Entenda como alguns cães se tornam agressivos

U Milena Costa    t 23 de setembro de 2016


Existem muitos motivos para um cão se tornar agressivo, a maior parte das pessoas acredita que cães como labrador e Golden Retriever são por natureza tranquilos enquanto Pit Bulls e Rottweilers são por natureza agressivos. Esse é um pensamento que rodeia a cabeça de muita gente e precisa ser mudado, pois com carinho e o tratamento e treinamento adequado todo cão pode ser um cão tranquilo.

Selecionamos aqui os motivos mais comuns que levam um cão a se tornar agressivo, se você tem esse problema, entenda qual o desvio de comportamento do seu cão para procurar ajuda de forma correta, se seu cachorro estiver se tornando ou já for um cão agressivo, ele pode ser reabilitado e socializado novamente.

Confira também nossa matéria especial sobre os cachorros mais feios do mundo.

cão agressivo

Possessividade

É muito comum cães se tornarem obcecados por um objeto, alguns cães se tornam possessivos com uma cadeira ou sofá e não deixam que ninguém se sente lá, outros são possessivos com brinquedos e até mesmo com os donos. É necessário entender que os cães precisam sim de liderança, e se você não criar uma rotina para ele com coisas que ele aprenda que não pode fazer, ele pode resolver se tornar o líder e assim o rei da casa.

cão agressivo

Medo ou desconfiança

Geralmente cães de rua ou que já passaram por maus tratos, tem tanto medo e desconfiança das pessoas que acabam se tornando agressivos como forma de proteção, se ele afasta o perigo, então ele se protege. Mas cães com tutores também podem se tornar agressivos por conta de algum medo, o ideal é que você procure ajuda nesses casos, pois a agressividade nesse caso também é um fator negativo para a saúde mental do seu amiguinho.

cão agressivo com outro cão

Comida

Muitos cães são alegres, divertidos, carinhosos e um amor de criatura, mas se tornam verdadeiras feras na hora da refeição, ficando agressivos se o dono ou qualquer outra pessoa se aproxima dele enquanto ele come. Isso é mais comum com cães de rua, mas os nossos cãezinhos que tem casa também podem agir assim, pois é um instinto de sobrevivência.

O ideal é criar o cãozinho desde filhote mexendo na comida dele e fazendo carinho nele enquanto ele come, dando ração na mão. Assim o animal associa o dono a comida e comida significa prazer, se o cão confia no dono ele não ataca, se o cão acredita que se aproximam para tirar a refeição dele então ele se torna agressivo.

cão comendo

Se seu amiguinho já é adulto e já é agressivo ele ainda pode ser reabilitado, mas não se recomenda fazer isso sozinho, procure um adestrador, converse com ele e juntos procurem os melhores métodos para reabilitar seu cão, enquanto ele não for reabilitado nunca mexa na comida dele e o mantenha sozinho e em um local tranquilo na hora de comer.

Confira também nosso artigo Saiba tudo sobre a raiva canina

Criação

A criação é um dos fatores que mais transforma cães em criaturas agressivas. Existem pessoas que realmente criam seus cães para ser cães agressivos, seja para rinhas ou por achar que por ser violento será um melhor cão de guarda. Um cão criado para ser agressivo não será um bom cão de guarda, será apenas um cão no qual não se pode confiar.

Muitos donos acreditam que para se tornar o líder ele precisa bater no cão para que o cachorro o respeite e isso é um de uma ignorância gigantesca. Cães precisam sim que o dono seja o líder deles, mas o dono deve conquistar seu lugar como líder por meio da admiração, mostrando que o cão deve obedecer aos seus comandos.

cães agressivos

Um cão que tem um líder que conquistou seu posto por meio da violência, tende a repetir esse comportamento e tende a desafiar o líder por meio da agressividade para conquistar o lugar dele. Enquanto um cão que tem um líder que conquistou seu posto por meio da admiração e confiança, respeita seu líder e o protege.

Personalidade

Existem cães que tem sim uma personalidade mais desafiadora e podem se tornar agressivos, muito disso se deve aos cruzamentos feitos sem supervisão, que às vezes visam reproduzir nas futuras gerações força e acabam cruzando erroneamente os cães.

cão agressivo

É importante observar o comportamento do cão ainda quando filhote, independente de porte e raça, se for da natureza dele atacar ou ser desafiador, e você note que não é uma brincadeira, pode ser um bom investimento leva-lo a um adestrador e cuidar da personalidade dele com métodos de reforço positivo e exercícios, que inclusive são indicados para todos os cães.

Aproveite para ler nosso artigo Adaptando o cão a animais de outras espécies

Tédio

Muita gente acha que o Pitt Bull é agressivo por natureza, quando na verdade eles são apenas cheios de energia e com a criação errada, sem exercícios, o cachorro se torna entediado, estressado e por fim agressivo.

cães pit bulls

Isso pode acontecer com qualquer raça, a maioria dos cães acaba refletindo esse tédio destruindo móveis, roendo as coisas e até mesmo criando feridas em si próprio, mas raças de muita energia podem acabar desenvolvendo agressividade por conta do estresse.

Então se você tem um cão muito enérgico dê ainda mais atenção aos exercícios dele, nunca deixe o passeio, corrida e brincadeiras de fora da rotina dele. Um cão exercitado e cansado é um cão sempre feliz e tranquilo.


Uma resposta para “Entenda como alguns cães se tornam agressivos”

  1. filme disse:

    eu sinceramente nunca vi cão de rua bravo comigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Dicas

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão