carro

Importância do passeio para os cães

Cães precisam gastar energia, em matilha ele caminharia o dia inteiro, mas hoje eles passam muito tempo em casa, tempo que muitos donos acham que pode recuperar com 10 minutinhos de passeio no fim de semana e brincar um pouquinho com o cãozinho quando chega do trabalho. Mas isso não é o suficiente para o seu bichinho, o passeio é um dos cuidados mais importantes que devemos ter.carro

Ligação com o dono

Antes de tudo tenha em mente que seu filhote só pode passear após as vacinas iniciais e liberação do veterinário. Passear antes de terminar as vacinas pode fazê-lo contrair alguma doença, afinal ele ainda não está completamente imunizado. O passeio ajuda muito na ligação entre cão e humano, esse é um momento extremamente importante para o animal e deve ser compartilhado com você.

Confira também nosso artigo Cachorros que deitam na rua na hora do passeio

Nada de seguir puxando o cãozinho pro lado que você quer ir logo, o animalzinho precisa de tempo, muitas vezes para urinar e principalmente por conta dos cheiros, são muitos cheiros na rua, principalmente para um cão que passa muito tempo em casa. Deixe ele cheirar e caminhar, aproveite o passeio você também.carro

Combate doenças como ansiedade e obesidade

Muitos cães desenvolvem doenças psicológicas devido a rotina estressante do próprio dono, muito tempo em casa e saudade do dono podem gerar algumas doenças. O tédio é uma das maiores causas da ansiedade em cães e o que faz eles roerem tudo pela casa e destruir as coisas.

Aproveite para ler nosso artigo Saiba tudo sobre a Síndrome da Ansiedade em cães

A falta do dono e solidão durante o dia podem causar depressão e em uma tentativa de mimar o cão para recompensar esse tempo o próprio dono pode causar obesidade no animal. O passeio combate todas essas doenças, mas é preciso ficar atento a necessidade de cada bichinho.

celular

Como determinar o passeio ideal

Você conhece seu cão e cada cãozinho precisa de um passeio diferente, específico para ele, raça, porte, energia. Seu cão é daqueles que puxa na hora do passeio? Não deixe isso atrapalhar e diminuir os passeios, talvez ele só esteja com energia demais ou ansioso pela caminhada.

Se você tem cães enérgicos como doberman, pitbull, rottweiler ou um beagle, eles vão precisar de no mínimo uma hora bem aproveitada de passeio com corridas e muita agitação para gastar energia. Enquanto cães mais velhos, por exemplo, precisam de passeios mais calmos e caminhadas mais curtas.

fly

Aproveite o passeio junto com seu cãozinho, ele é um daqueles cães cheios de energia? Que tal uma corridinha matinal? Ele é um cãozinho de porte pequeno? Tente um passeio no parque, com uma bola ou brinquedo que ele goste muito e gaste a energia do seu bichinho fazendo-o buscar o brinquedo.

Cães idosos sempre precisam de uma atenção especial. Fique atento ao fôlego do cãozinho e sua animação em relação a caminhada, vá no ritmo dele. Mesmo idoso o cãozinho ainda precisa dos passeios para manter a própria saúde física e mental do bichinho.

Qual a frequência ideal dos passeios

comida

O ideal é o cãozinho passear todo dia, no mínimo uma vez ao dia. Cães que tem uma rotina de passeios diários são muito mais calmos, pois entendem que todo dia eles vão ter aquele tempo de passeio.

Cães idosos sempre precisam de mais atenção, se seu cãozinho já não aguenta mais a rotina de passeios, as saídas podem ser reduzidas para dois ou três dias na semana. O ideal é ele não ir passear junto com outro cão mais jovem e enérgico.

Para quem tem muitos afazeres no dia, não pode levar o cãozinho para passear todo dia ou não tem tanta disposição para os passeios, existem profissionais especializados chamados Dog Walkers que fazem caminhadas e atividades pensadas especificamente para o perfil de cada cão e podem ajudar os donos com rotina apertada.Importância do passeio para os cães

Assim como nos humanos os exercícios e atividades ao ar livre estão muito ligados a saúde e bem-estar físico e emocional do cãozinho, nos cães o contado com outros animais, as atividades como corrida e gasto de energia chega a ser até mais importante, pois faz parte dos instintos caninos. Para ver sempre seu melhor amigo feliz e saudável, jamais deixe os passeios de lado.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *