Roubo e furto de cães: Como agir?

Roubo e furto de cães: Como agir?

O roubo e furto de cães de raça vem aumentando muito, e muita gente não sabe muito bem como agir quando tem seu cão roubado ou furtado. Nesse artigo vamos falar sobre o assunto e dar dicas de como agir no caso do seu cão ser roubado, além de dar dicas de como evitar essa situação.

O que fazer se tiver um cão roubado ou furtado?

Se seu cãozinho foi roubado é muito importante que você vá a uma delegacia e denuncie o crime. Dê todas as informações necessárias, leve fotos do seu cão, diga onde e quando seu animal foi levado e se o assaltante foi visto tente dar a maior quantidade de características possíveis, principalmente características marcantes como tatuagens e cicatrizes.

Procure saber se existem câmeras de segurança na região onde ele foi levado, uma delas pode ter registrado o ocorrido, reporte isso à polícia também. E fique muito atento para o empenho da polícia, infelizmente existem policiais que não se importam com o roubo de animais, nesse caso você pode fazer uma reclamação ao Ministério Público ou procurar outra delegacia.

Roubo e furto de cães: Como agir?
Foto: Freepik

Se o cãozinho estava dentro de casa e foi furtado de alguma forma, procurar por câmeras de segurança na região também ajuda muito, pois elas podem ter registrado o momento do furto ou o ladrão fugindo com seu cão.

Medidas para evitar o roubo

É uma triste realidade, mas é preciso evitar sair com seu cão para passear em locais mais desertos e em horários que as ruas não estão tão movimentadas, isso porque é muito comum que os roubos aconteçam durante os passeios.

Roubo e furto de cães: Como agir?
Foto: Freepik

Deixar o cão esperando do lado de fora enquanto você vai comprar algo rapidinho em um estabelecimento também é perigoso, não dê uma oportunidade para alguém se aproveitar. Ande sempre com seu cãozinho na coleira e guia, estar com ele solto pode facilitar o roubo para um bandido, ou até perder o cão se ele se assustar com algo e fugir.

Uso de microship

Colocar um microship no seu cãozinho é essencial para garantir que aquele é o seu cão quando encontra-lo. Garanta que as informações do microship estejam sempre atualizadas, assim quando o cão for encontrado com uma pessoa ela pode alegar que o cão é dela, mas você terá como comprovar que o animal é seu.

Caso seu cão seja abandonado pelo ladrão ou fuja, o microship pode ajudar quem o encontre e esteja disposto a devolvê-lo a encontrar você.

Castração

A castração, principalmente de fêmeas é extremamente importante. Isso porque muitos cães são roubados com o intuito de serem transformados em matrizes gerando filhotes para venda, castrar seu cão é a garantia de que ele ou ela não irá sofrer com a cruza forçada para gerar lucro ao ladrão.

Quando notar que o cão não pode procriar o ladrão provavelmente o venderá, fique atento para feiras irregulares de venda e troca de animais, e denuncie esses locais à polícia. Seu cão pode estar sendo comercializado em um lugar assim, ou até mesmo em sites de vendas, como o OLX, procure pelo seu cão em sites como esse.

Quais as raças mais roubadas

Roubo e furto de cães: Como agir?
Foto: Freepik

As raças em alta, as mais populares, caras e de cães de pequeno porte são as mais visadas pelos ladrões de cães. Isso porque além de dar maior lucro, os animais de porte pequeno são mais fáceis de roubar do que cães grandes.

Mesmo não tendo um cão com essas características fique atento, já foram registrados roubos até mesmo de pitbulls, portanto dependendo do ladrão, o do quanto seu cão é dócil com estranhos, qualquer cão pode ser um alvo.

No entanto existem raças mais visadas, essas são o Yorkshire, Lulu da Pomerânia, Maltês, buldog francês, Shitzu, Pug e Lhasa Apso.

Nem precisa falar dos motivos pelos quais os ladrões roubam esses cães, são animais caros, que geram lucro e por isso o ladrão tenta revender ou cruzar para lucrar com a venda de filhotes.

Não encoraje esse tipo de crime, se você quer um cão de raça procure um vendedor respeitado, jamais compre em feiras suspeitas e vendedores sem documentação, procure sempre visitar o local onde os cães são criados para se assegurar que não está encorajando os maus tratos a animais.

Separei mais esses conteúdos para você:

One comment

  1. Tive meu cãozinho roubado do meu quintal, em tem menos de 2 mês, ele é pudo mistiço, levado 04/12 nao sei o que fazer. 😢😢😢

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *