Aprenda a medir a temperatura do seu cão

U Milena Costa    t 27 de setembro de 2016


Quando a gente fica doente, acontece de termos febre e esse é um sinal de que algo está errado no nosso organismo. Isso também acontece com os cães e é necessário cuidar da febre, mas para cuidar da febre é necessário saber quando o cão está realmente com esse sintoma.

Muitos donos se enganam nesse momento, pois não sabem exatamente como medir a febre ou não entendem muito sobre temperatura canina, é sempre bom saber como proceder nesses momentos para poder agir em situações que sejam necessárias. Nesse artigo vamos explicar sobre a temperatura canina e como medir a temperatura do cachorro.

Confira também nosso artigo sobre os melhores cachorros para família.

cão doente

Indicações de que o cachorro está com febre

A temperatura normal de um cachorro saudável varia de 38,5 a 39,5 graus, diferente dos seres humanos. Por isso muitos donos se assustam quando medem a temperatura de seu cão e as vezes diagnosticam erroneamente uma febre que não existe. O primeiro passo é saber que para estar com febre ele precisa estar com mais de 38,5 a 39,5 graus.

Leia também nosso artigo Como lidar com cães que se recusam a comer

Focinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo são sinais da febre. Quando a febre é muito alta, o cachorro, também pode sofrer tremores, como os humanos.

cão triste

Como medir a temperatura do cão

Os termômetros vendidos para cães são iguais aos nossos, portanto se quiser ter em casa um termômetro comum igual ao seu para uso exclusivo do seu amiguinho, não tem problema.

Primeiro sacuda o termômetro até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus. Depois lubrifique o termômetro com vaselina ou algum gel lubrificante. Se seu cãozinho for agitado, peça pra alguém segurá-lo pra você. O ideal é que ele esteja deitado para não sentar no termômetro. Introduza 1/3 do termômetro no ânus do seu cão. Deixe por 1 a 2 minutos e tente manter seu cão calmo durante o processo, não vai machucar ele, mas alguns cães podem se incomodar.

medindo a temperatura

Depois desse tempo cheque a temperatura no termômetro e limpe o termômetro após o uso. Quando retirar se o termômetro marcar mais de 39,5 graus então ele está com febre, o indicado é que se a febre for alto você o leve na hora a um veterinário.

Confira também nosso artigo Tudo sobre Erliquiose

Também existem termômetros especiais que facilitam muito o processo de medir a temperatura, pois medem a temperatura através da orelha, mas são uma opção bem mais cara e nem sempre tão necessária, afinal mesmo cães agitados podem colaborar na hora da medição por não estarem se sentindo muito bem. Tente falar com seu cão afirmando que aquilo é para o bem dele, acredite ou não, ele vai entender.

medindo a temperatura com termômetro auricular

Como baixar a temperatura do cachorro em casa

Faça seu cão beber muita água, água de coco em temperatura natural também pode ajudar. Se ele estiver com tremores, cubra-o com uma manta leve e fique sempre com ele para ele se acalmar, cães tendem a querer estar com o dono quando estão doentes.

cão com febre

Um banho de água morna quase fria também pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo. Esses são métodos que ajudam a baixar a temperatura do cão, mas é sempre bom levar o cãozinho ao veterinário para que ele faça os procedimentos necessários, afinal, nunca temos certeza do que realmente está acontecendo, já que nossos cães não podem dizer o que estão sentindo.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Conheça raças de cães que foram extintas

Curiosidades

Conheça raças de cães que foram extintas

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Anuncie Grátis! »