Poodle

U Calila Galvão    t 29 de dezembro de 2013


Nada como ter um animalzinho de estimação em casa e se ele for um cão você terá a sua melhor visão do dia quando chegar estressado do trânsito e do trabalho e aquele pequeno ser vier correndo em sua direção, pulando e abanando o rabo de felicidade simplesmente pela sua chegada. O poodle é um desses cachorros festivos e muito dóceis e vale a pena dar uma olhada no seu perfil se você está pensando em adquirir um cachorro.

Cachorro Poodle

Informações sobre o Poodle

  • Raça: Poodle Caniche
  • Origem: França
  • Porte: médio
  • Grupo: 9
  • Finalidade: companhia.
  • Facilidade de adestramento: alta.
  • Pelagem: brilhosa, enrolada e macia.
  • Cores: sempre unicolor, podendo ser preto, branco, cinza, marrom, fulvo ou avermelhado.
  • Altura: poodle grande – 45 a 60 cm; poodle médio – 35 a 45 cm; poodle anão – 28 a 35; poodle toy – 24 a 28 cm.
  • Ninhada: de 3 até 7 filhotes. 
  • Olhos: tamanho médio e na forma de uma amêndoa. Podem ser marrom ou âmbar.
  • Cachorro para apartamento: sim
  • Cachorros para crianças: Sim
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
  • Qualidades principais: inteligente e ativo.
  • Personalidade: doce e autoconfiante.
  • Gosto por brincadeiras: médio
  • Amigável com outros cachorros: médio
  • Amigável com outros animais de estimação: pouco
  • Amigável com estranhos: médio.
  • Preço do Poodle: R$ 1000, mas pode chegar a R$ 2.000.

História do Poodle

Muitos pensam que sua origem é francesa, inclusive pela Federação Canina de Cinofilia confirmar o fato, mas se enganam. Na verdade essa raça tem sua origem na Alemanha e seu nome desse idioma é pudeln. Os poodles como são conhecidos hoje em dia no mundo moderno são um pouco diferentes de anos atrás. Alguns historiadores afirmam que esse cão surgiu inicialmente na Ásia e por conta do comércio e das navegações se espalharam pela Europa. Só depois de cruzamentos com raças daquele continente é que se formou o poodle tal como o conhecemos hoje.

Poodle

Sua história e seus serviços como cão de caça são frequentemente vistos em registros de livros e documentos. O poodle possui boas habilidades na água e na França era muito utilizado como exímio caçador de patos. Esse cachorro virou símbolo da aristocracia francesa e era muito comum vê-los acompanhando as senhoras da sociedade em seus passeios. Nessa época o pelo do poodle era sempre trançado, mas como mantê-lo dessa forma dava muito trabalho, em 1900 a moda estilo bufante chegou para ficar.

Características

É considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo. Ele varia em grande e toy de acordo com o seu tamanho, sendo os grandes os mais dóceis e excelentes como companhia apesar da sua principal patologia: a adenite sebácea. O ideal é cria-lo em áreas grandes para que ele possa se movimentar com liberdade sem se bater nos móveis da casa por conta de seu porte.

Poodle

Os de porte médio, miniatura ou toy são conhecidos desde 1700, mas só tiveram reconhecimento a partir do século XX. A mistura de cruzamentos entre a raça para alcançar um tamanho tão diminuto teve como objetivo alcançar uma maior longevidade para que pudessem ficar com seus donos por mais tempo. Essa média é em torno de 15 anos, mas como todo bônus vem com um ônus, esse tipo de poodle está mais propenso para adquirir certas doenças como catarata, halitose e doenças periodontais.

Temperamento e comportamento do Poodle

Eles são dóceis, afetuosos e brincalhões. Possuem excelente memória e são fáceis de serem adestrados por sua altíssima inteligência. Não é à toa que o poodle é sempre visto em números circenses. Ele também consegue se adaptar facilmente ao ambiente em que mora e é muito apegado ao seu dono e a família, sendo fiel até o último suspiro de vida. É excelente para quem tem crianças, pois são muito ativos, adoram correr e nadar e não se cansam com facilidade.

Poodle

Alguns tipos de poodle podem não ser tão receptivos com estranhos e começar a latir bastante. Apesar disso, conseguem se dar muito bem com outro cão ou outro animal de estimação. Eles são excelentes para quem quer ter o seu primeiro animal de estimação, pois são muito obedientes e alegres. Não é à toa que eles são tão populares em todo o mundo.

Cuidados com o Poodle

Os treinos curtos de adestramento, passeios diários e contato com outras pessoas e outros animais devem ser constantes e é imprescindível para o bom desenvolvimento do animal. Ele deve ser escovado todos os dias porque quando o pelo começa a mudar ele não cai e pode embaraçar no que está nascendo. Em locais de clima muito quem é indicado deixar o pelo do poodle sempre mais curto por causa da dermatite, comum em cachorros de pelos compridos.

Poodle

Os demais cuidados são os mesmos para todo o cão. Dê banho periodicamente, leve-o ao veterinário sempre que notar alguma coisa diferente nele ou mesmo para realizar exames periódicos. Dê sempre muito amor e carinho e o seu cão crescerá sempre muito saudável.


2 respostas para “Poodle”

  1. André Luís Donatoni disse:

    Parabéns pelo artigo, temos uma “puldinha” (feminino que encontrei para o poodle femea) e ela é tudo isso que está escrito.

  2. vanclessya disse:

    olá! comprei um poodle e ele esta apenas com 5 meses, minha preocupação e que ele esta com 1 quilo e 500 gramas e normal para um poodle Toy esse peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Dicas

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Dicas

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem

Curiosidades

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem