Como lidar com cães que se recusam a comer

U Milena Costa    t 8 de julho de 2016


Normalmente os cães adoram comer, eles gostam tanto que vivem pedindo comida na hora das refeições do dono, e se não tomar muito cuidado o cãozinho acaba engordando demais e correndo o risco de ficar obeso. Mas existe o oposto também, e cães que se recusam a comer são muito comuns.

Pular uma alimentação é comum, mas passar mais de um dia sem comer já é algo para se preocupar e procurar entender as razões que fazem seu amiguinho não estar comendo. Nem sempre a razão é alguma doença, e se esse for o único problema apresentado então é provável que ele não esteja doente. Entenda as causas da falta de apetite, o que pode ser feito e como lidar com situações assim.

Cão que não quer comer

Determine os horários das refeições

Você pode até achar injusto o cão comer apenas naqueles horários, mas na verdade é ótimo para o organismo do canino. O cãozinho não pode comer a toda hora ou isso pode deixa-lo obeso.

O correto é perguntar ao veterinário o que ele acha sobre os horários da ração e da quantidade, de acordo com raça e porte do animal. Cães menores não precisam comer tanto, enquanto cães maiores precisam de um reforço na alimentação. No geral, cães de porte grande devem comer duas vezes ao dia, de manhã e de noite.

Determine esses horários, e quando o animal não comer a ração deve ser retirada, ele deve entender que aquele é o momento de se alimentar e que ele não pode simplesmente comer quando desejar. Mantenha a rotina, é ótimo para o organismo do cão.

Leia também nosso artigo O que fazer quando o cachorro incomoda durante as refeições

Cão comendo petisco

Não dê sachês e petiscos para melhorar o sabor

Muitos cães aprendem que se eles não comerem o humano deles vai se desesperar e colocar um sachê diferente na alimentação, dar uns petiscos ou colocar um pouquinho do almoço de gente pra ele.

Então, o cãozinho muito esperto para de comer pra receber agrados.  Nesses casos persista com a ração nos horários corretos. Nunca dê comida humana ao seu cão sem ter entrado em um acordo com o veterinário sobre o que ele pode ou não pode comer.

cão quer comida humana

Esteja atento para a qualidade da ração, se tem todos os nutrientes necessários. Cães não tem o paladar tão bom quanto o nosso, o que faz eles quererem comer é o olfato, por isso eles gostam tanto dos petiscos, sachês e do nosso almoço. Por causa do cheirinho.

Mas comida humana, sachês e petiscos ou biscoitinhos não tem os nutrientes que devem estar presentes na alimentação do seu cão. Apenas uma boa ração nos horários corretos pode satisfazer o organismo do seu amigo com tudo que o corpo dele precisa. Essa é comida mais importante de todos os dias, mas assim como uma criança que adora doces e não gosta de alface, ele não sabe do bem que a ração faz a ele.

Tristeza afeta o apetite

Cão triste

Você passa muito tempo fora de casa? Seu cãozinho sente muito a sua falta? Tristeza e até uma depressão podem afetar o apetite do canino. Muitos cãezinhos sentem tanto a falta de seu dono que param de se alimentar, as vezes eles são animais felizes, mas param de comer porque isso chama a atenção do dono.

E uma vez que seu cão não come, você vai ver se tem algo errado com ele, ou seja, um ótimo método para conseguir mais atenção. Tente sempre ter um momento do dia só para vocês dois, brincar muito, correr, passear.  Uma boa maneira é fazê-lo associar a hora da refeição como algo positivo, um momento dos dois, mexer na ração, dar a comida na mão, ou apenas estar por perto para dar mais segurança, aumenta o laço entre o cão e o dono.

Mudança de ração

Cão estranha ração

Se a ração do cãozinho foi trocada por algum motivo, essa pode ser a razão da falta de apetite. Ele pode estar estranhando a nova comida, por isso trocas de ração, seja por indicação do veterinário ou outra razão, devem ser feitas com cuidado. Nunca de uma vez só, comece colocando 10% da ração nova e 90% da antiga e vá aumentando a nova e diminuindo a antiga a cada dia. Assim o cãozinho se acostuma aos poucos.

As vezes o cão realmente enjoou da ração, nesses casos tente junto ao veterinário uma forma de fazê-lo se alimentar, pode ser que seja realmente necessário trocar a ração, mas sempre fique atento a qualidade do alimento, tente manter a marca que ele está acostumado, variando o sabor.

Confira também nosso artigo A melhor maneira de alimentar o seu filhote

Doenças caninas

Cão quieto

Os casos acima são as razões mais comuns para os cães estarem se recusando a comer, é muito mais provável que alguma situação acima esteja acontecendo, do que ele de fato ter alguma doença.

Mas fique atento, se depois de tudo isso seu cão ainda não quiser comer significa que ele pode sim ter alguma doença. E muitas podem ser as doenças que façam o animal perder o apetite, mas esse não será o único indicativo, então procure perceber se ele tem algum outro sintoma como dores, febre ou barriga inchada.

Seu amiguinho pode ter algum problema no olfato, por isso não sente vontade de comer, uma virose ou cinomose, muitas outras doenças podem estar presentes. Leve-o ao veterinário com urgência e relate todos os sintomas que ele apresentou. Nos casos de doença apenas um profissional especializado poderá dizer o que fazer para a melhora do seu melhor amigo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir