Pastor Alemão: Características da raça, preço e temperamento

Pastor Alemão: Características da raça, preço e temperamento

Por ser uma das raças mais inteligentes do mundo, o pastor alemão é sempre muito requisitado como cão policial ou militar. Ele consegue ser treinado facilmente, mesmo pelas pessoas mais inexperientes, portanto não precisa ter medo de ter um cachorro desses em casa. Ele é obediente, muito leal e dócil, mas precisa de alguém que esteja sempre no comando ou a brincadeira vai virar uma grande bagunça.

Pastor Alemão na praia
Pastor Alemão na praia – Foto: Freepik
  • Raça: Pastor Alemão
  • Nome de origem: Deutscher Schäferhund
  •  Origem: Alemanhã
  •  Porte: grande
  •  Grupo: 1
  • Finalidade: cão de guarda
  • Facilidade de adestramento: alta
  • Pelagem: brilhosa, lisa e curta
  •  Cores: preto, castanho, marrom, podendo ser de apenas uma cor ou bicolor.
  • Altura: a fêmea fica entre 55 e 60 cm e o macho de 60 até 65 cm.
  • Peso ideal: a fêmea vai de 22 a 32 kg e o macho varia entre 30 até 40 kg.
  • Olhos: tamanho médio e de cor amêndoa.
  • Cachorro para apartamento: não
  •  Expectativa de vida: entre 9 e 13 anos.
  •  Qualidades principais: atento e forte.
  •  Personalidade: independente e autoconfiante.
  •  Gosto por brincadeiras: Sim
  •  Amigável com outros cachorros: pouco
  •  Amigável com outros animais de estimação: pouco
  •  Amigável com estranhos: médio
  • Preço do Pastor Alemão: Em média R$ 400,00

Ficha Técnica

  • Energia
  • Gosto por brincadeiras
  • Amizade com outros cães
  • Amizade com gatos
  • Protetor
  • Bom para apartamento
  • Gosta de Crianças
  • Cuidados com higiene
  • Facilidade de treinamento
  • Tamanho
  • Late muito

Curiosidades sobre a raça pastor alemão

  • Você sabia que a raça foi desenvolvida para o pastoreio de rebanhos? Sim, apesar de ser muito associado a guarda, eles foram criados para o pastoreio. Aliás, é isso que sugere o seu nome também.
  • Os cães da raça pastor alemão são inegavelmente leais e inteligentes. Vale lembrar, sobretudo, que eles são a 3º raça mais inteligente de acordo com ranking mundial.
  • Dessa maneira, o fato de que essa é uma das raças mais populares do mundo não é nem um pouco surpreendente. Sem contar que a raça acompanhou os alemães nas duas guerras mundiais. Impressionante, não?
  • Esses cães ajudaram a transportar mensagens, patrulhar os campos de guerra e, surpreendentemente, achar sobreviventes. Não é à toa que mesmo os soldados adversários achavam as atitudes da raça incríveis. Dessa maneira, devido ao sucesso nos campos de batalha, a raça começou a ser popularizada e aclamada por todos. E não deixou de ser até hoje!
  • Outro fato muito interessante é o de que os primeiros cães guias eram, de fato, da raça pastor alemão. Eles foram entregues, então, aos seus donos no ano de 1931 devidamente treinados.

Origem da raça Pastor Alemão

Pastor Alemão deitado na grama
Pastor Alemão deitado na grama – Foto: Freepik

Há registros dessa raça a partir do século X, quando monges escoceses levaram alguns cães para uma abadia em Münter, na Alemanha. Lá ocorrerão vários cruzamentos com lobos que já habitavam o local e assim acabou surgindo a raça. Inicialmente ele usado pelos camponeses como um cão de pastoreio, por isso o seu nome. Só em 1891 ocorreu a desvinculação dessa raça para esse trabalho. Mas para o pastor alemão aparecer tal qual o conhecemos hoje, muitos cruzamentos foram realizados e o responsável por isso foi o alemão Max von Stephanitz.

O alemão foi trabalhando nas linhagens desses cães, sempre procurando adaptá-los aos diversos trabalhos humanos, de maneira que conseguissem servir ao homem de forma eficiente e que fosse muito eficiente. O pastor alemão só conseguiu ganhar o seu lugar ao sol, na categoria cão de utilidades em 1899 com a fundação de seu próprio clube, onde o alemão Max era o presidente por seu merecido esforço. Mas durante a primeira guerra mundial houve um grande déficit na raça com a morte de mais de 7 mil cães.

