Mitos e verdades sobre os cães vira-latas

U Milena Costa    t 11 de novembro de 2016


Os SRD (Sem raça definida) ou vira-latas como são popularmente conhecidos, são mesmo um amor e se tem uma coisa que os tutores de vira-latas sabem é que eles são encantadores, porém muita gente cai em alguns mitos que são difundidos por aí sobre esses amáveis peludos.

Nesse artigo vamos falar sobre os mitos e verdades a respeito dos cães sem raça definida, saiba mais sobre eles e quem sabe se empolgue para adotar um amiguinho sem raça definida que vai encher a casa de alegria.

cão vira-lata

Quais são os cães considerados SRD?

Qualquer cãozinho que tenha uma mistura de raças no seu código genético é considerado um SRD, independente se o pai e a mãe venham de linhagens puras, mas de raças diferentes. A maioria dos cães SRD, no entanto, são animais que já vem de grandes misturas de raças e portes há décadas.

Portanto qualquer cão que não tenha pedigree, ou seja, um cão que não tenha suas origens conhecidas ou que não venha de cruzas apenas dentro de determinada raça, é considerado um cão SRD, e portanto leva por terra o pensamento de muita gente que vira-lata é só o cãozinho de rua sem origem conhecida.

cão vira-lata

“Cães SRD são mais resistentes a doenças”

Mais ou menos verdade. Cães vira-latas, principalmente os que há anos são cruzados indeterminadamente com todo tipo de cão são mais resistentes a doenças que cães de raça. A maioria das raças de cães tem uma pré-disposição a algum tipo de doença, como cãezinhos SRD vem de uma seleção natural e apenas os filhotes mais fortes sobrevivem, então os SRD não possuem tais pré-disposições.

Porém, todo cão idoso, de raça ou não, pode desenvolver doenças devido a idade, como o câncer, muito comum em cães não castrados. Os cães SRD continuam sujeitos a adquirir qualquer doença e tutores de cães SRD não devem deixar de dar todas as vacinas e prevenir os cães de vermes, carrapatos e pulgas.

cão vira-lata

“É mais barato ter um cão vira-lata”

Naturalmente o gasto inicial para se comprar um cão de raça não será necessário nesses casos, já que cães SRD estão disponíveis para adoção, seja em abrigos ou na rua. A questão de não terem pré-disposição a certas doenças como vários cães de raça também influencia nesse quesito.

Porém é totalmente equivocado acreditar que o gasto será muito menor, tendo em vista que eles devem tomar todas as vacinas e remédios e devem receber alimentação de qualidade, seja alimentação natural ou ração.

cão vira-lata

Aproveite para conferir nosso artigo Alimentação natural para cães

Cães SRD adoram brincar e passear assim como um cão de raça, gastos com caminha, coleira, ração, brinquedos, remédios e consultas ainda serão os mesmos que com outros cães, tudo vai depender da situação financeira do tutor que deve sempre proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao seu cão.

“Cães SRD são mais espertos e que cães de raça”

Um estudo do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, avaliou 100 cães e segundo o estudo, cães mestiços são mais inteligentes que cães de raça pura.

Segundo os pesquisadores os cães SRD tem melhor percepção espacial e melhor capacidade de resolver problemas, após os testes serem realizados, entre os dez melhores cães, sete eram mestiços.

cão vira-lata

Aproveite para conferir nosso artigo Como escolher o melhor local para os procedimentos do seu cão

Não dá pra afirmar baseado no estudo que essa é a única realidade, mas quem tem ou já teve um cão vira-lata confirma que são animais espertos, dóceis e leais. O nível de obediência do cão geralmente é associada a sua inteligência, porém é preciso lembrar sempre que adestramento e o comportamento do tutor também interferem no comportamento do cão.

“Cães vira-latas não possuem padrões”

Verdade, cães SRD não tem padrões definidos, esses animais carregam na genética todo tipo de características, sejam físicas ou comportamentais. Portanto se diz que eles costumam ser “moderados”. Muitos são de porte médio, mas é possível encontrar facilmente cães SRD de todos os portes, cores e também temperamentos.

cão vira-lata

Levando em consideração que um cão vira-lata adulto que já morou na rua pode ter passado por todo tipo de situação, eles podem ser cães medrosos -muitas vezes por já terem passado por alguma violência- e na maioria dos casos são animais dóceis que só querem um lar amoroso.

Se você pensa em adotar um cãozinho, leve em consideração adotar um vira-lata, além de espertos e carinhosos, cães vira-lata também são animais independentes e com tantos peludos por aí a espera de um lar, talvez você possa fazer a diferença na vida de um desses cãezinhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Alimentação

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Saiba tudo sobre catarata canina

Dicas

Saiba tudo sobre catarata canina

Cuidados com os cães importantes no inverno

Cuidados

Cuidados com os cães importantes no inverno

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Dicas

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Curiosidades

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão