Cão de Crista Chinês

U Calila Galvão    t 13 de janeiro de 2014


Não se tem muitas informações sobre essa raça, mas uma das coisas que se sabe é que eles não foram sempre cães de pequeno porte. Eles eram grandes e realizavam a função importante de cães de guarda. Eles não são muito populares. Por causa de sua pouquíssima pelagem são considerados pela maioria como uma das raças mais feias do mundo. Descubra curiosidades e o que é necessário saber para ter um cão como esse.

CCC3

Informações

Origem do Cão de Crista Chinês

Esse cão já foi o mais caro do mundo e ganha todas as competições de cão mais feio do mundo que existe nos Estados Unidos. Ainda não se descobriu a sua origem exata, mas foram encontrados rastros desses cães em diversas regiões do mundo. Existem vasos mexicanos com pinturas de um cachorro grande e gordo e completamente sem pelos. Esses seriam os ancestrais do cão de crista chinês.

CCC1

Outro local por onde eles passaram foi na China, daí o seu nome. O que se sabe é que essa raça pertenceu por muitos anos as famílias da Dinastia Han que governou de 206 até 220 a. C. e recebiam a importante função de guardas do tesouro real. Isso aconteceu enquanto eram cães de grande porte, mas depois de inúmeros cruzamentos eles foram ficando pequenos e magros e se tornaram cães de companhia desde do século XIII.

Eles começaram a ser vistos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX nas exposições que começaram a acontecer neste país. Alguns cientistas tentaram achar uma explicação para sua aparência tão exótica e sem pelos, muito diferente dos outros cães. Tentaram atribuir a falta de pelagem à temperatura de certas regiões e por isso mutações genéticas foram adequando essa raça ao ambiente onde viviam, mas nada foi provado. A raça foi reconhecida pela AKC em 1991.

Características do Cão de Crista Chinês

A principal e mais marcante característica dessa raça é a falta de pelo em grande parte do corpo. Os pontos onde são encontrados é na cabeça onde são chamados de crista, nas patas que são chamadas de meias e na cauda que é chamada de plumas. Esses cães são de pequeno porte, sendo que o macho mede entre 28 e 33 cm e a fêmea fica entre 23 e 30 cm de altura.

CCC5

Existe uma variação peluda para esta mesma raça, na qual uma pelagem abundante cobre todo o corpo, mas eles são muito raros e por isso são tão pouco conhecidos. Acontece que essa variação é o chamamos de gene recessivo, sendo assim, numa ninhada podem aparecer tanto o hairless (sem pelos) como o powderpuff (com pelos), só que estes aparecem em uma quantidade muito menor.

CCC

O hairless são ideais para os mais convenções que gostam de cães com muito pelo e os acham mais atraentes esteticamente. Logo após o nascimento já é possível notar a diferença entre as variações e mesmo depois de crescido, o cão peludo continua com seu pelo macio, brilhante e espesso. Mas as duas variações são ideais como um cão de companhia já que beleza é um conceito extremamente relativo.

Temperamento

Ele se dá muito bem com crianças, tem muita energia e é muito brincalhão. Eles são extremamente apegados aos seus donos e toda a família, assim, ele não é ideal para quem passa longas horas fora de casa. Esses cães, se ficaram muito tempo sozinhos podem desenvolver depressão. Eles são muito dóceis e conseguem cativar as pessoas facilmente pelo seu olhar amoroso.

Cuidados

Para a variação peluda, os cuidados são os mesmos que outros cães com pelagem espessa necessitam: escovação diária, banhos pelo menos 1 vez por semana e a hora de secar é a mais importante, pois não se pode deixar nenhuma região úmida ou isso pode vir a causar uma dermatite. Já para a variação pelada a principal preocupação é não deixa-lo exposto em locais de muito sol ou frio intenso, pois eles são muito sensíveis a qualquer variação de temperatura.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Conheça raças de cães que foram extintas

Curiosidades

Conheça raças de cães que foram extintas

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Anuncie Grátis! »