Por que alguns cães mordem pessoas conhecidas?

U Milena Costa    t 12 de fevereiro de 2017


É preciso entender que latidos, rosnados e até mordidas fazem parte da comunicação dos cães. Quando os cães mordem com força e não só por brincadeira eles também estão tentando expressar algo.

Acreditar que o cão é naturalmente mal por ter mordido é um erro, você precisa entender o que leva seu cão a morder e precisa saber como lidar com a situação para que ele entenda que não precisa morder.

cão agressivo

Identificando o motivo que leva o cão a morder

Se seu cãozinho morde apenas quando alguém senta no sofá então está claro que ele se sente dono do sofá e por estar dominando aquele espaço ele vai morder quem o desafiar sentando ali.

Outros cães mordem parentes do dono quando eles se aproximam de seu tutor, são os cães ciumentos informando aquelas pessoas seu tutor é apenas dele e que não quer ninguém se aproximando.

cão agressivo

Tem cão que morde o dono quando o dono tenta mexer nos seus brinquedos ou vasilhas de água e comida, são cães possessivos com seus pertences e que não querem que seu dono mexa no que eles veem como deles.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como as focinheiras devem ser usadas nos cães

Também existem cães que mordem ao ser submetidos a alguma situação que não gostam, como tomar banho, colocar a guia ou coleira para passear e até quando o tutor tenta averiguar se há algum parasita no corpo do animal, na maioria dessas situações o cão morde por sentir medo.

Cão que morde não é mau e pode ser reabilitado

Dono abraçando cão

A primeira reação do dono de um cão que morde até mesmo pessoas conhecidas é acorrenta-lo, isolar o cão e evitar que ele tenha contato com pessoas e cães. Essa não é uma boa ideia, pois o único efeito que vai criar é o de agravar a situação.

Evitar a mordida é bom, mas não trate seu cão como um caso perdido, é preciso reabilitar seu cãozinho, converse com um adestrador se achar necessário. A melhor forma de fazer um cão parar de morder é mostrar a ele que a atitude de morder é ruim e encorajar bons comportamentos.

Como evitar que o cão morda

Como fazer meu cachorro parar de morder?

O cão que morde por ciúmes, possessividade ou para desafiar o dono e sua liderança são cães mimados ou muito dominantes, eles dão sinais desses comportamentos muito cedo e para cortar esses comportamentos você deve educar e reafirmar sua liderança desde filhotinhos.

Não é para gritar ou bater no cão, isso é errado e não deve ser visto como uma maneira de adestramento, o real adestramento é feito por reforço positivo e ignorando o cão quando ele tem atitudes erradas.

Como fazer meu cachorro parar de morder?

Mostre ao seu cão o que pode e o que não pode, para evitar a mordida é preciso educar desde filhote, dando comida na mão para que ele não morda por medo de que o humano tire a comida dele.

Aproveite também para ler nosso artigo sobre como alguns cães se tornam agressivos

Também é necessário reagir com um “não” no caso da mordida (mesmo a inofensiva dos filhotes) e fazer seu cão entender que ele pode confiar em você, pois você é o líder que cuida dele e da casa.

Lidando com cães que mordem

cão agressivo com outro cão

Se seu cão já é um adulto e morde, volte ao primeiro tópico e descubra em qual situação ele morde para entender o motivo dele morder. Se for por medo então o melhor a fazer é mostrar a ele que está em um local seguro e que você está dando a ele o que ele precisa e não tirando dele.

Uma boa forma de fazer isso é acostumando seu cão a estar cada vez mais próximo dele enquanto ele come, com o tempo ele entende que você não quer tirar a comida dele. Em situações como banho você pode fazê-lo parar de morder transformando o banho em diversão e até usando petiscos para relaxar e associar a situação a algo positivo.

Cães que mordem por possessividade, seja ligada a pessoas ou objetos, precisam ser ignorados quando estão desafiando o dono, você é mais forte que ele, não demonstre incomodo, nem dê atenção. No momento em que ele não estiver reagindo com agressividade, então dê um reforço positivo como carinho ou até petiscos.

Todo cão morde

cães no parque

Cães são cães, e todo tutor precisa entender isso, morder está no instinto deles, então o melhor a fazer é ter total controle do seu cão, com adestramento, respeito, carinho, usando sempre a coleira e guia ao passear na rua e cuidando da saúde mental e física dele.

Por mais dócil e carinhoso que seu cão seja, independente da raça, do tamanho e do seu comportamento a vida toda, um dia ele pode se sentir amedrontado por algo, ameaçado, desconfortável ou até não gostar de outro cão ou pessoa e morder.

Isso não faz do seu cão um cão ruim, ele é só um cão e precisa que seu tutor continue orientando ele e cuidado do seu bem estar e do bem estar dos que interagem com ele. Se achar necessário procure um adestrador para reabilitar seu cão.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Curiosidades

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Cães miniatura: Problemas de saúde

Curiosidades

Cães miniatura: Problemas de saúde

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Cuidados

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Curiosidades

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Conheça sinais de câncer nos cães

Dicas

Conheça sinais de câncer nos cães

Anuncie Grátis! »