Como agir para evitar ou lidar com a ansiedade de separação

U Milena Costa    t 31 de outubro de 2017


Ansiedade de separação é algo muito preocupante, isso porque muitos cães sofrem quando ficam em casa e o dono sai, é muito natural que os cães desenvolvam esse comportamento por serem animais sociáveis, eles vivem em matilha e por isso ficar sozinho é estressante.

Nesse artigo você vai aprender como agir para lidar com a ansiedade de separação ou para evitar esse mal, você tira todas as dúvidas e vai poder ajudar seu cãozinho a se tornar mais equilibrado emocionalmente.

cão triste

Os sinais da ansiedade por separação

O maior sinal de todos é chegar em casa e encontra uma zona de guerra, não é divertido o cãozinho ter explodido a casa, porquê ele só fez isso por estar mal, esse sinal pode indicar a ansiedade por separação aliada a falta de atividade física.

Outro sinal, menos comum, mas que pode aparecer, é o cão ficar triste, sim, ele nitidamente para de ficar animado com as coisas, ele pode até mesmo se afastar de você na hora que você dá sinal de que vai sair.

Dermatite por lambedura também é outro sinal de ansiedade de separação e até mesmo de depressão, se você notar que há falhas no pelo das patas do seu cão ou se ele ficar muito tempo se lambendo, é hora de procurar um veterinário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre transtorno de dermatite por lambedura

Saindo de casa

Ao sair de casa o cão não tem noção de tempo e vai ficar esperando você voltar, ele pode ir fazer outras coisas, mas no geral quando o dono vai se despedir do cão e faz um carinho antes de sair o cãozinho fica ansioso pra que o tutor volte e ele possa receber mais carinho.

O ideal é ignorar completamente seu cãozinho na hora de sair, por uns 10 minutos antes você pode ignorar o cãozinho, sem falar nem tocar nele, nem se quer olhe para o cãozinho, se arrume e saia. Pode parecer cruel, mas não é, isso vai reduzir a ansiedade dele pra que você volte.

Chegando em casa

cão ansioso

Essa hora é crucial, porque quando chegamos em casa queremos fazer um carinho no nosso cão, matar a saudade, e aí fazemos uma agitação que ele não precisa, pois geralmente já estão agitados por nos ver chegar.

Ao chegar ignore se cão até que ele se acalme, relaxe, se deite, pare de ficar atrás de você e demonstre que está tranquilo, nessa hora você pode ir falar com ele. Se seu cãozinho já não está mais agitado quando você chega, então você pode sim falar com ele ao chegar, mas tente não agitá-lo ou o comportamento vai mudar.

Aproveite para conferir nosso artigo com 10 sinais de que seu cão está estressado

Desencorajando esses comportamentos agitados do seu cão e mostrando que você gosta quando ele está tranquilo, então o cãozinho vai perder aquela agitação de antes por ver que o que você quer, o que te faz dar carinho a ele – e atenção em geral, seja até uma bronca- é o comportamento tranquilo.

Ambiente de solidão

Quando o cão fica sozinho em casa se ele não tem nada pra fazer ele fica estressado, fica entediado e destrói tudo mesmo, dê coisas para ele se ocupar, ligar a televisão – desde que não tenha o risco dele pular na tv e derrubar em cima dele – é uma boa ideia pois dá a ele a sensação de que está acompanhado.

Aproveite para lidar com nosso artigo sobre como lidar com cães que choram

cão desobediente

Tente não deixar o cão solto pela casa toda, retire o que pode causar perigo para ele e se possível tente restringir o espaço que ele vai ficar, algumas pessoas possuem quintal na parte de trás da casa, não tem problema nenhum em deixar o cão em um quintal ou lavanderia, desde que o espaço não tenha nenhum possível perigo para ele e desde que tenha sombra, água e o melhor é que seja um local mais tranquilo.

Dica

Cão que não passeia suficiente pode ter mais ansiedade de separação porque tem mais energia acumulada, passear com o cão todo dia de manhã, depois voltar tomar seu banho e se arrumar pra ir trabalhar ou outro lugar, é uma ótima ideia para combater todos os sintomas citados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana