Razões para não cruzar seu cão

U Milena Costa    t 10 de agosto de 2017


Já falamos no site sobre como é feita uma cruza de forma correta, mas o ideal na verdade é que ninguém cruze seu cão em casa, pois cruzar cães é uma responsabilidade enorme e não é nada simples, inclusive muitos animais acabam abandonados.

Se tornar um criador de cães é muito complicado e custa tempo, dinheiro, e inclui muitos outros fatores importantes. Nesse artigo você encontra muitos motivos para não cruzar seu cão e não trazer problemas a saúde ao cão ou criar outras situações ruins.

mãe e filhotes

Doenças transmissíveis

Sim, os cães também podem pegar doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, e por isso é essencial levar os cães que você pretende cruzar para fazer exames minuciosos para assegurar que nenhum deles possui alguma doença transmissível.

Isso é muito sério, pois na tentativa de conseguir mais dinheiro você pode fazer seu cão sofrer adquirindo uma doença grave e precisando não apenas gastar ao invés de conseguir um dinheiro extra, além de poder perder seu cão.

cão doente

Custos

Se você acha que é só colocar os cães para cruzar e isso vai dar uma boa grana, está enganado, você vai precisar gastar com exames veterinários da fêmea e do macho, para ter certeza que a cruza será segura. Além de gastar para dar todo o conforto para a cadela parir e cuidar de seus filhotes.

É preciso gastar com alimentação especial para a cadela desde a gravidez e durante a amamentação para que ela produza leite e esteja forte e possa alimentar seus filhotes de forma saudável.

cães e filhotes

Você também vai precisar gastar para vermífugar os filhotinhos e com bastante ração, afinal você vai precisar cuidar dos filhotinhos durante os dois primeiros meses de vida dos pequenos, e cuidar da mãe também, além de precisar de muito espaço para todos eles brincarem e se desenvolverem até que você consiga novos donos para todos. Você pode arcar com tudo isso?

O cão é adequado para a cruza?

Não é simplesmente colocar um casal junto e deixar que cruzem, alguns cães podem ficar tão agitados na hora da cruza que acabem enfartando, fêmeas também podem morrer durante o parto, ou os cães podem se assustar e se separar antes que a ejaculação termine causando dor e traumas aos animais. Você está preparado para a possibilidade de perder seu cão?

filhotes

Se você apenas cruza seu cão de qualquer forma as chances de vender os filhotes diminuem ainda mais, afinal quem compra quer saber se os pais possuem boa saúde para evitar que seus cães tenham predisposição maior a doenças.

Sem fazer todos os exames você não tem nenhum seguro de que seu cão é saudável suficiente para gerar filhotes saudáveis ou que o seu cão não vai sofrer nenhum problema com a cruza.

Caso não consiga vender os filhotes

Você já imaginou o que vai fazer se não conseguir vender os filhotes? Você pode ficar com todos eles? E se não conseguir vender você vai doá-los? Para quem? São muitas questões e situações que você vai precisar lidar e é sempre bom lembrar que abandonar animais é crime.

mãe e filhotes

Dependendo da raça você pode ter uns 10 filhotes e além de poder nascer com problemas eles podem não ser comprados ou adotados.

É preciso ter muito tempo

Você tem tempo suficiente para levar os cães que vão cruzar em consultas veterinárias, e para estar perto para cuidar da cruza? Vai ter tempo para estar com a fêmea durante toda a gravidez caso ela tenha algum problema? Estará com ela durante o parto de todos os filhotes que pode durar horas?

cadela com filhotes

Também vai ter tempo e recursos para levar a cadela e os filhotinhos às pressas para o veterinário caso algo dê errado? E vai ter tempo para cuidar dos filhotinhos e da mãe, assegurando que todos vão estar bem? Se você não tem tempo para tudo isso e paciência e força emocional além de recursos para lidar com tais situações, então não é uma boa ideia.

Nenhum cão precisa cruzar

Se você ouviu o mito de que cães adoecem se não cruzarem, saiba que isso é a maior mentira de todas, inclusive é comum que na natureza muitos lobos, ancestrais dos cães, nunca cruzem. Seu cão não vai ficar doente se não cruzar, muito pelo contrário, como falamos acima, ele pode ficar doente em uma cruza irresponsável.

cães

Vale ressaltar que para evitar doenças o melhor método é castrar o cão, jamais a cruza seria uma boa solução. Se você tem medo que sua cadela desenvolva câncer ou se quer que seu cão pare com a mania de agarrar pernas, o melhor método é castrar o cão ou a cadela.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina

Muitos filhotes são maltratados e abandonados

Você lembra quando seu cão chegou em casa? Um filhote lindo e fofo que você amou, tentou educar e se esforçou para que ele aprendesse a fazer xixi no lugar certo, andar ao seu lado e cuidou dele com todo amor mesmo ele não aprendendo essas coisas?

filhotes abandonados

Pois é, muitas pessoas compram cães, mas não tem toda essa disposição e amor que você teve, muito menos paciência. E esse é o grande problema da criação de cães, os filhotes muitas vezes não continuam com a pessoa para quem você o vendeu.

Muitos desses filhotes que você criou com todo o amor acabam nas mãos de pessoas que os maltratam ou são jogados nas ruas, indo parar em abrigos ou morrendo atropelados, eles vivem vidas sofridas. E não tem como você imaginar quem será um tutor responsável e quem vai se tornar um perigo para o cãozinho.

cão perdido

Sem falar que muitas pessoas compram cães com a vontade de transformá-los em matrizes reprodutoras, assim como você estaria fazendo com seu cão, e esses cães acabam tendo uma vida miserável em canis clandestinos sendo obrigados a cruzar de forma irresponsável e vivendo em situações precárias.

Então se você ainda quer cruzar seu cão ou cadela, recomendamos que procure um abrigo de cães e vá conhecer histórias de animais abandonados e maltratados, porque esse pode ser o futuro dos filhotes que seu cão tiver, pois não se engane, cães de raça também são abandonados e maltratados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o registro oficial de animais

Dica

cão feliz

Para tomar qualquer atitude o melhor a se fazer é ter muita informação a respeito, se você quer se tornar um criador não é só chegar e cruzar, é necessário estudar a respeito e ter muita informação, mas se você só está pensando no dinheiro é melhor considerar castrar seu cão, pois é melhor deixar a criação e procriação de animais para criadores sérios e responsáveis.

Tomando atitudes erradas ou na busca de economizar para obter um lucro maior ou por não ter capital suficiente, mesmo os que mais amam cães podem cometer erros que custem à vida dos animais ou causem sofrimento aos cães.


Uma resposta para “Razões para não cruzar seu cão”

  1. Fabiana disse:

    Boa tarde…..
    Tenho um cachorrinho da raça PUG preto macho com Pedigri, ele nunca cruzou gostaria de achar uma namorada para ele.
    Por favor me ajudem quero ser vovó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Cães reconhecem raças?

Curiosidades

Cães reconhecem raças?

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Curiosidades

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Dicas

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Saiba como educar seu cão para receber visitas

Dicas

Saiba como educar seu cão para receber visitas