fique junto para mostrar que tudo bem fazer receber um carinho de outra pessoa.

pão
Foto: Freepik

Apresente a visita

Evite trazer um monte de gente pra sua casa de uma vez, se o cão é antissocial será mais difícil que ele consiga interagir com a visita se forem muitas pessoas, apresente a visita ao cão, e deixe que ele decida se vai ou não se aproximar.

Você pode pedir para que a pessoa estenda a mão para ele cheirar, de palma para baixo e sem movimentos bruscos ela pode estender a mão sem colar a mão no focinho do cachorro e esperar a reação dele. O cãozinho pode vir cheirar e então decidir se deixa a pessoa tocá-lo, mas tudo deve ser feito com muita calma.

Se o cão decidir não cheirar, ou cheirar e se afastar, não force, deixe ele ir fazer o que preferir, se o cão se aproximar da visita você pode dar um petisco ou carinho para reforçar que a interação dele com as visitas é algo positivo.

Pode dar bronca?

cao
Foto: Freepik

Seu cão precisa se sentir confortável com a visita, então se você dá uma bronca quando a visita chega e faz um carinho quando ela vai embora, então ele vai começar a associar a visita a algo negativo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar corretamente a rotina do seu cão

Opte por dar um petisco ou um carinho quando alguém chegar a sua casa e ele se manter tranquilo, o único momento em que você pode dar uma bronca é se o cão tentar morder a visita ou você. Mas caso ele apenas se afaste não tem motivo para dar broncas como “você precisa cumprimentar a visita” ele não vai entender e vai associar a presença de estranhos a sua insatisfação com ele.

Portanto, diga apenas “Não” se o cão tentar morder a visita, ou se tentar fazer qualquer outra coisa que você no cotidiano já daria uma bronca normalmente como fazer xixi na sala, não resolva dar uma bronca muito maior por estar constrangido pela visita, apenas o “não” firme de sempre é o bastante.

Seja paciente

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas
Foto: Freepik

O mais importante para conseguir que seu cão tímido ou antissocial consiga interagir com as visitas e fique tranquilo, é que você seja paciente, não vai ser da noite pro dia que ele vai mudar, pois é um traço da personalidade do cãozinho.

Você pode conseguir que com muita repetição esse traço seja apagado, ou que ele apenas se demonstre mais tranquilo, se um cão que costumava latir e até rosnar para visitas ou que se escondia quando alguém chegava na casa passa a se deitar na sala enquanto você conversa com a visita, esse já é um grande avanço.

Aumentar a socialização

Socializar seu cão não apenas em casa, mas também na rua, parques, com outros cães e pessoas, claro seguindo as dicas a cima, sem forçar a interação, pode ajudar seu cão a se tornar mais sociável e tranquilo com quando alguém visitar sua casa. E sempre recompense seu cão quando ele interagir de forma positiva com outro cão ou outra pessoa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como otimizar o passeio do seu cão

Dica

Repetição é a regra, quanto mais você repetir mais o novo comportamento desejável vai se fixar no seu cãozinho, então não adianta botar essas dicas em prática só uma vez e deixar pra lá, precisa ser sempre.

Se você puder convidar pessoas compreensivas e que gostem de animais para a sua casa, esse trabalho todo pode ficar mais fácil, claro que algumas pessoas não gostam de animais ou tem medo de cães, mas se alguém que vai a sua casa está desconfortável com seu cão, vale refletir, por qual motivo seu cão deveria estar confortável com essa pessoa que não gosta dele?

focinho
Foto: Freepik

Cães são animais extremamente observadores, eles sentem muito bem as coisas, então se determinada visita não gosta dele ele pode se demonstrar desconfortável com a pessoa, e se você está desconfortável ou irritado com a situação, ele vai sentir tudo, então tente estar o mais tranquilo possível.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *