Qual cão mais morde humanos?

U Milena Costa    t 4 de julho de 2017


A mídia fez a caveira de Pitbulls, Rottweilers e Dobermans, e quem é tutor de uma dessas raças sabe o preconceito que elas sofrem devido às notícias publicadas aliadas ao tamanho e força desses cães. Mas tirando a fama, qual o cão que morde mais?

cães de roupinha

Pesquisa

O cão que mais morde não é de nenhuma das raças citadas acima, segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a raça que mais morde é o Dachshund, muito conhecido no Brasil como salsicha.

O estudo apontou que um em cada cinco cães dessa raça já atacou ou tentou atacar estranhos, sendo que um em cada 12 atacou os próprios donos. E o segundo lugar é de outra raça pequenininha, os Chihuahuas, que são os menores cães do mundo.

Algumas curiosidades sobre o Dachshunds ou Salsicha

Bernesses, Golden Retrievers, Labradores e São-Bernardos foram os selecionados como os que menos mordem humanos.

Os Pitbulls e Rottweillers, no entanto, registraram muito menos ataques a pessoas, sendo o índice dos Dachshund de 20% enquanto os Pitbulls chegaram a 6%, sendo que os pits estranham mais outros cães do que humanos.

Bernese Montanhês

A média de agressividade das raças conhecidas como violentas e perigosas foi considerada normal. A pesquisa foi realizada com 6 mil proprietários e seus cães de 30 raças diferentes.

Ataque e medo

Segundo os estudiosos os ataques das raças menores está relacionada ao medo, tentando demostrar segurança e força com os ataques devido ao seu tamanho, afinal tudo é maior que eles, enquanto os cães maiores se sentem mais seguros com humanos.

Chihuahua4

No caso de mordida de cachorros saiba como agir na situação

Cães e donos

A pesquisa não realizou registros sobre a criação que os donos tiveram com seus cães, a criação é o ponto mais importante para definir o comportamento dos cães, mais até do que a raça.

A pesquisa apenas comprova que os cães conhecidos como os mais violentos não são de fato os cães que mais mordem, e reforça que apesar da personalidade e raça do cão, a criação e estímulos dados pelos tutores tem muita relevância em relação ao comportamento do cão.

rottweiler13

Como evitar mordidas

A força da mordida de Pitbulls, Rottweilers e Dobermans com certeza é maior do que as feridas causadas por mordidas dadas por Dachshunds e Chihuahuas, exclusivamente por esse motivo que os cães ditos como violentos são os que mais repercutem na mídia, e acabaram ganhando a má fama.

Mas para evitar mordidas de qualquer raça, o empenho deve vir do dono e não do cão, cães não mordem sem motivo, as melhores formas de evitar que seu cão de qualquer raça morda é socializando o cão e promovendo atividades físicas.

Dobermann

Cães são animais que vivem em matilha, seus ancestrais caminhavam longas distâncias por dia e isso ficou na genética deles, por isso um cão que não passeia ou não tem contato com outras pessoas e animais é um cão estressado e mais propenso a morder.

Saiba mais sobra a importância dos passeios para os cães

Dica

Não desencorajamos a criação de nenhuma das raças citadas, desde que você tenha espaço, tempo, paciência para a criação e recursos para disponibilizar uma rotina saudável de muita diversão e equilíbrio para o seu cãozinho.

Quantas vezes você deve passear com seu cão

Todo cão de qualquer raça precisa de um tutor que o lidere, que o alimente de forma correta, que tenha tempo para leva-lo para passear todos os dias e dependendo do nível de energia do cão, um tutor que o leve para fazer atividades físicas que gastem ainda mais energia.

Todo cão pode ser um cão feliz e equilibrado desde que seu tutor dê limites, proporcione atividades físicas e o socialize com outros animais e pessoas preferencialmente desde filhote.  Se você não fez tudo isso com seu cão e ele já é adulto ainda é possível mudar esse cenário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Cães reconhecem raças?

Curiosidades

Cães reconhecem raças?

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Curiosidades

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Dicas

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Saiba como educar seu cão para receber visitas

Dicas

Saiba como educar seu cão para receber visitas