Pastor Alemão andando na grama
Pastor Alemão andando na grama – Foto: Freepik

A insegurança entre os povos estava tão grande que vários pastores alemães foram exportados para outros países e se tornaram um artigo extremamente valioso. Muitos exemplares foram reproduzidos, pois eles estavam servindo de pagamento da Alemanha para os outros continentes como parte da dívida pelos estragos da Segunda Guerra. Hoje, o clube cinólogo desta raça é a maior que existe e a União Mundial de Pastores Alemães, como é chamado, já tem mais de 100 longos anos.

O pastor alemão foi durante muitos anos extremamente popular no continente americano com os secessos da TV como Rin Tin Tin e Strongheart. Infelizmente ele perdeu a sua posição no lugar predileto entre as outras raças, mas é ainda um cão de mil e uma utilidades. Muitos não querem tê-lo por perto, pois pensam que é uma raça perigosa por ser utilizado como cão policial. Mas eles são treinados para esse trabalho e se não passarem por isso, são dóceis, amáveis e fiéis como qualquer outro cão.

Característica do Pastor Alemão

Essa raça apresenta uma pequena variação no porte, podendo ser médio a grande. Sendo assim, esse cão fica com um tamanho entre 55 e 65 cm e pode pesar até 44 kg.

Temperamento do Pastor Alemão

Pastor Alemão recebendo carinho das crianças
Pastor Alemão recebendo carinho das crianças – Foto: Freepik

O pastor alemão tem o seu lado bom e seu lado ruim como todos nós temos. A boa notícia é que é muito fácil educar e criar um pastor alemão pela sua incrível obediência.

Se você pretende tê-lo como cão de guarda então é melhor treiná-lo para que ele obedeça apenas aos seus comandos ou então suas visitas podem sofrer com o temperamento forte que essa raça possui. A notícia ruim? Não tem. Basta dar a ele muito amor e educá-lo da forma correta e ele será fiel a você por toda a vida.

Inteligência do Pastor Alemão

O pastor alemão, também conhecido aqui no Brasil como capa preta por conta dos pelos pretos que cobrem a sua lombar como se fosse uma capa, é muito popular e amado entre os policiais. Também pudera, essa raça é a 3º mais inteligente.

Convivência com o Pastor Alemão

Companheirismo, amor infinito e muita fidelidade. Esses são, inegavelmente, apenas alguns dos vários sentimentos que um cão pastor alemão pode oferecer a você.

Conviver com um cão desses é saber que se ele desenvolver o apego, você terá um grande protetor. Aliás, uma das qualidades dessa raça é a coragem. Eles também têm a curiosidade aflorada e são, sobretudo, muito obedientes e ativos.

Para que o sentimento de proteção que o seu cão sente não o deixe mais agressivo, é fortemente recomendado que seja feito o adestramento. Essa é a forma mais confiável para que seu pastor alemão cresça sabendo o certo e o errado.

A raça late muito?

Essa é uma das perguntas mais importantes. Afinal, não são todas as pessoas que têm paciência e espaço para cães que costumam latir demais.

Felizmente, o pastor alemão não faz parte das raças barulhentas. No entanto, deve ser levado em consideração o temperamento, bem como a criação do seu cãozinho.

É uma raça destruidora e agitada?

Praticamente todos os cães se tornam agitados e destruidores quando estão ociosos e com muita energia para gastar. Pensou que com o pastor alemão seria diferente? Pois está muito enganado.

A raça exige atividades físicas e muitas brincadeiras para mantê-los calmos e, dessa forma, sem o impulso de destruir a sua casa. E saiba que eles têm a capacidade para isso!

Além disso, o pastor alemão é uma raça que demanda muito espaço, sendo assim não são muito indicados para apartamento. Sem contar que eles são territorialistas. Para que ele conviva com outros cães, é preciso muito adestramento e uma criação que envolva dividir espaço.

Manutenção e higiene do Pastor Alemão

Banho

Quanto ao banho, não se preocupe. O pastor alemão costuma ser um cão bem limpo. Por isso, dê banho nele somente quando necessário. Afinal, além de remover a pouca sujeira presente, o banho também elimina os óleos naturais e saudáveis dos pelos do seu cão.

Unhas

A unhas também não são um aspecto preocupante. Isso porque ao praticar atividades físicas, como correr ou andar em solos ásperos, os pastores alemães acabam mantendo as unhas no tamanho ideal.

Orelhas

É necessário, contudo, que você esteja atento aos ouvidos do seu cão. Afinal, essa parte é muito sensível e há grande probabilidade de desenvolvimento de inflamações se não cuidada.

Dentes

Outra parte a ser observada são os dentes. Por ser uma raça que adora praticar, de fato, a mastigação, procure oferecer ao seu cão brinquedos que ajude a remover o tártaro. Aliás, escovar os dentes dele é uma boa pedida!

Alimentação do Pastor Alemão

Saiba que o pastor alemão pode ser um cão muito guloso. Essa gula pode se manifestar de duas formas, ou come muito rápido, ou come demais.

É importante que a ração comprada seja a ideal para o seu cão. Selecione aquelas que tem uma boa quantidade de nutrientes e, além disso, seja adequada para o porte do seu cachorro.

Caso esteja em dúvida, pergunte, então, ao seu veterinário quais são as rações mais indicadas para o seu cão. Só não compre avaliando somente o preço!

Reprodução do Pastor Alemão

A fêmea da raça pastor alemão, assim como as outras fêmeas, entra no cio duas vezes por ano. Ela é capaz de gerar, em média, 6 filhotes por gestação. Vale lembrar que o tempo gestacional de uma cadela é de, em média, 60 dias.

Um pastor alemão pode se reproduzir a partir dos dois anos. É recomendando, no entanto, que a fêmea apenas procrie após o seu terceiro cio. Assim o corpo do animai tem mais tempo para se desenvolver e se preparar para essa etapa.

Como são os filhotes de pastor alemão?

Não diferente dos humanos, os filhotes de pastor alemão necessitam de mais tempo de descanso. Por isso, não importune o bichinho com brincadeiras quando ele estiver dormindo.

Aliás, eles são desmamados a partir dos 30 dias de vida. Então, somente após esse período eles podem ser separados das mães, nunca antes.

Problemas de saúde

Pastor Alemão deitado nas flores com a língua de fora
Pastor Alemão deitado nas flores com a língua de fora – Foto: Freepik

Existem duas patologias muito comuns no pastor alemão. A primeira é a mielopatia degenerativa e é caracterizada como uma paralisia progressiva e incompleta dos músculos provocando movimentos descoordenados e grande perda de equilíbrio. Imagina-se que há uma predisposição genética para a patologia já que é mais constante nesta raça que nas outras. Outra característica é o fato de só aparecer na vida adulta.

A segunda doença é a displasia coxofemoral que é hereditária, mas não é aparente durante a primeira semana de vida. Ela vai se desenvolvendo de forma progressiva. O que acontece basicamente é que o esqueleto cresce de forma muito mais rápida do que os músculos conseguem acompanhar.

Começa a ocorrer uma degeneração articular, o que predispõe à fraturas no acetábulo e na cabeça do fêmur e lesões na cartilagem. Existem algumas formas de retardar o processo como por exemplo, usar pisos antiaderentes, levar o seu cachorro todos os dias para fazer uma caminhada a fim de fortalecer os músculos e os ossos e evitar a obesidade.

Fotos da raça Pastor Alemão

Pastor Alemão com a língua de fora
Pastor Alemão com a língua de fora – Foto: Freepik
Pastor Alemão deitado na planta com a língua de fora
Pastor Alemão deitado na planta com a língua de fora – Foto: Freepik
Pastor Alemão recebendo carinho da crianças
Pastor Alemão recebendo carinho da crianças – Foto: Freepik
Pastor Alemão deitado na grama
Pastor Alemão deitado na grama – Foto: Freepik
Pastor Alemão pegando a bola
Pastor Alemão pegando a bola – Foto: Freepik
Pastor Alemão molhado na areia da praia
Pastor Alemão molhado na areia da praia – Foto: Freepik
Pastor Alemão deitado nas flores com a língua pra fora
Pastor Alemão deitado nas flores com a língua pra fora – Foto: Freepik
Pastor Alemão deitado na grama
Pastor Alemão deitado na grama – Foto: Freepik
Pastor Alemão fazendo um treinamento
Pastor Alemão fazendo um treinamento – Foto: Freepik
Pastor Alemão deitado nas plantas com a língua de fora
Pastor Alemão deitado nas plantas com a língua de fora – Foto: Freepik
Pastor Alemão andando na grama
Pastor Alemão andando na grama – Foto: Freepik

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *