Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

U Milena Costa    t 21 de outubro de 2016


Os cães sofrem de alguns maus que nós humanos também estamos sujeitos a sofrer, e a obesidade é uma delas. Às vezes vemos um cão gordinho e pensamos “ah que fofinho”, mas a obesidade é tão perigosa para os cães quanto para os humanos.

Vamos falar nesse artigo sobre sinais da obesidade, como evita-la, malefícios e formas de lidar com a obesidade canina, saiba como cuidar do seu cãozinho e livrá-lo desse problema que pode trazer muitos perigos a saúde do seu cão.

cão obeso

Sinais da obesidade canina

A obesidade não é apenas o excesso de peso, mas o acumulo acima do recomendado de gordura no corpo, portanto um cão aparentemente saudável pode estar obeso, então as idas regulares ao veterinário são indispensáveis. Ainda assim alguns sinais deixam esse problema evidente.

Cansaço excessivo, se seu cãozinho não está mais aguentando as brincadeiras ou passeios, ele pode estar sinalizando que está acima do peso. Dificuldade para respirar e locomoção mais lenta também podem ser sinais de obesidade.

cão obeso

Um cão desnutrido ou magro tem as costelas e ossos dos quadris visíveis, um cão obeso ou acima do peso tem barriga saliente e gordura acumulada em toda a região do tronco, pescoço e cintura.

Enquanto isso um cão no peso ideal tem uma cinturinha mais fina, sendo que está no peso ideal para sua raça e porte. Fique atento para esses sinais, se seu cão demonstra que algo está errado ele pode estar obeso ou acima do peso.

tabela de peso dos cães

Malefícios da obesidade

Assim como nos humanos, a obesidade pode causar diversos problemas de saúde nos cães, como problemas cardíacos, artrite, doenças na coluna, problemas respiratórios e diabete canina.

Com todos esses problemas a obesidade pode forçar o tutor a precisar ter cuidados especiais com seu cão, como trocar a ração para ração especial para cães obesos e até precisar que o animal tome medicamentos.

Dica: Confira a nossa lista de cachorros mais ferozes do planeta.

cão obeso

Como evitar a obesidade canina

Cerca de 30% dos cães brasileiros são obesos, e as causas desse problema são má alimentação, sedentarismo, conduta errada do tutor na alimentação depois da castração. Os cuidados para evitar que seu cão não entre nessa estatística são simples.

Aproveite para ler nosso artigo Saiba tudo sobre a castração canina

Alimentação correta: O cão deve ter alimentação regrada, dependendo de porte e raça claro, cães de porte médio costumam precisar de duas refeições por dia, uma pela manhã e outra a noite. Converse com o veterinário para saber qual a porção ideal para o seu cão e em quantas vezes deve ser dada.

cão obeso e cão no peso ideal

O cão nunca deve comer fora do horário, se a hora de comer é as 7h então a porção deve ser dada as 7h, retirada em cerca de 20 min se ele não comer, e só dada novamente no próximo horário estabelecido.

Cuidado com petiscos e biscoitinhos, eles podem ser dados, mas com muito cuidado para não exagerar. Cães castrados também devem seguir essa conduta alimentar, isso porque a obesidade em cães castrados não está ligada a cirurgia, e sim a má alimentação.

cão obeso com criança

Exercícios: Os exercícios são extremamente importantes para os cães, eles precisam de atividades físicas para liberar energia, manter a saúde em dia e evitar problemas psicológicos. Tenha uma rotina diária de passeios e brincadeiras, não deixe seu cão parado, o passeio é um exercício essencial para os cães.

O cão já está obeso, como lidar?

Se você não seguiu as dicas acima, é hora de mudar os hábitos do seu cão e com urgência, mas é claro que com sensatez. Não dá pra levar um cão que passeia uma vez na semana e está obeso para fazer agility.

Antes de tudo, é hora de mudar a alimentação do seu cão, reduza o tamanho das porções, corte os biscoitinhos e siga os horários, ele vai sentir as mudanças, dê apoio a ele e o mantenha ocupado brincando, mas não fique com pena e dê comida fora da dieta.

cão obeso

Faça seu cãozinho beber muita água, assim como nos humanos, a ingestão de água é importante para os cães se manterem hidratados e ajuda a mantê-lo saudável.

Insira exercícios na rotina aos poucos, comece aumentando as caminhadas, aos poucos ele vai se acostumando e perdendo peso. Aumente o tempo das caminhadas, intercale com corridas, leve-o ao parque para brincar e correr com outros cães.

cão brincando

Depois de tudo isso, uma boa ideia é começar a fazer agility com ele, os obstáculos que os cães precisam passar nesse esporte são ótimo para perder peso. Brinque muito com seu cão, sempre que puder o coloque em movimento, até mesmo dentro de casa, todas as dicas descritas acima são atividades muito importantes para um cão, mesmo que esteja no peso ideal.

Aproveite para conferir nosso artigo Como acostumar o cão ao passeio

Se seu cãozinho está em um nível muito avançado de obesidade, é importante a opinião do veterinário, que pode indicar se a ração dele deve ser trocada para uma ração especial e que também poderá tratar outros problemas causados pela obesidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Alimentação

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Saiba tudo sobre catarata canina

Dicas

Saiba tudo sobre catarata canina

Cuidados com os cães importantes no inverno

Cuidados

Cuidados com os cães importantes no inverno

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Dicas

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Curiosidades

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão