Maneiras de gastar energia de cães agitados

U Milena Costa    t 29 de agosto de 2016


Seu cão é um daqueles super agitados que correm enlouquecidos pela casa, pulam em tudo e todos, roem os móveis e você já não sabe mais como acalmar o seu cãozinho? Entenda que ele tem muita energia, como uma criança que acabou de aprender a andar, só que eles sabem correr e podem destruir a casa.

Você só precisa encontrar maneiras de gastar toda essa energia para que seu cão se torne um animal mais calmo e possa te dar algum sossego. Vamos dar aqui boas opções para gastar toda essa energia do seu amigo, afinal é importante para a saúde física e mental dele que essa energia seja gasta de forma correta.

cão com bola

Passeios diários

Passeio é sempre muito importante, não interessa raça, porte ou idade, todo cão precisa passear. Se seu cãozinho é muito agitado você precisa leva-lo para passear todos os dias, o passeio deve durar em torno de uma hora e você pode fazer uma parte correndo, outra caminhando, assim gasta mais energia.

Aproveite para conferir nosso artigo Importância do passeio para os cães

Caso não possa leva-lo você mesmo para passear, existem profissionais especializados chamados Dog Walkers que vão passear e cuidar do seu cão, dando a ele os exercícios que o corpo dele precisa.

cão passeando com a dona

Brinquedos inteligentes

Não tem tempo para brincar por muito tempo todo dia? Quem tal comprar brinquedos inteligentes? Brinquedos que recompensam os cães os deixam muito ocupados por muito tempo.

Você coloca um pouco de ração ou petiscos dentro deles e seu cachorro vai ficar bastante focado em conseguir abri-lo para conseguir a comida. Sempre fique atento para o tamanho do seu cão, você precisa comprar um brinquedo para o porte dele. Alguns cães muito grandes podem precisar de brinquedos reforçados.

cão com brinquedo inteligente

Escadas serão suas aliadas

É possível que depois de subir e descer escadas você também esteja exausto, mas escadas são um ótimo exercício para o seu cão, além de gastar a energia dele também vai ser um exercício pra você.

Se você ta cansado demais para subir e descer as escadas, que tal jogar uma bolinha ou brinquedo que seu cão goste muito até o alto da escada? Ele vai precisar subir pra pegar o brinquedo e depois vai descer pra trazer de volta e vai gastar muita energia depois de um tempo.

cão querendo descer escada

Um amiguinho para o seu cachorro

Se você tem um cão só ele vai precisar de alguém para brincar e esse alguém será você, claro que ter mais de um cão também implica em mais trabalho e mais responsabilidades. Mas você deve ter algum amigo que também tenha cães, ou faça algum amigo, assim você ajuda seu cão a socializar com outros animais e ele vai poder gastar a energia dele brincando com outro animal.

Leia também nosso artigo Coisas com as quais os cães precisam ter contato

Um cão que brinca com outros cães é mais sociável e se torna mais tranquilo, afinal de contas ele vai estar gastando energia em brincadeiras entre cães que nós humanos não vamos conseguir brincar.

cães brincando

Ossinhos e gelo

Ossinhos entretêm os cães por um bom tempo, e vão ajudar você a evitar que ele roa seus móveis. Seu cãozinho vai gastar bastante energia roendo os ossinhos e ao mesmo tempo vai combater o tártaro e cuidar da gengiva. Só ganhos.

O gelo por sua vez é um grande aliado no verão, vai refrescar seu cão e também vai manter ele ocupado. Cãezinhos adoram brincar com gelo e você vai se divertir muito com as cenas que a situação vai te proporcionar.

cão com osso

Uma ideia divertida é congelar um brinquedinho que seu cão goste, uma bolinha ou algo de borracha. O brinquedo deve estar bem limpo. Seu cãozinho vai enlouquecer por não conseguir alcançar o brinquedo e vai gastar muita energia até que o gelo se desgaste e descongele e ele consiga pegar o brinquedo.

Parques e esportes

Existem parques que aceitam cães e clubes pensados para os passeios dos donos com seus amigos caninos, existe a possibilidade de até mesmo fazer esportes com seu cão como agility, que ganhou grande visibilidade e foi bem difundido.

cão fazendo agility

Seu cãozinho não precisa vencer grandes competições de agility, mas praticar o esporte vai ser extremamente divertido para ele e vai gastar bastante energia, além de aproximar cão e dono. Se seu cãozinho não se adaptar ao agility, apenas leva-lo para passear no parque e brincar correndo e indo buscar brinquedos já será extremamente importante.

Brinque com o seu cachorro

Essa é a dica mais óbvia de todas, mas é válido ressaltar que se você escolheu ter um cão, mesmo que não tendo tanto tempo, ele vai precisar de você, procure saber quais são as suas prioridades.

cão brincando com criança

Naquele seu dia de folga você prefere ficar em casa vendo TV enquanto seu cãozinho morre de tédio ou é melhor ir brincar com ele? Sempre dá pra dar um jeito, brinque com seu cãozinho o máximo que você puder.

Converse com o veterinário

Cães muito enérgicos são comuns, pode ser característica do porte ou raça do seu cão, ou até mesmo da personalidade dele. Se nenhuma dessas ideias estão sendo eficazes e seu cãozinho continuar muito agitado e não conseguir focar em nenhuma brincadeira ele pode ter hiperatividade.

cão correndo atrás de dono

Se você desconfia que seu cão sofre de hiperatividade leve-o ao veterinário, converse sobre suas suspeitas e os comportamentos que seu cão apresenta. Caso suas suspeitas sejam reais o profissional qualificado vai poder dar as orientações corretas para cuidar direitinho do seu melhor amigo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Curiosidades

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Conheça os planos de saúde para cães

Cuidados

Conheça os planos de saúde para cães

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Dicas

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

Alimentação

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo

Dicas

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo