Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

U Milena Costa    t 12 de maio de 2017


É um pouco chocante que ainda tenhamos que falar sobre esse assunto, manter cães acorrentados é uma das maiores crueldades que se pode fazer, vamos explicar aqui os malefícios dessa atitude e porque todos devemos manter correntes bem longe dos nossos cães.

Lembrando que não estamos supondo que nossos leitores realizem essa prática, mas vale lembrar que muita gente ainda acorrenta seus cães sem ter muita ideia de como isso é ruim para eles.

cão acorrentado

Malefícios físicos

Quando um cão é acorrentado, ele pode começar a puxar demais tentando se soltar e machucar o pescoço, além de que estando acorrentado o cão não vai se locomover bem. Geralmente quem tem cachorro acorrentado não o leva para passear com muita frequência e também não usam correntes muito longas.

Por conta disso o cão acorrentado pode desenvolver uma série de problemas físicos, como atrofia nas patas.

cão acorrentado

Malefícios psicológicos

Quem gosta de ficar acorrentado? Ninguém, não é mesmo? Cães que ficam acorrentados podem desenvolver agressividade devido à falta de interação social com outros animais e pessoas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir se conhecer casos de maus tratos contra animais

Eles também podem desenvolver depressão, uma tristeza tão profunda que podem se recusar a comer, beber água e assim desenvolver outros problemas de saúde física. Afinal cães são animais sociáveis, eles vivem em matilha, e estar excluído e preso a uma corrente com certeza vai fazê-los sofrer.

cão acorrentado

Sempre explicamos aqui sobre como fazer seu cão ser equilibrado, atividade física, carinho, ser um bom líder, são coisas que ajudam todo o cão a se manter equilibrado e é muito provável que seja um cão tranquilo também.

Ataques

Cães que vivem acorrentados ou isolados em pequenos espaços, impedidos de ter maior contato com pessoas e animais, são cães que se tornam agressivos, pois estão atormentados o tempo todo. Acorrentar um cão por medo que ele ataque alguém é a pior ideia que se pode ter, pois essa atitude vai deixar o cão muito mais propenso a atacar.

cão acorrentado

Se você tem um cão de porte grande ou que costuma rosnar e se mostrar incomodado e está com medo que ele ataque alguém, é hora de buscar ajuda. Primeiro invista em passeios, muita atividade física e contato com pessoas e outros animais vai ajudar a equilibrar a mente do seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre caudectomia e cordectomia

Se ainda assim o seu cão não se demonstra aberto para o contato seja especificamente com outros cães ou não, procure ajuda profissional, um adestrador pode averiguar o caso do seu cãozinho e começar um adestramento específico para a situação dele. Mas jamais recorra as correntes.

Todo caso de uso de correntes é maus tratos?

cão acorrentado

Se você precisou limpar uma área da casa, seu cãozinho não está deixando você limpar e você precisou acorrenta-lo por pouco tempo enquanto limpava essa área, claro que não chega a ser maus tratos.

Cães acorrentados são os que passam dia e noite presos a uma corrente, o uso em uma situação eventual e por pouco tempo não chega a ser considerado maus tratos, mas ainda assim não é recomendado.

Se você quer ter um cãozinho então assegure-se de que você tem espaço suficiente e seguro para ele. Com todas as coisas que ele precisa, além do seu tempo, da sua paciência e do seu amor.


2 respostas para “Entenda porque não se deve manter cães acorrentados”

  1. aprenda mais disse:

    Muito legal! Alguns muito válido pontos! Eu aprecio seu estilo de escrita e também o resto
    de seu blog também é muito completo!

  2. eu pensei sobre isso disse:

    Oi! Eu estive navegando pelo seu website por
    um longo tempo e, finalmente, tenho a coragem de ir em frente e dizer o quão estou embasbacado com sua qualidade de escrita!
    Só queria dizer o quanto acho fantástico seu trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

5 motivos para não comprar ração a granel

Alimentação

5 motivos para não comprar ração a granel

Apadrinhamento de Cães

Dicas

Apadrinhamento de Cães

Cães ajudam crianças autistas com socialização

Curiosidades

Cães ajudam crianças autistas com socialização

Entenda por que cães deitam no chão ao ver outro cão

Curiosidades

Entenda por que cães deitam no chão ao ver outro cão

Alimentação de cães idosos

Alimentação

Alimentação de cães idosos