Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

U Milena Costa    t 13 de outubro de 2017


Os cães que possuem algum problema de saúde podem precisar de fisioterapia, dependendo do problema pode ser resolvido em algumas sessões, ou pode ser necessário fazer pelo resto da vida do cãozinho.

Tudo vai depender da decisão do médico veterinário, por isso nesse artigo explicamos muito sobre a fisioterapia, mas recomendamos que faça sempre o check up no seu cão para poder resolver qualquer problema que apareça logo no início com a ajuda de um especialista.

cão fisioterapia

Para quais cães é indicada a fisioterapia?

Assim como para os humanos, a fisioterapia em cães tem o objetivo de ajudar o cão com problemas no corpo que causem dores e melhorar a movimentação desses cães, a fisioterapia ajuda com problemas musculares, movimentação de articulações, artrite, artrose, luxações, displasia e em muitos outros casos.

A decisão de que seu cão vai precisar de fisioterapia é do médico veterinário, ele vai se basear nos exames e no diagnóstico do seu cãozinho para indicar a fisioterapia, mas você também pode desconfiar caso seu cãozinho precise de fisioterapia, pois no geral o cão apresenta dores no corpo e/ou mobilidade reduzida.

cão fisioterapia

Como funciona a fisioterapia?

Após o veterinário diagnosticar que o cãozinho precisa de fisioterapia, ele vai avaliar quais os exercícios e aparelhos devem ser usados para cada caso, vale lembrar que o veterinário vai realizar os exercícios e o dono pode sim aprender, mas se não conseguir fazer corretamente todos os exercícios então não é indicado que o tutor faça.

Cada sessão dura em torno de 40 minutos, e são vários os tipos de fisioterapia, assim como nos humanos, tudo vai depender da necessidade do cão e problema que ele apresenta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre planos de saúde para cães

cão fisioterapia

As mais conhecidas são a massoterapia, que é utilizada para diminuir tensão muscular e diminuir dores, hidroterapia é usada para diminuir o impacto de movimentos, e é feita dentro d’água como o nome indica, podendo ser usada uma esteira aquática.

A famosa acupuntura também é muito usada para os nossos amiguinhos peludos, alivia dores e aumenta o equilíbrio muscular, assim como nos humanos a técnica melhora muito a qualidade de vida também nos cães.

Fisioterapia em casa?

cão fisioterapia

Sim, é possível fazer sim, e você pode ajudar muito seu cãozinho, mas o ideal é que o veterinário realize as atividades, caso queira fazer em casa peça que o veterinário o ensine a realizar os exercícios, mas não deixe de levar seu cão para o acompanhamento.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer massagens relaxantes no seu cão

E caso faça em casa fique muito atento para não exagerar na pressão, podendo machuca-lo, se o cãozinho não estiver sendo acompanhado pelo veterinário realizar os exercícios pode agravar o estado de saúde dele.

Alívio imediato da dor

Claro que ninguém quer ver seu cãozinho sofrendo, então é preciso fazer algo, se seu cão cair e demonstrar dor – fique atento! Muitos cães, principalmente os mais dominantes, evitam mostrar que estão sentindo dor, por isso fique muito atento a qualquer pequeno sinal – em casos de queda ou esbarrar em algo, você pode colocar gelo no local, sempre enrolado num pano para não queimar.

cão fisioterapia

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Se seu cão sente dores constantes no quadril ou na coluna, por exemplo, se você já o levou ao veterinário, mas o tratamento ainda não deu resultado, você pode colocar uma bolsa de água quente (não exageradamente quente) no local para aliviar a dor.

Dica

Evite a obesidade canina, mantenha seu cãozinho com uma rotina e alimentação saudável, fazendo passeios diários, e faça sempre o check up anual, para descobrir qualquer problema de saúde o mais rápido possível e ser mais fácil de resolver.

Também fique sempre atento a qualquer sinal de que seu cão não está bem, e na visita ao seu veterinário de confiança conte tudo, aborde qualquer coisa por menor que seja, pois pode representar um sofrimento muito grande para o cãozinho, mesmo que ele tente não demonstrar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Cães reconhecem raças?

Curiosidades

Cães reconhecem raças?

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Curiosidades

Saiba como agir em caso de ataque de cão

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Dicas

Saiba mais sobre a síndrome de cachorro pequeno

Saiba como educar seu cão para receber visitas

Dicas

Saiba como educar seu cão para receber visitas