Australian Casttle Dog

U Calila Galvão    t 13 de maio de 2014


Se você está em busca de um cão fiel, o Australian Casttle Dog é uma das melhores escolhas que você poderia fazer. Além disso, ele adora brincar e correr, assim, o dono também tem que gostar de fazer passeios e vai ter que reservar um tempo todos os dias para brincar com ele. Como o próprio nome já diz, esse cão era bastante utilizado para ajudar a movimentar grandes rebanhos de um lado para o outro. Thomas Hall foi o grande responsável pelo cruzamento dessa raça.

13

Informações sobre o Australian Casttle Dog

História

No início do século XIX, a Austrália estava com uma grande área para o pastoreio, mas o problema é que o gado da região se tornou extremamente selvagem e os cães típicos da Europa já não conseguiam levar o rebanho como em outras épocas. Os australianos precisavam de cães que conseguissem percorrer grandes distâncias e que, principalmente, não latissem porque isso só conseguia deixar o rebanho ainda mais selvagem.

12

O fazendeiro Thomas Hall de Northumberland cruzou, em 1840, a raça Blue Smooth Highland Collies com Dingos. Isso resultou numa raça inicialmente conhecida como Heelers. Depois disso, outros fazendeiros fizeram cruzamentos com as mais diversas raças o que resultou num cão com ingredientes essenciais para um bom cachorro de pastoreio. Ele tinha o instinto de proteção do Dálmata, a tranquilidade e a resistência do Dingo e as habilidades de pastoreio do Collie e do Kelpie. Em 1897, já com o nome de Australian Cattle Dog, a raça foi padronizada baseada nas características do Dingo. Essa raça demorou bastante para entrar em território americano, mas quando teve a sua oportunidade não desapontou e mostrou para o que veio. Em 1980 a AKC reconheceu a raça.

Características do Australian Casttle Dog

A sua aparência geral é meio grisalha, normalmente apresentando uma mistura de cores com o azul ou vermelho, ou ainda com ambas. O pelo varia de um tamanho curto a médio, as pode apresentar uma pelagem mais comprida, densa e macia. Pesa entre 15 e 25 kg e quanto a sua altura, os machos variam de 43 até 48 cm e as fêmeas ficam entre 43 e 45 cm.

7

Temperamento

Como é um cão que foi criado para ser bastante resistente e percorrer grandes distâncias, o Cão Boiadeiro não faz muito o estilo paradão. O seu dono vai precisar reservar um tempo para brincar e correr muito com ele ou então, ele pode fazer muita bagunça procurando se entreter por conta própria. O Australian Cattle Dog é muito obediente, portante ele pode correr sem a necessidade de ter um terreno fechado, assim que você chamá-lo ele estará de volta. Ele também é bastante inteligente e muito carinhoso, se tornando um ótimo companheiro de aventuras.

11

Eles não são nem um pouco agressivos e conseguem conviver muito bem com outros cães, mas pode ter certeza de que ele sempre se colocará no lugar do chefão da matilha. Ele pode ser um tanto arredio com visitas desconhecidas, mas isso é só ao primeiro contato. Em alguns minutos ele já trata o antigo estranho que se fossem conhecidos de longa data. Esse seu comportamento é muito utilizado em sua habilidade de cão de guarda.

10

O cão boiadeiro também consegue se dar muito bem com crianças, em especial as mais velhas. Um comportamento típico desse cão é dar leves mordidas no calcanhar de pessoas que ficam correndo. Isso acontece com frequência em crianças, o que pode assustar as mais novas. Mas a sua mordida não machuca, é apenas mais um instinto que ficou da época que essa raça ajudava a mudar o rebanho de lugar e para fazer com que o gado seguisse determinada direção, o cão mordia levemente as suas patas.

Cuidados

É uma raça que consegue se adaptar facilmente em qualquer lugar que se encontre, isso porque, eles foram criados para viver em ambientes inóspitos e de temperaturas extremas. O nosso país possui temperaturas bastante parecidas com a Austrália, já que durante o ano, apresenta consegue apresentar um calor escaldante ou o frio intenso. A manutenção do pelo é bastante simples: não precisa tosar, as escovações podem ser feitas a cada 15 dias. Os banhos, caso ele viva em ambientes como fazendas onde fica fácil se sujar, devem ser realizados uma vez por semana. Mas, se por acaso isso não for possível, fazer a escovação no lugar também ajuda a tirar a sujeira e os fios que já estão soltos.

9

Problemas de saúde do Australian Casttle Dog

A expectativa de vida dessa raça é a mesma média para muitos cães, variando de 10 a 15 anos de idade. Apesar disso, ela pode estar mais propensa a certos problemas de saúde como a surdez, que normalmente é hereditária, doenças genéticas como a atrofia progressiva da retina e que pode causar cegueira, displasia coxofemural e uma doença rara e hereditária da raça chamada de poliencephalomyelo-phaty, na qual os filhotes ficam completamente paralisados até completarem um ano de idade.

galeria 1galeria 2galeria 3galeria 4galeria 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Curiosidades

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Conheça os planos de saúde para cães

Cuidados

Conheça os planos de saúde para cães

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Dicas

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

Alimentação

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo

Dicas

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo