Como escolher o melhor carrapaticida para seu cão

U Milena Costa    t 8 de janeiro de 2017


Nós amamos nossos peludos e se tem um problema que enfrentamos é a luta pra deixa-los livres de carrapatos. Essas criaturas podem transmitir doenças como Ehrlichiose e Barbesiose e chegar a matar o cãozinho.

Por isso a melhor forma de lutar contra os carrapatos é evitando que eles se proliferem no ambiente e no cãozinho, eles causam coceira, incomodo e feridas nos cães e um bom carrapaticida será um grande aliado nessa batalha.

cão se coçando

Coleiras carrapaticidas

As coleiras contra carrapatos são ótimas para quem tem apenas um cachorro, isso porque esse produto libera carrapaticida na pele do cão com a frequência certa e por isso não pode ser uma boa ideia usar essa coleira se você tem mais de um animal em casa.

Durante as brincadeiras um cãozinho pode morder a coleira do outro e ingerir veneno, isso é extremamente perigoso. Essas coleiras aliadas a limpeza do ambiente e talcos contra parasitas podem ser uma boa solução, mas sozinhas não serão a solução completa.

cão

Talco carrapaticida

Outro produto que sozinho não resolve o problema, o talco ajuda bastante a retirar os carrapatos e pulgas que já estão no cão. Uma das formas de usá-lo é passar por todo o corpo do cão e depois passar um aspirador de pó de mão pelo corpo do animal, isso vai ajudar a retirar os carrapatos e o pó.

Para passar o talco carrapaticida é necessário evitar que o cão lamba o pó, o uso de uma focinheira de procedimento e a ajuda de outra pessoa para distrair o cão é imprescindível.

cão se coçando

Também vale lembrar que é necessário limpar o local que seu cão vai estar, pois o pó vai cair do corpo dele no chão e ele pode acabar lambendo o talco que cair no chão, tome cuidado com orelhas e olhos durante a aplicação.

Aproveite para conferir nosso artigo Como lutar contra parasitas e manter seu cão saudável

Shampoo e sabonete contra parasitas

É necessário muito cuidado para não cair no olho e nos ouvidos, nem na água para evitar que o cão beba. Sozinhos não evitam o aparecimento dos carrapatos e pulgas, eles ajudam apenas a livrar o cão dos que já estão nele durante o banho, depois disso o efeito passa.

cão tomando banho

Podem ajudar, mas não são produtos que fazem grande diferença, já que depois do banho o cão fica vulnerável aos parasitas novamente.

Aproveite para conferir nosso artigo Cuidados na hora do banho do cachorro

Sprays carrapaticidas

São ótimos pois matam os parasitas que se alojam no cão, é preciso seguir exatamente como o produto manda utilizá-lo, o alto custo do produto infelizmente priva muitos donos de usarem o produto.

Mas sua eficiência é garantida, além de que o produto pode ser usado por mais tempo do que outros como as pepitas, já que vem em spray.

cão se coçando

Comprimidos

Existem muitos comprimidos contra carrapatos, é importante procurar o que seja compatível com porte e peso do seu cão, alguns são difíceis de fazer o cão mastigar.

A melhor opção caso resolva dar comprimidos é escolher um que tenha gosto de carne, assim você consegue fazer o cão mastigar e engolir. Alguns comprimidos conseguem ter efeito por até 3 meses, a desvantagem é o alto custo de alguns comprimidos também pode impossibilitar que alguns donos possam utilizá-lo.

cachorro-com-coceira-44025

Pepitas

As pepitas são velhas conhecidas dos tutores de cães, isso porque é um dos métodos mais comuns na luta contra carrapatos. Também é necessário escolher a pepita certa para o peso e porte do seu cão.

Existem relatos de que alguns cães de porte pequeno não tenham resistido ao uso desses produtos, infelizmente alguns donos também usam a pepita novamente antes que o efeito do uso anterior tenha acabado. É preciso seguir o cronograma corretamente e atentar para os sinais que seu cão dá.

cão pequeno

Se ele se demonstrar triste, caminhar com dificuldade ou se deitar assim que a pepita for usada e demonstrar algum sinal de dor ou desconforto, leve-o ao veterinário.

Muitos cães usam essas pepitas sem problema nenhum e elas os ajudam a se livrar dos carrapatos. Mas é bom lembrar que todos os produtos citados contêm veneno para matar os parasitas e que o uso indevido pode afetar o cão.

Sempre preste atenção ao cão e ao ambiente

Cada cão é um caso, por isso não adianta ouvir do seu amigo que tal produto não ajuda ou que um outro é o melhor. Afinal, pode não servir para vocês. Saiba o quanto você pode gastar mensalmente em carrapaticidas, se programe, experimente com sensatez e cuidado os produtos.

cães em casa

E sempre esteja atento ao seu cão, coceira, incomodo, procure por carrapatos após o passeio, limpe corretamente a casa. 90% dos parasitas se alojam na casa e não no cão, não adianta vencer uma batalha e não vencer a guerra, se a casa não for limpa corretamente, o problema irá voltar.


Uma resposta para “Como escolher o melhor carrapaticida para seu cão”

  1. Claudia Maria Santos Pitombeira disse:

    Minha Cachorra esta grávida, posso usar sabonete contra carrapatos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir