Pug

Cuidados especiais com cães de focinho achatado

Os cães de focinho achatado são chamados de cães braquicefálicos, esses cães precisam que seus donos tomem certos cuidados especiais com eles, pois esses peludinhos são mais frágeis em relação ao calor e exercícios físicos devido ao focinho achatado que causa problemas respiratórios.

piso
Foto: Freepik

Porque cães braquicefálicos são mais frágeis?

Como sabemos os cães fazem a troca de calor pela boca, porém esses cães com o focinho achatado não conseguem aspirar o ar como os outros cães e em ocasiões de calor excessivo eles podem ter uma hipertermia.

Esses cães também costumam roncar muito, mesmo acordados, pois a respiração deles é mais ofegante. Eles também tem as cavidades nasais fechadas, em casos graves pode-se optar por uma cirurgia para correção.

Devido a esses problemas cães braquicefálicos não conseguem se exercitar como outros cães, embora a maioria deles seja cheio de energia, eles podem passar mal se as caminhadas forem mais cumpridas.

flor
Foto: Freepik

Pug, Bulgod Francês e Buldog Inglês, Boxer, Shih Tzu e Boston Terrier são raças de cães que são braquicefálicos, embora em outros cães o uso de focinheira não seja um problema, nessas raças a focinheira não é indicada, mesmo para os grandes como Boxer, pois pode causar dificultar ainda mais a respiração.

Evitando o calor

Evite o calor ao máximo, acima de 25°C, cães braquicefálicos já sentem muito calor, portanto tutores que desejam ter cães dessas raças e moram em regiões quentes precisam ter ar condicionado em casa e criar um ambiente muito refrescante na residência.

Pug
Foto: Freepik

Se o cão for exposto ao calor por muito tempo, ele pode ter um hipertermia, que é quando a temperatura do animal fica muito acima da temperatura normal. Infelizmente cães braquicefálicos chegam a falecer devido a isso.

Aproveite para conferir nosso artigo Aprenda a medir a temperatura do seu cão

Passeios

Para passear com um cãozinho braquicefálicos é necessário fazer caminhadas curtas, mesmo que seu peludinho seja muito ativo, não é recomendado passeios longos, pois eles também podem passar mal devido ao esforço.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

Cuidados especiais com cães de focinho achatado
Foto: Freepik

Recomenda-se que os passeios tenham em torno de 15 minutos de duração, sendo dois por dia, assim o cão descansa nesse intervalo. Os horários dos passeios devem ser sempre durante a manhã, antes das 9h, e a noite, pois são períodos mais frios.

Observe seu cão, descubra qual o tempo de passeio ideal para ele, mesmo que ele ainda esteja animado, observe a respiração dele, se está muito ofegante, ou se ele está caminhando com mais dificuldade. Nessas situações retorne imediatamente para casa, com ele no colo se possível, o hidrate e refresque. Caso ele passe mal o leve imediatamente ao veterinário.

Alternativas

Cuidados especiais com cães de focinho achatado
Foto: Freepik

Todo cão precisa de exercícios, os braquicefálicos também, as alternativas para o passeio prolongado são as brincadeiras em casa. Brincadeiras com gelo na água são ótimas para desestressar o cão e o refrescar ao mesmo tempo. Faça-o se divertir com brinquedos inteligentes e brinque com ele.

Seja consciente

Se você deseja um cão dessas raças, mas é uma pessoa muito ativa e quer um cão para o acompanhar em esportes, corridas ou exercícios, ou simplesmente um cão para passear no parque todo fim de semana por muito tempo, não adquira um cão de raças que possuem o focinho achatado.

Pug
Foto: Freepik

Ele não vai aguentar as atividades físicas, nem o pique de outros cães que não são braquicefálicos, e isso pode levar o cãozinho a passar mal e até falecer. Esteja atento para a saúde do seu cãozinho e as necessidades dele caso você já tenha um cão braquicefálico.

Caso deseje um cão para fazer atividades físicas ou longos passeios, adquira cães de raças como Labrador, Boder Collie e Pit Bull que são extremamente enérgicos e ativos e precisam de muito exercício para serem cães equilibrados, ou adote um vira-lata que também será um ótimo companheiro em atividades físicas.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *