Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava

U Milena Costa    t 21 de setembro de 2016


Os cães conseguem pressentir coisas que às vezes nem imaginávamos, todo mundo sabe que eles conseguem farejar o câncer nas pessoas, mas com seus narizes poderosos e o amor incondicional deles, os cães conseguem fazer muito mais.

Muitas dessas previsões estão ligadas ao olfato e audição extremamente apurados dos cães, alguns pressentimentos também tem base na ligação afetiva que o cão estabelece com o dono, e existem até casos que não tem explicação. O fato é que os cães conseguem ou parecem conseguir prever alguns acontecimentos importantes.

cão e dona

Pressentir doenças e crises como convulsões

Já sabemos que cães farejam o câncer, também sabemos que conseguem pressentir alterações no corpo dos donos e pressentir uma crise de diabetes, muitos são treinados para alertar o donos. Você deve se lembrar da cadelinha JJ que pressente as crises de mastocitose da sua dona Kaelyn Krawczyk de apenas 7 anos. E costuma salvar a vida da menina sempre que uma crise está para acontecer.

Leia também nosso artigo Conheça histórias de cães heróis

Mas cães também pressentem convulsões, não se sabe exatamente como, mas eles podem pressentir e muitos foram treinados para avisar os donos para que possam evitar o pior.

cão no colo do dono

Parto e gravidez

Muitas mulheres contam histórias de que ao engravidarem seus cães mudaram completamente de comportamento, passaram a acompanha-las em todos os lugares possíveis, cuidar delas, cheirar e fazer carinho em suas barrigas.

Mas eles também conseguem pressentir a hora do parto, muitas mulheres afirmam que seus cães ficaram mais agitados poucos antes da hora do parto. Acredita-se que quando a mulher está para parir ela libera um cheiro que apenas os cães conseguem sentir.

cão lambe barriga da dona

Também existem histórias de complicações na gravidez que foram pressentidas por cães, a cadela Keola, ficou muito agitada certo dia chorando e latindo para sua dona, Alhanna Butler estava grávida e já não se sentia bem há algumas semanas, preocupada com a agitação da cadela ela foi ao hospital e descobriu que o mal estar vinha de uma complicação da gravidez e que ela tinha os dois rins infeccionados, o alerta da cadela salvou mãe e filho.

Terremotos

Isso mesmo, não se sabe como, mas acredita-se que os cães conseguem prever os terremotos. Isso porque pouco antes de alguns terremotos acontecerem as pessoas observaram que os cães ficaram nervosos e inquietos.

Alguns sismólogos tem uma teoria de que os cães conseguem sentir a vibração da terra através das patas, outros apontam que a audição dos cães chegaria ao ponto de ouvir as placas se movendo abaixo da terra. O fato é que se você mora em área de perigo de terremotos e seu cão ficar estranho talvez seja um sinal.

Rudy e sua dona

No recente terremoto da Itália uma história se sobressaiu, o cão Rudy, um pastor alemão, ficou extremamente incomodado antes do desastre, a dona dele disse que ele corria pela casa agitado e ela achou estranho, mas imaginava que ele poderia ter visto um gato pela janela, pouco antes do terremoto o cão agarrou a tutora pela camisa e a levou para longe de casa, mesmo sendo um animal obediente ele não atendia quando ela mandava que parasse então o seguiu. A moça perdeu parentes e pertences, mas não a vida, graças ao seu cão.

Tempestades

Esse é outro fenômeno natural que os cães conseguem prever, a explicação é que tempestades criam uma força eletromagnética que os cães podem sentir antes que a tempestade aconteça.

cão com medo

Os cães também escutam os trovões de uma forma diferente de nós, por ter uma audição muito melhor eles ouvem bem mais barulho. Por isso é muito comum os cães terem medo de tempestades.

Aproveite para conferir nosso artigo Como adestrar o cachorro em casa

Cães que pressentiram a morte do seu dono

Nenhum grande estudo foi realizado a respeito, mas as histórias são muitas de cães que se apresentaram incomodados e inquietos pouco antes do falecimento de seus donos. Em 2012, um médico afirmou que um paciente faleceu de velhice no hospital e o cão dele que estava em casa já uivava uma hora antes dos parentes que estavam em casa com ele receberem o anúncio da morte do paciente, dono do cão.

cão triste pela morte do dono

Não existe uma comprovação de que isso realmente aconteça, mas sabemos que os cães se ligam de tal forma aos donos que acabam criando vínculos emocionais que ultrapassam as linhas da morte, assim animais que perdem seus donos continuam em vigília por anos aguardando o retorno do dono e inclusive entram em depressão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana