Pastor Alemão

U Calila Galvão    t 29 de dezembro de 2013


Por ser uma das raças mais inteligentes do mundo, o pastor alemão é sempre muito requisitado como cão policial ou militar. Ele consegue ser treinado facilmente, mesmo pelas pessoas mais inexperientes, portanto não precisa ter medo de ter um cachorro desses em casa. Ele é obediente, muito leal e dócil, mas precisa de alguém que esteja sempre no comando ou a brincadeira vai virar uma grande bagunça.

Pastor Alemão

Informações sobre o Pastor Alemão

  • Raça: Pastor Alemão
  • Nome de origem: Deutscher Schäferhund
  •  Origem: Alemanhã
  •  Porte: grande
  •  Grupo: 1
  • Finalidade: cão de guarda
  • Facilidade de adestramento: alta
  • Pelagem: brilhosa, lisa e curta
  •  Cores: preto, castanho, marrom, podendo ser de apenas uma cor ou bicolor.
  • Altura: a fêmea fica entre 55 e 60 cm e o macho de 60 até 65 cm.
  • Peso ideal: a fêmea vai de 22 a 32 kg e o macho varia entre 30 até 40 kg.
  • Olhos: tamanho médio e de cor amêndoa.
  • Cachorro para apartamento: não
  •  Expectativa de vida: entre 9 e 13 anos.
  •  Qualidades principais: atento e forte.
  •  Personalidade: independente e autoconfiante.
  •  Gosto por brincadeiras: Sim
  •  Amigável com outros cachorros: pouco
  •  Amigável com outros animais de estimação: pouco
  •  Amigável com estranhos: médio
  • Preço do Pastor Alemão: Em média R$ 400,00

Origem

Há registros dessa raça a partir do século X, quando monges escoceses levaram alguns cães para uma abadia em Münter, na Alemanha. Lá ocorrerão vários cruzamentos com lobos que já habitavam o local e assim acabou surgindo a raça. Inicialmente ele usado pelos camponeses como um cão de pastoreio, por isso o seu nome. Só em 1891 ocorreu a desvinculação dessa raça para esse trabalho. Mas para o pastor alemão aparecer tal qual o conhecemos hoje, muitos cruzamentos foram realizados e o responsável por isso foi o alemão Max von Stephanitz.

Pastor Alemão

O alemão foi trabalhando nas linhagens desses cães, sempre procurando adaptá-los aos diversos trabalhos humanos, de maneira que conseguissem servir ao homem de forma eficiente e que fosse muito eficiente. O pastor alemão só conseguiu ganhar o seu lugar ao sol, na categoria cão de utilidades em 1899 com a fundação de seu próprio clube, onde o alemão Max era o presidente por seu merecido esforço. Mas durante a primeira guerra mundial houve um grande déficit na raça com a morte de mais de 7 mil cães.

A insegurança entre os povos estava tão grande que vários pastores alemães foram exportados para outros países e se tornaram um artigo extremamente valioso. Muitos exemplares foram reproduzidos, pois eles estavam servindo de pagamento da Alemanha para os outros continentes como parte da dívida pelos estragos da Segunda Guerra. Hoje, o clube cinólogo desta raça é a maior que existe e a União Mundial de Pastores Alemães, como é chamado, já tem mais de 100 longos anos.

Pastor Alemão

O pastor alemão foi durante muitos anos extremamente popular no continente americano com os secessos da TV como Rin Tin Tin e Strongheart. Infelizmente ele perdeu a sua posição no lugar predileto entre as outras raças, mas é ainda um cão de mil e uma utilidades. Muitos não querem tê-lo por perto, pois pensam que é uma raça perigosa por ser utilizado como cão policial. Mas eles são treinados para esse trabalho e se não passarem por isso, são dóceis, amáveis e fiéis como qualquer outro cão.

Temperamento do Pastor Alemão

O pastor alemão tem o seu lado bom e seu lado ruim como todos nós temos. A boa notícia é que é muito fácil educar e criar um pastor alemão pela sua incrível obediência. Se você pretende tê-lo como cão de guarda então é melhor treiná-lo para que ele obedeça apenas aos seus comandos ou então suas visitas podem sofrer com o temperamento forte que essa raça possui. A notícia ruim? Não tem. Basta dar a ele muito amor e educá-lo da forma correta e ele será fiel a você por toda a vida.

Pastor Alemão

Problemas de saúde

Existem duas patologias muito comuns no pastor alemão. A primeira é a mielopatia degenerativa e é caracterizada como uma paralisia progressiva e incompleta dos músculos provocando movimentos descoordenados e grande perda de equilíbrio. Imagina-se que há uma predisposição genética para a patologia já que é mais constante nesta raça que nas outras. Outra característica é o fato de só aparecer na vida adulta.

Pastor Alemão

A segunda doença é a displasia coxofemoral que é hereditária, mas não é aparente durante a primeira semana de vida. Ela vai se desenvolvendo de forma progressiva. O que acontece basicamente é que o esqueleto cresce de forma muito mais rápida do que os músculos conseguem acompanhar. Começa a ocorrer uma degeneração articular, o que predispõe à fraturas no acetábulo e na cabeça do fêmur e lesões na cartilagem. Existem algumas formas de retardar o processo como por exemplo, usar pisos antiaderentes, levar o seu cachorro todos os dias para fazer uma caminhada a fim de fortalecer os músculos e os ossos e evitar a obesidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Dicas

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Dicas

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem

Curiosidades

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem