Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito

Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito

Saiba tudo sobre as escaras de decúbito, saiba como o que são, suas causas e como prevenir e combater as escaras de decúbito. Essas feridas, também conhecidas como calos de apoio, são muito comuns nos cães que costumam aparecer principalmente durante a velhice.

Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito
Foto: Freepik

O que são escaras de decúbito?

As escaras são como calos nos cães, feridas onde falta pelo e a pele do cão fica mais ressecada. Essas falhas e feridas são bem mais grossas e muito comuns em cães idosos e cães de grande porte.

Labradores tem maior pré-disposição para desenvolver as escaras. As feridas aparecem com frequência no cotovelo dos cães.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar seu cão a não subir no sofá

Causas das escaras de decúbito em cães

As escaras são muito comuns em cães que dormem em superfícies duras, que não possuem uma cama macia, ou que preferem dormir no chão de madeira, cerâmica ou cimento. As escaras são pele engrossada com o tempo para proteger a região do cão que passa muito tempo em contato com o chão.

São muito comuns em cães idosos, por conta do tempo que já passaram entrando em contato com o chão, também aparecem com maior frequência em cães de grande e médio porte, isso porque esses cães são mais pesados e por isso o atrito com o chão é maior.

Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito
Foto: Freepik

Como prevenir a escaras de decúbito?

Se você tem um cão ainda sem escaras é possível evitar que essas feridas apareçam. Elas não causam dor, mas podem incomodar um pouco se ressecar muito, podendo inflamar. Para evitar que as escaras apareçam é necessário fazer com que o cão se exercite.

Cães pesados tem maior probabilidade de desenvolver escaras, e cães obesos tem grandes chances de desenvolvê-las. Faça com que o seu cão seja ativo e se exercite todos os dias, leve-o para passeios que o mantenham em forma.

Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito
Foto: Freepik

Manter a alimentação correta também é uma ótima medida a se tomar, mantenha o cão no peso ideal, isso reduz a chance das escaras aparecerem. Mas cães de grande porte, mesmo no peso ideal ainda correm esse risco.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer seu cão beber mais água

Evite deixar que seu cão deite muito em contato direto com o chão, faça ele se acostumar a deitar na caminha, ou deitar-se sobre um cobertor mais grosso. Essa é a melhor medida a se tomar, e pode atrasar o aparecimento das escaras e até evitar que elas apareçam.

Cães doentes

Entenda tudo sobre Escaras de Decúbito
Foto: Freepik

Cães idosos e doentes que não conseguem se locomover podem sofrer com as escaras por não se movimentar. Se seu cãozinho está nesse estado, cuide para que ele tenha um colchão adequado e mude a posição que ele está a cada duas horas. Fale com o veterinário para que ele indique se o uso de um hidratante é recomendado ou não.

Tratamento

As escaras não costumam precisar de tratamento, mas no caso de uma infecção o veterinário deve ser consultado para indicar o melhor tratamento, que pode ser só uma pomada para o ressecamento, ou remoção do tecido morto.

Não faça nada por conta própria, pois você pode confundir uma escara com outra doença, caso queira tratar as escaras, providencie um local acolchoado para o cão e leve-o ao veterinário para que ele indique se é realmente uma escara e qual atitude o tutor deve tomar.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *