Jack Russel Retriever

Bigode canino: Entenda suas utilidades e o que você pode ou não fazer

O bigode canino é algo que costuma chamar a atenção dos tutores, afinal aqueles longos e grossos bigodes no focinho dos peludinhos são mesmo muito visíveis. Mas você sabe quais as utilidades dele para os cães? E já pensou em cortar?

Nesse artigo vamos explicar para quê os bigodes caninos servem e como você deve e como não deve agir em relação a eles.

Bigode canino: Entenda suas utilidades e o que você pode ou não fazer
Foto: Freepik

Entendendo os bigodes caninos

Como você já deve ter percebido os bigodes não são como os pelos normais ao longo do corpo do seu cão, eles são bem mais grossos e também mais profundos, suas raízes ficam até quatro vezes mais profundas que os outros pelos do seu cão.

Felizmente assim como os pelos, os bigodes voltam a crescer, então se você cortar e se arrepender poderá deixar crescer novamente. Mas é sempre bom entender que cortar frequentemente pode trazer danos ao crescimento natural dos pelos e até dos bigodes do seu cão.

Jack Russel Retriever
Foto: Freepik

Pra que serve o bigode canino?

Em resumo o bigode canino serve como instrumento de orientação para o seu peludinho, é isso mesmo. Os cães usam o bigode como parte do seu instinto para saber onde os objetos estão, direção a seguir, tamanho dos objetos, tamanho de buracos, se é largo ou estreito para saber se podem entrar.

Aproveite para conferir nosso artigo Qual a melhor forma de adquirir um cão?

Os bigodes fazem parte do conjunto de sentidos sensoriais e de orientação dos cães e também ajudam em relação a caça e a procriação, verdade, não é só o olfato o grande aliado dos cães em seus instintos caninos.

dorme
Foto: Freepik

Os bigodes também protegem os olhos dos cães, então experimente tocá-los, seu cão com certeza irá piscar e até fechar os olhinhos enquanto você mexer nos bigodes dele. Além de tudo isso os cães ainda sentem as correntes de ar através dos bigodes.

Pode cortar o bigode do cão?

Como falamos, os bigodes fazem parte do conjunto de sentidos dos cães, portanto cortá-los pode deixar o cão desorientado, andando em círculos e até mais quieto por um tempo, devido a mudança em sua percepção sobre o mundo ao seu redor.

Boxer
Foto: Freepik

Cães de pelo geralmente não tem os bigodes cortados, é recomendado deixa-los sempre naturais, porém alguns cães não perdem a percepção total com os bigodes cortados, e alguns donos preferem que seus animais tenham os bigodes cortados para ter uma aparência mais limpa.

Aproveite para conferir nosso artigo Porque muitos cães são destruidores?

Se desejar cortar leve primeiro seu cão a um veterinário e converse com ele a respeito, mas lembre-se: Seu cão ainda é um cão, é um animal, não se esqueça disso, procedimentos apenas por estética não são recomendados e seu cãozinho certamente vai se sentir muito melhor com os bigodinhos dele ao natural.

O que eu posso fazer em relação aos bigodes?

doberman
Foto: Freepik

O ideal é não fazer nada. Você pode tocar sem problemas, claro, mas os bigodes não existem para serem cortados, os cães também não devem ter seu corpo e partes importantes para seus instintos modificados pelos humanos com fins estritamente estéticos.

Tutores realmente responsáveis se preocupam em não passar dos limites em relação a atitudes estéticas quanto a seus cães. Como falamos, mesmo amando seu cão como um filho, ele ainda é um cão, respeite isso.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *