vomito

Saiba como agir quando seu cão vomitar

Assim como nós humanos os cães também vomitam, e muitas podem ser as razões, saiba nesse artigo como cuidar do seu cãozinho no caso dele vomitar. Entenda como agir e como cuidar dele em caso em situações leves.

vomito
Foto: Freepik

Causas do vômito canino

Muitas podem ser as causas, as mais comuns e que podem ser tratadas em casa são ingestão de alimentos mal digeridos, ou não digeríveis, intolerância alimentar e ingestão de alimentos em grande quantidade, como biscoitos ou alimentos humanos.

Mas vômitos também podem indicar o início de doenças graves. Você pode optar por esperar um dia para ver se o vômito passa e seu cão volta ao normal, isso acontecendo é provável que a causa tenha sido uma das citadas acima.

doente
Foto: Freepik

Recomenda-se que se o cão vomitar três ou mais vezes em um intervalo de tempo curto ou que continue vomitando após 24h seja levado ao veterinário. Nesses casos é provável que a causa seja algo mais grave.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como agradar os cães com comida da forma correta

Identificando sintomas paralelos

Toque a região abdominal do seu cão, se ele demonstrar dor leve-o ao veterinário imediatamente. É possível que a causa tenha origem renal ou intestinal e pode ser insuficiência renal ou torção gástrica.

Caso o cão tente, mas não consiga vomitar e demonstre incomodo ele pode ter uma torção gástrica, assim como no sintoma acima. Essa é uma doença muito séria e no caso desses sintomas serem detectados o cão deve ser levado rapidamente ao veterinário.

Caso o cão tenha vomitado sangue é sinal de que ele pode ter uma úlcera, em todo caso ele deve ser levado com urgência ao veterinário.

Aproveite para ler também nosso artigo Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

Como agir quando seu cachorro for vomitar

Saiba como agir quando seu cão vomitar
Foto: Freepik

Quando nós humanos comemos algo que nos faz mal, vomitamos uma ou duas vezes logo nos sentimos melhor, depois de dormir já estamos bem melhor e sentimos até fome. O mesmo acontece com os cães.

No caso de ingestão de algo que não caiu bem o cão demonstra estar mais tranquilo depois de vomitar, pois a sensação angustiante passou. Caso ele ainda se mostre apático e incomodado após dois vômitos então a causa deve ser mais grave.

Esteja atento a ingestão de água do cão, vomitar desidrata qualquer ser vivo, dê água a ele sempre em pouca quantidade, caso ele passe a vomitar a água então deve ser levado ao veterinário.

velho
Foto: Freepik

Se seu cão está mais tranquilo após dois vômitos, se hidratou e demonstrou estar melhor depois disso, é possível que depois de uma soneca ele acorde bem e até com fome, pois o que estava fazendo mal ao organismo dele já foi expulso. Alimente-o normalmente e observe se tudo volta ao normal nos próximos dias. Fique atento a alimentação dele para estar balanceada.

A maioria dos cães busca o dono quando se sente mal, isso porque confia e quer a proteção do seu tutor, fique ao lado dele o máximo que puder. Isso vai deixa-lo mais tranquilo e ajudar na sua recuperação.

O perfil do cão importa?

cachorro dormindo
Foto: Freepik

Sim, e muito. Se for um filhote, não espere outro sinal, leve-o ao veterinário. Isso por que quando um cão adulto vomita a alimentação dele é suspensa para que o organismo se recupere, isso não pode ser feito com filhotes, pois eles podem ter uma crise de hipoglicemia.

Alguns cães suportam melhor dores e incômodos e acabam não dando sinais adicionais como os outros cães, é o caso dos pit bulls, que são animais muito fortes e resistentes a dor. Por isso é sempre bom analisar o cão o tempo todo para identificar qualquer sinal do que ele pode estar sentindo e no caso de estar inseguro quanto a causa, não arrisque leve-o ao veterinário.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *