Como acostumar o cão ao passeio

Como acostumar o cão ao passeio

É muito natural que cães fiquem descontrolados na hora do passeio, alguns não deixam colocar a coleira e começam a lutar com ela como se fosse uma brincadeira. Enquanto outros puxam e enlouquecem na hora de sair de casa. Vamos falar sobre maneiras de deixar seu cão mais calmo e acostumado a hora do passeio.

Entenda porque seu cão fica descontrolado

A maioria dos cães fica realmente feliz em passear, mas muitos odeiam a guia e a coleira, e é comum que a mordam durante o passeio. Mas também existem os cães que tem medo de passear.

Aproveite para ler nosso artigo Importância do passeio para os cães

Muitos cães puxam durante o passeio ou se deitam por estar assustados, tudo isso pode desestimular o tutor a passear, mas você pode ajudar seu amiguinho a ficar mais tranquilo. O primeiro passo é entender o que faz o seu amigo ficar agitado no passeio, para então tomar a melhor medida.

Como acostumar o cão ao passeio
Foto: Freepik

Acostume o cão a coleira e a guia

Alguns cães tornam o momento de colocar a coleira e guia para sair numa verdadeira guerra. Isso porque eles estão animados para sair e também porque nunca se acostumaram a estar atados a guia.

Para acostumá-lo coloque a coleira e a guia e não saia para passear, deixe o cão caminhar pela casa arrastando a guia mesmo, no início ele vai brincar com a guia, tentar tirá-la. Brinque com o cão, faça ele ignorar a guia, vai chegar o momento em que andar de coleira e guia não vai ser nada de mais.

Como acostumar o cão ao passeio
Foto: Freepik

Sempre antes de sair para o passeio deixe o cãozinho atado a guia e passe um tempo fazendo outras atividades sem dar muita atenção a ele. Na hora de sair não faça festa, aja como se fosse uma atividade comum, aos poucos ele vai ficar mais tranquilo na hora de sair.

Veja também nosso tutorial sobre como construir uma casa de cachorro.

Faça passeios regulares

Cães que tem uma rotina são animais mais tranquilos, quando um cãozinho está acostumado a comer nos horários certos, e passear todo dia uma caminhada ou corrida satisfatória que possa gastar a energia do cãozinho, ele vai ser mais tranquilo por não sofrer de tédio.

Como acostumar o cão ao passeio
Foto: Freepik

Confira também nosso artigo Maneiras de gastar energia de cães agitados

Se você acha que seu cãozinho puxa muito e isso faz você acabar desistindo dos passeios, não desista. Ele precisa dos passeios e você pode ajudar ele a entender como deve agir. Cães não entendem muito bem o motivo da briga quando damos uma bronca, o correto é sempre demonstrar insatisfação no momento que ele age errado.

Como fazer cães que puxam ficarem calmos na hora do passeio

Quando estiver passeando e seu cão puxar, pare e segure a guia firme, nunca, jamais puxe a guia, a ideia não é brigar, muito menos machucar seu cãozinho. Você apenas não deve andar enquanto ele puxa, assim ele entende que não consegue o que quer por meio da força. Só volte a andar quando ele parar de puxar.

No início você vai precisar parar muitas vezes, isso pode incomodar, mas não se desestimule. Sempre que seu cão andar calmamente ao seu lado o recompense com carinho e elogios usando uma voz tranquila. Aos poucos seu melhor amigo vai entender que puxar não é legal e que sempre que andar ao seu lado o passeio vai poder continuar.

No início quando seu cão ainda puxar muito, interrompa o passeio quando ele estiver puxando e retorne para casa. E aos poucos vá aumentando o tempo de passeio de acordo com a melhoria no comportamento dele, mas nunca deixe de passear. Assim ele vai entender que quanto mais andar ao seu lado de forma tranquila, mais tempo de passeio ele vai ter.

Como acostumar cães medrosos ao passeio

casal
Foto: Freepik

Cães com medo de passear não são tão comuns quanto os cães que ficam animados com o passeio, mas existem sim cães que ficam com medo da rua e tendem a se sentar ou deitar na hora de passear.

Claro que você quer que seu amiguinho aproveite a caminhada e se divirta, mas arrastá-lo pela rua não vai ajudar. Colocar o cãozinho no colo também não vai fazê-lo ter menos medo da rua, só vai fazer o cão acreditar que ele precisa estar no seu colo para estar seguro, além de acabar com o exercício que o passeio deveria ser.

Sempre que seu cãozinho deitar o levante e coloque com as quatro patas no chão e continue andando. O indicado é começar por passeios em locais mais tranquilos, na rua de casa mesmo, evitando ruas muito movimentadas.

Leve brinquedos e petiscos, o brinquedinho favorito do seu cãozinho durante o passeio pode fazê-lo parar de olhar ao redor e se divertir sem perceber, aos poucos ele vai associar sair de casa a algo positivo e se acostumar a passear sem ficar assustado.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *