Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

U Milena Costa    t 19 de setembro de 2017


Uma coisa que deixa muitos tutores confusos na hora de fornecer a melhor alimentação ao cãozinho é identificar pelo rótulo qual a melhor ração para o cãozinho, claro que ler rótulos de produtos não é das tarefas mais fáceis até para produtos humanos.

Por isso nesse artigo te ajudamos a entender melhor como ler os rótulos de ração e entender o que é melhor para seu cãozinho na hora de escolher a alimentação dele.

ração colorida

Proteínas são muito importantes

A base da alimentação de um cão está na proteína, pois embora eles também de alimentem de frutas e verduras na natureza, a maior parte dos nutrientes da alimentação deles vem da carne, pois são animais carnívoros. E por isso escolher a ração com melhor fonte de proteínas é o primeiro passo a dar.

Nas fabricas de ração a proteína para produzir toda aquela ração e vender em grandes escalas como eles fazem, é o produto mais caro e para diminuir o preço do investimento e assim o preço do produto e conseguir que as pessoas comprem, eles usam produtos de menor qualidade. Aí está o perigo.

ração colorida

Você precisa identificar a origem proteica, o fabricante deve colocar no rótulo essa informação, seja frango, peru, cordeiro, pato, carne de vaca ou as farinhas dessas carnes. Subprodutos dessas carnes também são aceitos, desde que não sejam a principal fonte de proteína animal.

Você deve evitar toda fonte principal de proteína que não seja especificada o animal, ou que seja farinha de subproduto, por exemplo, se identificados como subprodutos de carne, farinha de carne e ossos, farinha de vísceras, farinha de fígado, produtos derivados de aves. Peixe e farinha de peixe também não são indicados como principal fonte de proteína.

Entenda sobre carboidratos

As principais fontes de carboidratos são os cereais e derivados, a dica aqui é procurar indicações claras sobre as fontes de carboidratos usadas. Procure por integrais de arroz, trigo, milho, ervilhas, lentilhas e batata-doce, grande variedade é interessante.

cão comendo

Farinhas e farelos não são indicados, pois embora não façam mal ao cão, são mais refinados e por isso menos valiosos nutricialmente, grãos sem especificação e subprodutos de fermentação também não são indicados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como armazenar corretamente a ração do cão

Óleos e gorduras

Já falamos que a pele e pelagem dos cães são protegidas por óleos naturais e por isso eles não devem tomar muitos banhos, pois é, os óleos e gorduras que eles ingerem são um fator importante para esse equilíbrio e também para o desenvolvimento do corpo e do cérebro.

Cão comendo petisco

A principal dica é evitar óleos e gorduras sem especificação, os identificados, por exemplo, apenas como óleos vegetais ou óleos de origem animal, ou gordura animal. Óleo de peixe também não é indicado.

Os identificados claramente como óleo de girassol, óleo de frango, óleo de linhaça, são mais indicados. Nessa parte você também deve prestar atenção ao Ômega 6 e Ômega 3, para cada cento de Ômega 6 , pelo menos 0,13% de Ômega 3 deve estar registrado. Os dois podem estar em abundância.

Frutas e Vegetais

cão comendo banana

Frutas e Vegetais são muito importantes, porque não só de carne é feita a alimentação saudável de um cãozinho, ao contrário do que muita gente acredita. Mas na ração elas não são de todo necessário, no entanto, se forem encontrados registrados como frutas frescas e vegetais não transformados, são ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida de forma saudável

Caso você não tenha encontrado uma ração que consiga casar frutas e outras fontes, você pode abrir mão das frutas e vegetais, e incorporar esses alimentos na forma de petiscos para seu cãozinho em casa mesmo, dando as frutas frescas e vegetais cozidos ou não no lugar de biscoitos.

Conservantes e aromatizantes

Cão estranha ração

É hora de pegar papel e caneta e anotar essa dica essencial, conservantes químicos são perigos até para humanos, que dirá para os cães, por isso passe longe dos conservantes e dos aromatizantes químicos. Conservantes como BHA, BHT, etoxiquina, metabissulfito de sódio são químicos e não são saudáveis.

Busque conservantes naturais como rosmaninho, extrato de cravo, tocoferóis mistos e ácido ascórbico, os dois últimos são respectivamente vitamina E e vitamina C. Os aromatizantes naturais como caldos de carne e frango e fígado de animais especificados na embalagem são os indicados. Fique longe de tudo que não for devidamente identificado.

Suplementos

Para tudo existem regulamentação e por isso, todas as rações precisam cumprir um valor nutricional, os que não atingem com os produtos comuns adicionam suplementos, e isso acontece bastante. Nessa fase você deve estar alerta ao que realmente vai adicional algum valor nutricional na alimentação do seu cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar ou evitar a obesidade canina

Minerais Quelatos são ótimos suplementos, podem vir rotulados como quelatos, aminoácidos quelatos, proteinatos, complexos, complexos polissacarídeos. Nonacidic também são indicados, vitamina C também pode vir rotulada como Ester C, ascorbato de cálcio e também é indicada a Vitamina E e vitamina K.

filhotes comendo

A vitamina K é indicada apenas de fontes naturais como fígado, gema de ovo, aveia, alfafa kelp. Caso a vitamina K esteja rotulada como suplemento de vitamina K, menadiona, vitamina K3, então deve ser evitado.

Sulfato e suplementos de óxido de base natural, como óxido de zinco e óxido de ferro, também não são indicados. Isso por que não fazem mal, mas também são inúteis para adicional valor nutricional as refeições do cão.

Adoçantes e Corantes

cão comendo

Adoçantes são usados para deixar alimentos de baixa qualidade nutricional mais atrativos para os cães, e corantes são usados para deixar as rações mais atrativas para os tutores, que vão acha-las bonitinhas e comprar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentação natural para cães

Nada disso é necessário e muito menos é nutritivo para o seu cão, adoçantes podem agravar infecções, diabetes e outras doenças nos cães e corantes também podem desencadear uma alergia, por exemplo, portanto pode excluir as rações com adoçantes e corantes da dieta do seu amigo.

Dica

cão comendo carne

A melhor alimentação para os cães ainda é a alimentação natural, mas na falta de tempo ou recursos para isso, as dicas acima te ajudam a escolher a melhor ração para o seu cãozinho. Escolher com cuidado na juventude do cão pode evitar muitas doenças na velhice.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cuidados

Como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado?

Cães podem apresentar alergia na primavera

Cuidados

Cães podem apresentar alergia na primavera

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Cuidados

Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Cuidados

Aprenda a identificar dores nos cães e saiba como agir

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir

Dicas

Fisioterapia para cães: Saiba como funciona e como agir