Cuidados ao levar seu cão na praia

U Milena Costa    t 4 de setembro de 2016


Se você nunca levou seu cão à praia, já deve ter visto muitas imagens de cãezinhos alegres brincando na areia e na água, e deve pensar em um dia leva-lo para dar um passeio na areia. Vamos falar de alguns cuidados importantes que se deve ter caso resolva fazer esse passeio.

cão na praia

Primeiro escolha uma praia adequada

Seu cachorro não vai querer ficar atado na guia o passeio inteiro, embora esse seja o procedimento mais seguro em qualquer passeio. Entenda que em algumas praias a presença de animais é proibida e você vai precisar achar uma que permita a circulação deles.

Procure por uma praia que seja mais deserta, essas costumam permitir a presença de cães e ainda terá o benefício de que com poucas pessoas você e seu amigo vão poder brincar sem eventualmente incomodar alguém.

Veja também quais as raças de cachorro mais calmas.

cão na praia

Mantenha a praia limpa

Não é porque você viu lixo na praia que não tenha que fazer sua parte, não esqueça em hipótese alguma de levar o saquinho para recolher as fezes do seu cão. Tente impedir que ele suje a praia, mas no caso de acontecer é necessário recolher.

Pessoas frequentam a praia e se deitam e brincam na areia, é importante respeitar esse espaço público e mantê-lo agradável para todos.

cão na praia

Hidrate e proteja seu cão

Com o sol forte e as brincadeiras seu cãozinho vai ficar muito cansado, ele precisa ser hidratado o tempo todo para não ficar doente, você vai sentir sede, imagine ele. Jamais esqueça do protetor solar no caso de passeios na praia.

Aproveite para conferir nosso artigo Protetor solar para cães.

Tente mantê-lo protegido na sombra, claro que ele vai brincar, mas se você encontrar um lugar com sombra esse é o mais indicado para ficar, mesmo que próximo, assim ele poderá descansar e se hidratar na sombra.

cão na praia

Leve uma toalha para secar ele, mesmo que tenha pelo curto, o cão vai precisar ser seco se você deixa-lo entrar no mar. Tente tomar cuidado para que ele não se afaste de você. Se resolver dar uma caminhada pela faixa de areia ou calçadão, opte por andar com ele na guia, para respeitar os outros frequentadores da praia e evitar acidentes, que até seu cãozinho possa se machucar.

Seu cão pode ficar doente por ir à praia

Diversos fatores que envolvem um passeio à praia podem ocasionar uma doença no seu cãozinho mais do que se ele for a outro passeio. Isso porque a areia e o mar podem desencadear problemas de saúde.

cão na praia

Quando você dá banho no seu cão, você toma cuidado para a água não entrar nos ouvidos, isso não vai acontecer na praia, enquanto ele se diverte na água do mar, água pode entrar nos ouvidos dele e provocar uma otite, que é uma infecção no ouvido.

Confira também nosso artigo Escolha o melhor plano de saúde para o seu cachorro

Os olhos podem desenvolver irritação por conta areia, sol e calor e ele pode ter uma conjuntivite que vai se caracterizar por olhos vermelhos, coçando e lacrimejando. Lesões na pele causadas por exposição ao sol também são recorrentes, por isso é extremamente necessário usar o protetor solar.

cãoe dona na praia

Uma das principais doenças que podem atingir seu melhor amigo é a doença do verme do coração, ela é transmitida por mosquitos que tem preferência pelo litoral, o verme se aloja no coração do cão e é uma doença que também pode ser transmitida para humanos em quem o verme se aloja no pulmão, por isso só leve seu cão à praia se ele estiver com a vacinação em dia.

Qual o jeito mais indicado de passear na praia com o cachorro?

O mais indicado é que os cães passeiem na guia e no calçadão, sem ter contado com a areia e o mar. Cada dono faz a escolha que lhe parecer mais razoável, mas muitos veterinários não recomendam aos tutores que levam os cães à praia que permitam que eles entrem em contato com a areia e o mar.

cão na praia

Claro que a escolha é sua, mas se resolver não seguir as indicações dos veterinários, fique atento para ter todos os cuidados básicos para que seu cãozinho possa aproveitar o passeio com segurança. Antes de leva-lo verifique se ele está vermifugado e com todas as vacinas em dia. E ao retornar do passeio dê um bom banho nele, seque e continue mantendo-o bastante hidratado.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Curiosidades

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Cães miniatura: Problemas de saúde

Curiosidades

Cães miniatura: Problemas de saúde

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Cuidados

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Curiosidades

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Conheça sinais de câncer nos cães

Dicas

Conheça sinais de câncer nos cães

Anuncie Grátis! »